Aníbal Lima, violinista

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Aníbal Lima

Violino

Aníbal Lima nasceu em Lamego. Foi aluno da Fundação Musical dos Amigos das Crianças, do Conservatório Nacional de Lisboa (Curso Superior de Violino, na classe de Herbert Zils) e dos Cursos Internacionais de Música do Estoril (violino e música de câmara, com Sandor Vegh).

É membro fundador do “Quarteto de Cordas de Lisboa”, agrupamento distinguido em 1972 com o 1.º Prémio do Concurso Guilhermina Suggia.

Foi bolseiro do governo da ex-União Soviética, para estudar no Conservatório de Odessa (professor Alexander Stanko) e no Conservatório Tchaikovsky de Moscovo (professor Sergei Kravechenko), onde se diplomou em 1980.

Em 1983, obteve o 2.º Prémio no Concurso Internacional Villa-Lobos.

Como solista, apresentou-se com as principais orquestras portuguesas, assim como em recitais e em gravações para a rádio e televisão. Actuou em Portugal, França, Luxemburgo, Marrocos, China, Macau, Tailândia, Dinamarca e nos Festivais Internacionais do Estoril, dos Capuchos, do Algarve e de Pamplona. A sua discografia inclui o Concerto em Ré menor para Violino e Orquestra de Mendelssohn (1988) e a gravação integral das Sonatas para Violino e Piano de Grieg, com a colaboração da pianista Anne Kaasa (1993). Chefe de naipe dos segundos violinos da Orquestra Gulbenkian nos anos 70, é actualmente 1º Violino (concertino) nesta mesma orquestra.

07 Janeiro 2002

Partilhe
Share on Facebook
Facebook