Carlos Guilherme
Tenor
Carlos Guilherme nasceu em Lourenço Marques, Moçambique. Estudou com John Labarge no Conservatório Regional do Algarve e foi cantor residente do Teatro Nacional de São Carlos de 1980 a 1992.
O seu repertório inclui 40 papéis principais em cerca de 80 óperas, recitais e concertos por todo o país sendo de realçar a sua assídua colaboração com o Círculo Portuense de Ópera.
A partir de 1987 foi convidado a cantar noutros países tais como os Estados Unidos, Brasil, Moçambique, Bélgica, França e Israel.
Gravou em CD A Canção Portuguesa, com Armando Vidal e um CD com árias de ópera acompanhado pela Orquestra do Norte. Além das principais orquestras portuguesas, colaborou com a Orquestra de Câmara de Pádua, do Comunal de Bolonha, Filarmónica de Moscovo e Sinfónicas de Budapeste, de S. Francisco, de Israel de Pequim e de Shangai.
Em Abril de 2001 estreou-se em Itália no Teatro Rossini. Voltou a Itália em 2005 para cantar nos teatros comunais de Ferrara e de Modena.
Em 2003, Carlos Guilherme actuou em Coimbra com o tenor José Carreras.
Melhorou a sua técnica vocal com Marimi del Pozo, Gino Becchi, Campogalliano, Claude Thiolass e Regina Resnik.
Autor de vários discos, fez parte do Duo Romeu e Julieta, obtendo grande sucesso com a música Quando o coração chora, com letra de Luís Arriaga. O álbum Histórias de amor saiu em 1991. Em 1993 lançou Canções em Português e, em 2006, Encontro, em conjunto com Anabela.
Recebeu o Prémio Tomas Alcaide, em 1984.
Foi há 40 anos que arrancou a carreira de Carlos Guilherme, que é por muitos considerado um dos mais talentosos cantores líricos portugueses. Para celebrar a sua carreira, apresentou um concerto especial no Centro Cultural de Belém (Lisboa), em Setembro de 2011.
Apresenta-se regularmente em recitais e participa há décadas ininterruptamente em todas as temporadas do Teatro Nacional de São Carlos.
[ Bio facultada por Filipa Lopes e publicada na Meloteca a 16 de dezembro de 2019 ]