pianista André Vaz Pereira

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

André Vaz Pereira

Piano | Ensino | Investigação

Pianista, docente e investigador, André Vaz Pereira é Doutor em Música (performance) pela Universidade de Aveiro, Mestre em piano (performance) pela Universidade de Aveiro (com orientação de Helena Marinho), licenciado (pré-Bolonha) em piano pela E.S.A.R.T. de Castelo Branco (com bolsa de mérito) e licenciado (pré-Bolonha) com profissionalização em Professores de Educação Musical do Ensino Básico pela E.S.E.C. (Coimbra).

As suas teses são dedicadas à obra para violino e piano, piano solo e piano e violoncelo de Frederico de Freitas (Doutoramento) e à obra para piano solo de Manuel Faria (Mestrado), estando actualmente a editar a integral para violino e piano de Frederico de Freitas pela AVA Musical Editions em conjunto com o violinista Nuno Soares (coord. Helena Marinho).

Iniciou os seus estudos no curso básico de piano no Conservatório Regional de Castelo Branco, tendo concluído o curso complementar no Conservatório de Música de Coimbra. Teve como professores de piano no conservatório: Gustavo Davico, Maria Leonor Cardoso, Marina Dellalyan, Cristina Lima, Helena Paula Figueiredo e Rui Paulo Simões. A nível superior foi aluno de Caio Pagano (Steinway Artist) e Paulo Alvares, estudando música de câmara com Osvaldo Ferreira, Carolino Carreira, Paulo Álvares e Luísa Tender.

Participou ainda em classes de alto aperfeiçoamento de piano, música de câmara e crítica musical com Olga Prats, Miguel Henriques, Eduardo Resende e Bryce Morrison.

Gravou para a Antena 2 e para a editora discográfica Afinaudio. Realizou concertos enquanto pianista e pianista acompanhador em diversos países como Japão, Macau, Hong Kong, Taiwan, Itália, Espanha, Roménia e Cabo Verde em colaboração com Choral Poliphónico de Coimbra (Paulo Moniz) ou União Filarmónica do Troviscal (André Granjo). Participou ainda no Festival Internacional de Mafra, bem como no recital-conferência em homenagem ao compositor Mário de Sousa Santos com a soprano Patrícia Ferreira na sede da Orquestra Clássica do Centro.

Interpretou obras para piano a solo e piano a 4 mãos em conjunto com o Choral Aeminium sob direcção de Cristina Faria na Casa da Cultura de Coimbra, gravando pela primeira vez a obra Estatutos do Homem de Manuel Faria em versão inédita para coro e piano.

Foi ainda director coral adjunto do Choral Aeminium trabalhado obras corais sinfónicas com diversas orquestras nacionais e internacionais. Enquanto docente é actualmente professor adjunto convidado da Escola Superior de Educação de Coimbra, tendo sido assistente convidado entre 2002 e 2015. Desempenhou ainda cargos de professor de piano, música de câmara e pianista acompanhador no Conservatório de Música da Jobra (2016) e na Academia de Música da Lousã (2002).

André Vaz Pereira é actualmente bolseiro pós-doc no centro de investigação INET-MD (Universidade de Aveiro) no projeto “Euterpe revelada: mulheres na composição e interpretação musical em Portugal nos séculos XX e XXI” (coord. Helena Marinho).

Tem dedicado grande parte da sua investigação a compositores portugueses como Frederico de Freitas, Manuel Faria e Elvira de Freitas, bem como de mulheres intérpretes portuguesas do séc. XX com investigação realizada no arquivo da Associação de Classe dos Músicos Portugueses/Sindicato Nacional dos Músicos, entre outros acervos.

Foi investigador nos projetos “Imagens da Terra e do Mar: Frederico de Freitas e a música na cultura portuguesa do séc. XX” (coord. Helena Marinho) e “A música no meio: o canto em coro no contexto do orfeonismo (1880-1912)” (coord. Maria do Rosário Pestana).

Participou nas conferencias N.E.M (Atenas), ENIM (2011 e 2017), GuimaraMus (2012 e 1018), Performa 2009 (Aveiro), nas Jornadas Manuel Ivo Cruz (Universidade Católica do Portuguesa – Porto) e Hands on Piano 2018 (Aveiro), tendo publicado vários artigos e capítulos de livros como por exemplo Pensar a Música (GuimaraMus 2012), Vozes ao Alto ou na revista Glosas (mpmp).

29 de outubro de 2018

Partilhe
Share on Facebook
Facebook