cantora Carla Bernardino

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Carla Bernardino

Soprano

Carla Bernardino nasceu em Coimbra, onde iniciou os estudos musicais em Harpa e Canto Lírico no Conservatório de Música de Coimbra. Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, sentiu a necessidade de continuar a estudar Canto, e após concluir o 8º grau de Conservatório, no Curso de Canto Lírico, iniciou uma Pós-graduação em Ópera na Escola de Música de Artes e Espectáculos do Porto (ESMAE) tendo concluído a parte performática com a classificação de 19 valores.

Na sua formação académica e profissional interpretou os papeis de “La princesse” e “L’ecureil” na ópera L’enfant et les sortilèges, “Soeur Constance” em Les Dialogues des Carmélites, “Primeira Dama” em A Flauta Mágica, de Mozart, e Fairy Queen de Henry Purcell.

Em 2017 foi convidada pelo compositor Victor Gama para solista na ópera multimédia da sua autoria “3 MIL RIOS”. É chamada a colaborar com diversos grupos de música clássica e actuando por todo o País dando recitais com as mais variadas temáticas.

Actualmente trabalha com o Maestro António Vitorino D’Almeida com quem tem colaborado na interpretação de diversos temas inclusive obras do próprio. Destes trabalhos destaca-se a sua colaboração com a OCC (Orquestra Clássica do Centro) em diversos concertos dentro e fora do país.

Do seu currículo internacional destaca-se a sua participação no Encontro Portugal-Coreia do Sul, como cantora destaque do evento, na Coreia do Sul, interpretando músicas Portuguesas e Coreanas; a sua colaboração artística e musical no primeiro projecto piloto “Meeting Place Music, Theatre and Landscape” na Suécia; em Cabo Verde, aquando do aniversário da Fundação da Orquestra Nacional Cabo-verdiana; e na “Ópera 3 mil rios” do compositor Victor Gama na cidade de Bogotá na Colômbia sob a regência do maestro Rui Pinheiro.

Carla Bernardino foi Finalista no IV Concurso Nacional de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa e do Prémio Jovens Músicos RTP/Antena 2 em 2012, destacando-se pela beleza da sua interpretação musical. Exerce, ainda, funções como professora de Técnica Vocal na Escola de Artes e Espectáculos do CAE, na Figueira da Foz, na Escola de Artes de Penacova e na Academia de Bailado da Lousã.

Da sua formação constam, ainda, o curso de Música Litúrgica obtido no Seminário Maior de Coimbra, pela Escola Diocesana de Música Sacra e ainda o curso de Jazz, feito no Conservatório de Música de Coimbra com a professora Luísa Vieira.

[ Bio facultada por Carla Bernardino e publicada na Meloteca a 06 de agosto de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook