António José Miranda violino

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

António José Miranda

Violino

António José Miranda começou a estudar violino aos oito anos na Fundação Musical do Amigos das Crianças.

Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, estudou, durante três anos, na Academia Internacional Yehudi Menuhin, em Gstaad, na Suíça, onde teve a oportunidade de contactar com mestres como Yehudi Menuhin, Sandor Vegh, Robert Masters, ou Anna Chumachenko. Em Berna, durante um ano, efectuou estudos de aperfeiçoamento e virtuosidade com Daniel Zinman.

Regressou a Portugal em 1981, ano em que ingressou na Orquestra Gulbenkian, após audição pública.

Em 1999 obteve a Licenciatura em Violino na Escola Superior de Música de Lisboa.

António José Miranda foi também violinista na Camerata Lyzy, com a qual atuou em prestigiadas salas europeias como Queen Eilsabeth Hall, em Londres, e Concertgebouw de Amesterdão.

Lecionou em cursos de verão em Barcelona, Gstaad e Portugal (Fundação Gulbenkian, Festival de Música do Estoril e Casa de Mateus).

Tem-se apresentado, como solista, com diversos agrupamentos e orquestra nacionais e participou em gravações e documentários para a rádio e a televisão. Na sua actividade profissional contam se ainda inúmeros recitais no Museu Gulbenkian e em várias cidades do país.

Participou no Festival Internacional de Macau (1992) e em cinco concertos na Expo’ 98.

Em 1997 gravou o seu primeiro CD com o quarteto com guitarra portuguesa Sons do Tempo, no qual colaborou com o compositor e guitarrista António Eustáquio.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook