Contactos
Clique no botão, se quiser apresentar os seus contactos no site Meloteca.
Coral Harmonia
Coro
A origem do Coral Harmonia de Santiago do Cacém remonta a 1936, quando surgiu pela primeira vez na Sociedade Harmonia, com o nome de orfeão Miróbriga, dirigido pelo maestro António Coutinho e, a partir de 1950, sob a regência do maestro Francisco M. Neto. Em Fevereiro de 1984, o coral adoptou o nome Coral Harmonia. Até 1991, o grupo foi dirigido pelo Sr. Jacinto Maria, e mais tarde, no mesmo ano, pelo Dr. José Duarte. A partir de 1992, o Coral Harmonia foi dirigido pelo maestro Fernando Malão e, de 1994 até meados do ano 2000, também pelo maestro adjunto Pedro Ramos.
O Coral Harmonia tem vindo a realizar concertos no País e no estrangeiro, participando em intercâmbios culturais/musicais com outros corais. O repertório do coral baseia-se sobretudo em obras para coros mistos “a capela”, com especial incidência em harmonizações de temas populares portugueses, embora no seu repertório conste também a música sacra, espirituais negros, música ligeira, e outros géneros musicais adaptados para agrupamentos desta natureza. Anualmente, o coral, organiza na Igreja Matriz de Santiago do Cacém o tradicional Concerto de Natal onde são apresentadas obras originais e arranjos para coro e orquestra da autoria do actual regente.
No ano de 1996, o Coral Harmonia apadrinhou o Coral Ideias do Levante de Lagoa e promoveu o I Encontro de Coros realizado em Santiago do Cacém. No mesmo ano estreou no Concerto de Natal realizado a 21 de Dezembro a “Ode a Manuel da Fonseca” com música do maestro Fernando Malão e poema do escritor Manuel da Fonseca.
Em 1997, realizou o primeiro Debate/Reflexão sobre o Cante Alentejano, reunindo personalidades ligadas à Musicologia, Etnomusicologia e da Casa do Alentejo em Lisboa. Participou na gravação do disco “Memórias” de Jorge Ganhão. Em 1998, gravou um CD inserido na colectânea “Os Melhores Coros da Região”. No mesmo ano, deslocou-se a Espanha para participar na cidade de Zafra no concerto comemorativo do Dia de Santa Cecília. Em 1998, realizou a Segunda edição do Debate/Reflexão sobre o “Cante Alentejano”.
Das suas actuações destaca-se a sua presença no programa Feira Franca da Antena 1 e no programa da RTP 1 “Praça da Alegria”. No final da temporada de 1999, realizou uma digressão pelo arquipélago dos Açores a convite do Grupo Coral das Lajes do Pico realizando concertos nas ilhas do Pico e Faial. Já no ano 2000, o grupo promoveu a primeiras Jornadas Corais e tem continuado a sua actividade realizando espectaculos em todo o País.
É também membro da Associação de Coros ACAL e membro da associação internacional ” The Planety Chorus”. Actualmente o Coral Harmonia é constituído por 38 coralistas, das mais variadas idades.