Constança Simas, maestrina

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Constança Simas

Direção de Orquestra

Constança Simas é uma maestrina portuguesa que fez em 2023, a sua estreia com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra do Norte, Orquestra do Algarve e Orquestra Sem Fronteiras. Dirigiu a Orquestra Juvenil Nacional da Grã-Bretanha (NYO) e NYO Inspire, nas residências de primavera e verão.

Constança Simas é a maestrina e coordenadora da Orquestra Zohra para 2023/2024, sendo também responsável por orientar jovens afegãs na direção orquestral. Constança foi maestrina convidada da Southbank Sinfonia, Orquestra Clássica do Centro, e foi maestrina assistente em várias atuações com a BBC National Orchestral of Wales, Welsh National Opera, Orquestra Metropolitana de Lisboa e Orquestra Sem Fronteiras.

No Teatro Tivoli (Porto), foi diretora musical de Lugar Comum, ópera composta por Sofia Sousa Rocha e estreada pelo Quarteto Contratempus em 20221. Dirige a Royal Northern Sinfonia esporadicamente, como parte do programa WoCo Gateshead 2022-24 e também é mentora do Taki Alsop Conducting Fellowship.

Participou na residência Young Women Opera Makers da Académie du Festival Aix-en-Provence e foi bolseira do programa da Georgia Symphony Orchestra em Atlanta.

Constança Simas estreou obras de compositores portugueses e criou espetáculos para alcançar um público mais amplo. Como parte desta missão, ela conduziu concertos do projeto Pocket Orchestra Marathon com a Orquestra sem Fronteiras, que leva a música clássica a regiões de Portugal com pouco acesso a eventos culturais.

Constança Simas completou com distinção o mestrado em Direção Orquestral no Royal Welsh College of Music and Drama, na classe de David Jones.  Tinha completado o Bacharelado em Direção Orquestral na Academia Nacional Superior de Orquestra, em Lisboa, orientada por Jean-Marc Burfin.

Ganhou vários prémios pelo seu mestrado, tanto da Faculdade como da Fundação Gulbenkian em Portugal. Durante os seus anos académicos, conduziu orquestras como a Malta Philharmonic Orchestra, a Athens Philharmonia Orchestra, a Ealing Symphony Orchestra e coro, a Northampton Symphony Orchestra e a North Staffordshire Symphony Orchestra.

Foi orientada por músicos renomados como Péter Eötvös, Carlo Rizzi, Ryan Bancroft, Magnus Lindberg, Elena Schwarz, Jean-Sebastien Beréau, Scott Sandmeier, Emilio Pomarico, Robert Delcroix e Michalis Economou.

Publicado na Meloteca com apoio de IA, adaptado.

Partilhe
Share on facebook
Facebook