Artur Pinho Maria

Maestro

Licenciado em Direção Musical pelo Conservatório Superior de Música de Gaia, sob a orientação do Maestro Mário Mateus, Artur Pinho Maria estudou com Anton de Beer, Edgar Saramago, John Roos, Vianey da Cruz, Jean-Marc Burfin, Peppe Prates, Vasco Pearce de Azevedo, José Luís Borges Coelho, Ivo Cruz, António Vassalo Lourenço e Ernst Schelle.

Foi diretor artístico e maestro titular da Orquestra Clássica do Centro, tendo ainda dirigido, como maestro convidado, a Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra do Norte, Orquestra op. 21, Orquestra ESPROARTE, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra Filarmonia de Gaia, Orquestra da Fundação Conservatório Regional de Gaia, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra da Ópera na Academia e na Cidade e Orquestra do Atlântico.

É maestro titular e diretor artístico da Orquestra Inês de Castro e administrador do Movimento Musical Cooperativo.

Durante toda a sua carreira profissional foi maestro de diversos coros académicos e de coros regionais.

É maestro titular e diretor artístico do Coro Sinfónico Inês de Castro, do orfeão de Vale de Cambra e do Orfeon Académico de Coimbra.

Enquanto maestro convidado dirigiu diversos coros, dos quais se destacam Ensemble Vocal Pro Musica, Coro do Departamento de Música da Universidade do Minho, Coro Académico da Universidade do Minho, Coro de Câmara de Amarante, Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, Coro Municipal Marquês de Pombal, Coral de Sant’Ana, Grupo Coral de Maçainhas, Coro Médico de Lisboa, Nova Era Schola e orfeão Tomás Alcaide.

Internacionalmente, dirigiu a Orchestra Filharmonii Podkarpackiej (Polónia), a Orchestra Sinfonica Città di Grosseto (Itália), e Coro e Orquestra Voices International (Luxemburgo).

Dirigiu ainda em várias cidades europeias em digressões dos coros em que é maestro titular. Foi Júri do concurso Sergey Kussewitzky International Conducting Competition (Itália, 2023).

Entre 2015 e 2020 foi assistente convidado do Departamento de Música da Universidade do Minho.

Das gravações editadas, destaca-se a primeira gravação integral dos cadernos I e II de ‘Fernando Lopes Graça – Canções Regionais Portuguesas’ (2007), a gravação em CD/DVD da estreia mundial do Requiem Inês de Castro, de Pedro Macedo Camacho (2012), e Requiem de Mozart com o Coro e Orquestra Sinfónicos Inês de Castro (2021).

Foi ainda responsável por diversos cursos de direção coral e classes de aperfeiçoamento de técnica vocal, nacional e internacionalmente. É responsável, juntamente com o maestro Edgar Saramago, pelo Curso de Direção Coral e Técnica Vocal de Vila Franca de Xira, desde a primeira edição. É professor titular da recém-formada APM Schola.

Bio atualizada na Meloteca a 23 de setembro de 2024

Músicos de Oliveira de Azeméis

Clique AQUI para saber mais sobre músicos do Concelho