Artur Fernandes
Concertina
A formação musical de Artur Fernandes assenta em áreas complementares. Por um lado, recebe entre os 13 e 28 anos a influência da música folclórica através do acordeão diatónico (concertina) que toca tanto em agrupamentos locais como junto da família, em Águeda, que soma uma longa tradição musical. Por outro, vê-se influenciado pela música clássica entre os 18 e 30 anos, estudando saxofone no Conservatório de Aveiro e composição na Universidade de Aveiro.
A sua actividade artística divide-se entre a revivificação da música tradicional e a criação de “música tradicional imaginária”, integrando formações como Danças Ocultas (com 8 CDs editados e concertos na Europa, América, África e Ásia). Participa ainda em projectos de outros estilos musicais como pop, rock, heavy metal, tradicional, jazz e popular. É compositor e arranjador de música para cinema, teatro e dança contemporânea.
Orienta cursos, estágios e workshops de acordeão diatónico em Portugal, Espanha e França. Lecciona composição e outras disciplinas na Licenciatura e Mestrado na área da Música no Instituto Piaget/Viseu; e Análise e Técnicas de Composição nos conservatórios de Música de Aveiro, Coimbra, Porto e outras escolas do ensino artístico especializado de música.
2017