Coral Brigantino

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Coral Brigantino

Coro

O Coral Brigantino é a primeira, a mais antiga e, quiçá, a mais importante componente da associação cultural sem fins lucrativos denominada Associação Coral Brigantino Nossa Senhora das Graças, com sede na cidade de Bragança, e tem como principal objectivo a execução da música coral polifónica.

Constituído em 1984 em torno do P.e Dr. Octávio Sobrinho, seu primeiro Director Artístico, por um grupo de cantores, tem vindo a desempenhar um importante papel na divulgação e promoção da música coral polifónica na Região e no País.

Conta já com participações em diversos concertos e encontros de coros um pouco por todo o País, desde Chaves a Évora, passando por Leiria, Figueira da Foz, Aveiro, Vila Real, Guarda, Setúbal, Resende, Rio Tinto, Penafiel, e algumas no estrangeiro, como Salamanca, Aranda de Duero, Verín, Valdoviño (Coruña) e Valladolid, em Espanha, e Le Mans e Champagne Sur Rhône (Lion), em França. Na Expo98, em Lisboa, participou nas comemorações do dia nacional do Pavilhão da Santa Sé (Estado do Vaticano).

Localmente, organizou diversos concertos e encontros de coros dos quais se destacam o Encontro Internacional de Coros da Cidade de Bragança, que teve sete edições, e o Outono Polifónico cuja realização se iniciou em 2005, e participou em inúmeras cerimónias oficiais e religiosas. Em alguns concertos, actuou em conjunto com a orquestra da Esproarte, de Mirandela, e noutros com a Orquestra do Norte.

Em 1995, gravou uma cassete com 16 temas do seu repertório e em Março de 1997 participou na gravação do duplo CD “Os Melhores Coros Amadores da Região” / Norte, editado pela “public-art, editora”, Coimbra.

Actualmente, e com a mudança de Direcção Artística recentemente ocorrida, tem em marcha um processo de renovação que levou ao duplicar do número de elementos e ao rejuvenescimento do grupo, para o qual muito contribuiu a transição de elementos do Coral Brigantino Infantil. Conta hoje com cerca de 60 elementos e uma média de idades de 36 anos.

A preparação e apresentação de um repertório diversificado foi desde sempre uma preocupação do Coral Brigantino, pelo que possui um repertório ecléctico, que vai desde a música sacra até música popular portuguesa e internacional, merecendo referência especial as canções regionais, nomeadamente as de língua mirandesa (segunda língua oficial de Portugal).

Partilhe
Share on Facebook
Facebook