Bernardo Marques

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Bernardo Marques

Piano . Direção

Pianista e maestro, Bernardo Marques é membro fundador e director artístico da companhia Nova Ópera de Lisboa. Tem-se apresentado frequentemente a solo, em música de câmara ou como maestro. Apaixonado pelo universo da Ópera, tem também trabalhado com frequência na área do teatro musical e da música ligeira.

É frequentemente procurado como pianista acompanhador e correpetidor, colaborando regularmente com o Teatro Nacional de São Carlos, com a Fundação Gulbenkian (Coro, Orquestra, Concertos Participativos e ENOA), com a Metropolitana (Ateliê de Ópera), entre outros.

Tem colaborado também com regularidade com o Festival Coros de Verão e com o Curso Internacional de Música Vocal de Aveiro (Curso de Ópera).

Dos seus prémios destacam-se o 1º Prémio do Nível Superior de Piano no 14º Concurso Internacional Cidade do Fundão e o Prémio de Melhor Pianista Acompanhador no 8º Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa.

Com a Nova Ópera de Lisboa dirigiu o Musical “Chicago” (Kander, Fosse, Ebb) e as óperas “Così fan Tutte” (W. A. Mozart) e “Dido and Aeneas” (H. Purcell) e participou na tournée europeia “Prelúdio” do artista brasileiro Gilberto Gil. É também maestro assistente na Orquestra Sinfónica Juvenil, com a qual colabora frequentemente.

Bernardo Marques realizou os seus estudos musicais na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, tendo terminado o Curso de Piano em 2009 com a máxima classificação, na classe da professora Madalena Reis.

Em 2012, concluiu a licenciatura em Piano na Escola Superior de Música de Lisboa, onde trabalhou com o professor Jorge Moyano. Posteriormente estudou piano com Artur Pizarro. Paralelamente, estudou direcção coral com o maestro Paulo Lourenço e direcção orquestral com o maestro Jean-Marc Burfin. Especializou-se em ópera com Elena Dumitrescu-Nentwig.

[ Bio inserida na Meloteca a 01 de maio de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook