Ataíde Magalhães compositora

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ataíde Magalhães

Composição

Ana de Ataíde Magalhães nasce em Espinho, cidade onde iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos de idade.

Em 1993 concluiu o curso no Conservatório de Música do Porto e prosseguiu os estudos na ESMAE na classe de Cândido Lima da qual sairia em 1995 após concluir o bacharelato em Composição.

Frequenta vários cursos e masterclasses, incluindo V e VI edições dos “Cursos de Composição e História da Música Contemporânea de Vila do Conde” (1992-1993), com o professor Jorge Peixinho, “Curso de Informática Musical” (Aveiro-1993) orientado pelo professor João Pedro Oliveira e “workshops” das II e III Jornadas de Arte Contemporânea do Porto (1994-1995) dirigidas pelo professor Álvaro Salazar.

No decorrer do bacharelato a sua peça “Cinik Art” é apresentada, pelo Grupo de Música Nova nos 18ºs Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea (Lisboa`94 Capital da Cultura), sendo a compositora mais jovem a ter uma peça executada no mesmo evento.

Em 1996 ingressa nos Cursos de Estudos Superiores Especializados – Composição, onde integra novamente a classe do professor Cândido Lima. Frequenta seminários de Análise, Composição e Electroacústica com Miguel Ribeiro Pereira, Emanuel Nunes, Virgílio Melo, Carlos Guedes, Ken Valinsky, Carlos Azevedo, António Pinho Vargas e Christopher Bochman e, na área da direção de orquestra, com Robert Houllian, António Saiote e Michael Ditrich.

A convite do professor Hughes Keastman escreve “Esquisse” (1997), para Fagote solo, peça imposta para a prova de exame deste instrumento da ESMAE.

Em 1999, a sua peça “Musica per Luigi”, dedicada ao clarinetista Luís Carvalho, é proposta como peça imposta para o 2º ano do curso de Clarinete da ESMAE, sendo apresentada em 1ª audição absoluta na rubrica “Quintas-feiras Musicais”, do Conservatório de Música do Porto, posteriormente passa a ser peça obrigatória no III Concurso Nacional de Clarinete. O clarinetista Filipe Pereira apresenta-a, em Abril de 2008, no Festival Internacional de Música de Moçambique.

Ainda em 1999 termina, na classe do professor Virgílio Melo, a Licenciatura (Curso de Estudos Superiores Especializados) em Composição. A convite do mesmo Professor participa no festival Música Viva (Lisboa – 2000), festival de música elactroacústica, com a sua peça “Clariteo” para clarinete e dispositivo electrónico.

Desde 1999 até aos dias de hoje lecciona as disciplinas de Análise e Técnicas de Composição e Instrumentação e Orquestração no Conservatório de Música de Coimbra, onde, fomentou o desenvolvimento do curso secundário de Composição. Desde o início da sua carreira como professora incentivou as suas classes a realizarem peças ou estudos académicos que pudessem ser executados pelos alunos e/ou professores das escolas em questão. Assim, tem tido sempre alunos representados, na vertente de composição, nas iniciativas Escolas em Palco dos Dias da Música no CCB (Centro Cultural de Belém), além de promover anualmente concertos/audições onde os alunos podem executar e escutar as suas obras e dos seus colegas.

No ano letivo 2008/2009 realizou a Profissionalização em Serviço, no Centro Integrado de Formação de Professores da Universidade de Aveiro.

Colabora regularmente como compositora e arranjadora/orquestradora em diferentes ensembles e suas composições têm sido executadas em Portugal, Espanha, Brasil, Itália, Brasil, Moçambique e França. Desde 2014 a sua obra tem vindo a ser revista e editada pela AVA MUSICAL EDITIONS.

Paralelamente ao ensino, no Conservatório de Música de Coimbra, integrou o Conselho Artístico, o Gabinete de Apoio ao Acesso ao Ensino Superior, Comissão de Avaliação Interna e assumiu desde o ano letivo 2008/09 até 2014, funções de Assessora da Direção.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook