Beatriz Baião flautista

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Beatriz Baião

Flauta transversal

Beatriz da Silva Baião nasceu em Março de 1997 e iniciou os estudos musicais aos 10 anos, na Banda Filarmónica de Mira. No ano seguinte ingressou no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, onde frequentou a classe de Ana Maria Ribeiro, tendo terminado com a máxima classificação. Em 2018 foi admitida no Conservatoire National Supérieur de Musique et Danse de Paris, onde estuda actualmente com os professores Sophie Cherrier e Vincent Luccas.

Durante a sua formação teve a oportunidade de trabalhar com os professores Felix Renggli, Michel Moraguès, Vincent Luccas, Philippe Bernold, Celso Woltzenlogel, Michel Bellavance, Rogério Wolf, Marta Gonçalves, Adriana Ferreira, Eva Morais, Sibel Pensel, Jorge Correia, Angelina Rodrigues, Gil Magalhães, Paulo Barros, Alena Lugovkina, Filomena de Pasquale, entre outros.

Colabora com diversas Orquestras, tais como: Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Český národní symfonický orchestr (Orquestra Nacional Checa), Orquestra Filarmónica Portuguesa, Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra Filarmonia das Beiras, Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra Sinfónica da ESMAE e Ensemble de Música de Aveiro onde trabalhou sob direção dos maestros Andreas Stoehr, Alain Altinoglu, Alexander Chernushenko, Michael Sanderling, Ivo Venkov, Pedro Neves, Joana Carneiro, Paulo Martins, Ryan Wigglesworth, Javier Vicero, Jean-Sébastion Béreau, Teo Aparício-Barberán, Pedro Carneiro, Jan Wierzba, Cesário Costa, António Saiote, Olari Elts, Baldur Bronniman, Otto Tausk, Stefan Blunier, Brad Lubman, entre outros.

Foi admitida em vários projetos de orquestras jovens, tais como: Internationale Junge Orchesterakademie, Jovem Orquestra Portuguesa, Orquestra de Câmara Portuguesa (zero), Orquestra de Jovens dos conservatórios Oficiais de Música, Tiroler Festspielhaus Erl e Estágio Gulbenkian para Orquestra.

Foi membro da lista de reserva da Orchestre de Jeunes de la Mediterranée e da Orquestra de Jovens da Sinfónica da Galiza.

Detentora de diversos prémios em concursos nacionais e internacionais, destaca-se o 1º prémio no Concurso “Prémio Jovens Músicos” 2013 – nível médio – e apresenta-se a solo interpretando o Concerto de Jolivet com a Orquestra Gulbenkian, em Setembro do mesmo ano, sob direção do maestro Rui Pinheiro.

Em 2015 apresentou-se a solo com o Ensemble de Música de Aveiro, e também com a Orquestra de Jovens dos conservatórios Oficiais de Música, sob direção do maestro Ernst Schelle.

No ano de 2016 obteve o 2º prémio no Concurso “Prémio Jovens Músicos” – nível superior – e no seguinte ano foi semi finalista do “Concorso Severino Gazzelloni”, em Itália. Na área de Música de Câmara, é detentora de diversos prémios com formações variadas. Neste âmbito teve como professores David Walter, António Saiote, Thomas Hauschild e Pedro Silva.

Estudou na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (2015-2018), onde integrou a classe da professora Raquel Lima.

[ Bio facultada por Beatriz Baião e inserida a 24 de fevereiro de 2019 ]

Partilhe
Share on facebook
Facebook