Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

António Martelo

Violino

António José de Sousa Ferreira Martelo, nasceu em Luanda, em 1972. Iniciou os estudos musicais aos 9 anos na Escola de Música do Conservatório Nacional, tendo terminado o Curso de Violino em 1993 com a classificação de 16 valores, na classe de Manuel Gomes.

Posteriormente, foi admitido na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de António Anjos, tendo concluído, em 1996, o Bacharelato em Violino e, em 1999, a Licenciatura em Violino, com a classificação de 17 valores.

Em 1995, através de uma bolsa do programa de intercâmbio de jovens na Europa (ERASMUS), frequentou a Escola Superior de Música de Malmö (Suécia), na classe do Professor Alexander Fischer.

Integrou a Orquestra Sinfónica Juvenil (1990-1996), com a qual se apresentou a solo em diversas ocasiões. Com este agrupamento, participou em estágios no país e no estrangeiro, destacando-se a participação num estágio de aperfeiçoamento em Hortos (Grécia), a convite da UNESCO. Fez parte da Orquestra da Juventude Musical Portuguesa desde o seu início e, em 1992, integrando o agrupamento musicalColegium Musicum, fez parte da Orquestra de Jovens da Renania Westfalia (Alemanha) e integrou o quinteto de cordas com piano, sob a direcção do Maestro Fernando Eldoro.

Em 1999, foi o representante Português a integrar a Erasmus Chamber Orchestra, sob a direcção do violinista Charles-André Linale.

Actualmente, integra a Orquestra Sinfonietta de Lisboa e colabora frequentemente com a Orquestra da Camara de Cascais e Oeiras. Foi membro fundador do Quarteto de Cordas “São Roque”, com o qual actuou por todo o país e no estrangeiro (Irlanda, Luxemburgo, Andorra, Inglaterra, México).
Frequentou diversos cursos de aperfeiçoamento com Gerardo Ribeiro, tendo participado, em 1997, num período de aulas na classe deste professor na Northwestern University, em Chicago (Estados Unidos).

Enquanto docente, leccionou no Conservatório Regional de Castelo Branco (1996 a 2002), na Escola Profissional de Artes da Beira Interior (1999 a 2005) e na Escola de Música do Conservatório Nacional (2002 a 2008). Como resultado da sua actividade docente, destaca-se a participação de um grupo de alunos no Concurso “Prémio Jovens Músicos” (edição de 2005), o qual foi laureado com o 1º Prémio de Música de Câmara – Nível Médio.

Em 2010, concluiu o Curso de Profissionalização para Docentes na Universidade Aberta de Lisboa, e frequentou um Curso de Aperfeiçoamento no Método Suzuki em Chicago, com Betty Haag.

É Professor de Violino na Academia de Música de Lisboa desde o ano lectivo 2008/2009.

Partilhe
Share on facebook
Facebook