Bio+
António Rosa
Clarinete
Natural de Vestiaria (Alcobaça), António Rosa começou os estudos musicais na Banda local, Sociedade Filarmónica Monsenhor José Cacela e mais tarde estudou no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, Escola Profissional de Música de Almada e é licenciado pela ESMAE, na classe de António Saiote, onde lhe foi atribuído o Prémio Fundação Engenheiro António de Almeida (melhor aluno de cada instrumento em cada ano).
Foi vencedor dos concursos Jovens Clarinetistas, Porto 2000, Marcos Romão dos Reis, Loures 2001, I.C.A., Estocolmo (Suécia) 2002 e Concurso Internacional de Clarinetes de Montroy, Valência (Espanha) 2003.
Membro fundador do Quarteto de Clarinetes do Porto, Horizontes Trio, Marchen Trio, é Solista da Orquestra Nacional do Porto desde Janeiro de 2002. Foi professor de Clarinete no Conservatório da Maia, Conservatório de Aveiro, ESMAE e Escola de Artes da Universidade Católica do Porto.
Lançou em Janeiro de 2007 o seu primeiro trabalho discográfico Projecto XXI, assente em obras de compositores Portugueses contemporâneos para Clarinete e Piano, com o pianista António Oliveira. Em Outubro de 2007 obtiveram o prémio para o melhor grupo de Música de Câmara do Festival Internacional de Lleida, Espanha.
Com o Projecto XXI tem realizado vários espectáculos, ora em Concertos Comentados com o Maestro António Victorino d’Almeida quer em recitais em Portugal e Espanha, também nos Congressos Internacionais de Clarinete, Vancouver 2007, Canadá, Kansas City 2008, EUA e Porto 2009.
Criou o projecto “Tempos de Vanguarda”, um conjunto de actividades culturais ligadas à música e às artes em geral, dando especial ênfase à performance ao vivo com artistas de grande qualidade, aos projectos educativos, a criação regular de novas obras e desafios a vários autores da actualidade e a formação artística.
Director Artístico do Concurso Internacional de Música de Câmara, Cidade de Alcobaça, CIMCA.
2014