Coral Polifónico de Aveiro

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Coral Polifónico de Aveiro

Coro

Nos termos dos seus estatutos, o Coral Polifónico de Aveiro visa divulgar a música coral e promover outras iniciativas no âmbito da música e da cultura em geral.

A sua fundação oficial, em 14 de Julho de 1982, resultou da determinação de um grupo de coralistas, apoiado pelo regente Manuel Sarrico, no sentido de continuar, de forma autónoma, o trabalho artístico encetado num ex-orfeão de Aveiro. Iniciou a sua actividade com peças portuguesas de cariz popular.

Actualmente, o seu repertório é composto por obras de compositores célebres de vários estilos, desde a Época Medieval (Séc. XIII) e Renascença, até à Época Contemporânea. O Coral Polifónico de Aveiro promove o intercâmbio cultural com outras associações, realizando e participando em concertos e encontros de coros por todo o país e também noutras regiões de além fronteiras. Participa regularmente nas festas do Município de Aveiro, bem como noutras manifestações culturais. O Concerto de Natal , iniciado em Aveiro no ano de 1986, foi uma iniciativa do Coral Polifónico de Aveiro. Digna de realce foi a organização, em Maio de 1986, do I Concurso de Coros Amadores do Distrito de Aveiro, certame inédito que congregou vinte e um grupos corais de todo o distrito.

Em Abril de 1987, o Coral Polifónico de Aveiro fez uma digressão em França (região de Paris), tendo efectuado concertos em Élancourt, Fontenay-le-Fleury e Poissy. A convite do CLAJ – “Club de Loisirs et d’Action de la Jeunesse, de Poissy” – o Coral Polifónico de Aveiro esteve representado nas realizações culturais levadas a efeito por aquela associação, em Julho de 1989, no âmbito das comemorações dos 200 anos da Revolução Francesa. Em Junho de 1990, a convite das “Rutas Cicloturísticas del Romanico-Internacionales”, associação galega de carácter desportivo-cultural, o Coral efectuou um concerto no Teatro Principal de Pontevedra. No ano seguinte, o Coral Polifónico de Aveiro participou noutro concerto coral na Galiza, na localidade de Arzua.

Na digressão realizada à Ilha da Madeira, em Abril de 1992, realizaram-se concertos no Funchal e em Câmara de Lobos. No mesmo ano, por despacho da Presidência do Conselho de Ministros, o Coral Polifónico de Aveiro teve a honra de ser considerado como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública. Na Páscoa de 1994, foi concretizada uma deslocação ao Luxemburgo e a França, tendo realizado concertos em Esch-sur-Alzette e Wolmerdange, para Associações Portuguesas de Emigrantes e, de novo, em Poissy. De 7 a 12 de Maio de 1997, o Coral Polifónico de Aveiro deslocou-se a Viena de Áustria onde participou num Festival Internacional de Coros integrado no Bicentenário do Nascimento de Franz Schubert e Centenário da morte de Johannes Brahms, actuando no Theater Akzent, no Conzerthaus/Schubertsaal e no concerto de encerramento, na Rathausplatz, frente à Câmara de Viena. Neste festival estiveram cerca de onze mil coralistas de todo o mundo.

Em 27 de Março de 1999, organizou o I Encontro de Coros Luso-Galaico de Aveiro e, no âmbito do mesmo, actuou de novo em Pontevedra, em 13 de Novembro do mesmo ano, na Igreja de S. Bartolomeu. Desde a sua fundação e até Outubro de 1995, a Direcção Artística do Coral Polifónico de Aveiro esteve a cargo do Professor Manuel Sarrico . Desde Novembro de 1995 até Julho de 1997, a cargo da Doutora Manuela Magno . De Outubro de 1997 a Dezembro de 2001, a cargo da Professora Barbara Franke. Actualmente, é o Doutor Valdemar Silva que desempenha esse cargo. Em 2002 participou no Concerto das Festas da Cidade, fomos a Porto de Mós a convite do Coral Vila Forte e promoveu o concerto de aniversário nos claustros do Museu de Aveiro, entre outras actividades. Em Março de 2003 deslocou-se a França à cidade de Bordéus a convite da Associação “O Sol de Portugal”. Participou também noutros eventos dos quais se destaca: As Festas da Cidade de Aveiro, em Alter do Chão e nas Festas da Cidade de Santiago do Cacém. Como já vem sendo hábito, organizou o seu concerto anual de aniversário na Igreja de Jesus, no Museu de Aveiro, contando com a participação do grupo Coral de Almeirim, o organista Tadeu Filipe em parceria com a Associação PROORGANO. Em Dezembro, promoveu o Concerto de Natal na Sociedade de Santa Cecília em São Bernardo tendo como convidado o orfeão do Entroncamento. Deslocou-se a Santiago de Compostela, a convite do Coral Polifónico de Santa Cruz de Ribadulla e participou no Concerto de Natal promovido pela Câmara Municipal de Aveiro na Sé Catedral de Aveiro.

Em Maio de 2004, organizou um concerto na Junta de Freguesia de Cacia tendo como convidado o Coral de Mafra, participou nas Festas da Cidade e cantou na Freguesia de Nª Senhora de Fátima, na Semana do Idoso. A convite da Câmara Municipal de Aveiro, participou nos festejos ligados ao EURO 2004 tendo convidado um grupo coral feminino da Letónia – DZINTARS. Este grupo permaneceu em Aveiro durante uma semana, tendo participado em eventos organizados pelo Coral Polifónico, entre os quais se destacam um concerto de música popular no Rossio e um de música religiosa na Igreja da Misericórdia em Aveiro, nos quais o Coral Polifónico fez a primeira parte. O Concerto do XXIIº aniversário realizou-se nos claustros do Museu de Aveiro, tendo como convidados o Coro Notas Soltas de Vila Franca de Xira e o Coral Polifónico de Santa Cruz de Ribadulla. No Natal de 2004, o CPA realizou concertos em Esgueira, Sé de Aveiro, Entroncamento, Mafra e Vila Franca de Xira. Em 2005 organizou um concerto de Páscoa na Igreja da Misericórdia de Aveiro e participou num concerto no Teatro Aveirense com a tuna de Santa Cecília e concerto das Festas da Cidade de Aveiro.

Participou no Concerto do 53º aniversário da Força Aérea Portuguesa no Teatro Aveirense a convite da Banda da Força Aérea Portuguesa. Organizou, uma vez mais, o concerto comemorativo do seu aniversário no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro tendo convidado o Coral Canto Firme de Tomar e o coro do IEFP de Lisboa. Participou ainda no XXVIII Festival de Música de Verão de Paços de Brandão. Durante o presente mês de Outubro vai receber em Aveiro uma delegação da Letónia para estreitar relações culturais e preparar um futuro de partilha a todos os níveis da sociedade, entre as cidades de Riga e Aveiro.

Partilhe
Share on facebook
Facebook