António Reis Gomes

Trompete . Composição

António Reis Gomes nasceu em Galveias, concelho de Ponte de Sor, no ano de 1943, e cedo começou a aprendizagem musical na Filarmónica da sua terra.

Com os meus 12 anitos, na rua de São João, o meu quarto tinha uma pequena janela que dava para o laranjal e então eu metia e tocava o trompete dentro da janelita… o que fazia com que o som ficasse amplificado devido à grossura das paredes… daí muitas pessoas ouvirem-me nas redondezas.

Em 1961 ingressou como trompetista na Banda da Armada (BA), prosseguindo os estudos musicais no Conservatório Nacional.

António Reis Gomes, trompete, 1961

António Reis Gomes, trompete, 1961

Dois anos depois, por convite, integrou a Orquestra Sinfónica da (então) Emissora Nacional durante 5 anos conciliando essa prestação com a BA.

Em 1968 depois de cumprido o Serviço Militar, obteve uma Bolsa de Estudo concedida pela Fundação Calouste Gulbenkian, e em Londres trabalhou com Philip Jones durante cerca de 1 ano.

Regressado em 1969, concorreu a uma vaga de Trompete na Orquestra Gulbenkian e ficou aprovado para desempenhar o lugar de Solista B.

Paralelamente, entre colaborações em orquestras e grupos musicais de géneros variados, formou duo com o organista Simões da Hora, pertenceu ao Grupo Metais de Lisboa, e em 1970 foi membro fundador do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, por convite de Jorge Peixinho.

Dedicou-se ainda ao ensino, lecionando as classes de Trompete no Conservatório Regional de Loures, na Filarmónica Gualdim Pais em Tomar, e na Academia de Amadores de Música em Lisboa.

Atualmente desenvolve a atividade de compositor, escrevendo principalmente marchas, não só para bandas militares, mas também para as centenas de bandas filarmónicas existentes no País.

Almada, 7 de junho de 2021

Bio facultada por António Reis Gomes, publicada na Meloteca a 12 de junho de 2021

Músicos naturais de Ponte de Sor

Clique AQUI para saber mais sobre músicos de Ponte de Sor.