Carlos Menezes

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Carlos Menezes

Contrabaixo

Carlos Menezes estudou contrabaixo desde 1992 com Pedro Wallentin, no ano seguinte com Manuel Rego, em 1994 com Loury Axenov.

Enquanto aluno da EPMEV, foi primeiro contrabaixo da orquestra clássica desta escola, tendo realizado concertos em Portugal, Espanha e Moçambique e participado em vários grupos de Música de Câmara.

Terminou a Prova de Aptidão Profissional no Contrabaixo com 18 valores. Participou em 1995 e 1997 no estágio da Orquestra das Escolas Particulares.
Em 1998 foi convidado para leccionar contrabaixo na Academia de Música Eborense e no ano seguinte na Escola Profissional de Música de Évora.

Foi primeiro contrabaixo na Orquestra Juvenil “Cidade de Évora”, que em 2000 representou Portugal na Expo de Hanôver. Desde 1998 é convidado regularmente por duas das principais orquestras portuguesas – a Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Orquestra Gulbenkian, com a qual tem participado em várias digressões.

Teve o privilégio de trabalhar com alguns dos maestros mais conceituados, tais como: Graça Moura, Ivo Cruz, Lawrence Foster, Michael Zilm, Cláudio Scimone, Muhai Tang, Gunther Herbig, Plilippe Auguin, Junichi Hiroka- mi, Luca Pfaff, entre outros.

Leccionou contrabaixo no Conservatório Regional do Algarve “Maria Campina”, em 2001/2002.

Em 2003 iniciou um projecto intitulado “Piano em Contrabaixo”, que resultou na edição de um CD com o mesmo nome, com a participação do pianista italiano Mauro Dilema e algumas das obras mais importantes escritas para contrabaixo: Concerto op.3 de Serge Kousse-vitzky e a peça Kicho de Ástor Piazzolla.

Paralelamente ao seu percurso na música clássica, desde muito cedo se interessou por outros géneros musicais, tocando e gravando jazz, fado, música étnica, tradicional popular portuguesa e africana.

De momento Carlos Menezes continua a leccionar e a participar em diversificados projectos musicais, incluindo projectos e produções de Custódio Castelo.

2012

Partilhe
Share on Facebook
Facebook