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Ana Vieira Leite
Soprano
Natural de Braga, Ana Vieira Leite, soprano, começou os estudos musicais no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga aos 5 anos e descobriu o Canto aos 15 anos com Liliana Coelho.
Os seu percurso passa por concertos em Portugal, Espanha, França, Suíça e Brasil em recitais a solo, em ópera e em Ensemble.
Ana Vieira Leite apresenta-se regularmente em ópera, oratória, lied, música contemporânea e em agrupamentos de música renascentista e barroca.
É membro basilar de “Bando de Surunyo”, com direção musical de Hugo Sanches, um ensemble especializado na interpretação de música dos séculos XVI e XVII.
Em 2019 estreou-se como soprano solo no Grand Theatre de Genève na produção de Einstein on the Beach de Philip Glass e como Clorinda em Cenerentolina, uma adaptação para crianças da ópera Cenerentola de Rossini.
Em ópera interpretou Fiordiligi e Despina (Così Fan Tutte) by W.A. Mozart, Polly (The Threepenny Opera) – Kurt Weill, Cupidon (Orfée aux Enfers) – Offenbach, Spes (Ordo Virtutum) – Hildegard von Bingen, La Bohemienne (Les Fetes Venitiennes) – A. Campra e Clarina (La Cambiale di Matrimonio) – Rossini.
No seu repertório a solo com orquestra destaca-se a “4ª Sinfonia” de Gustav Mahler sob direção de Joana Carneiro e “Ruckert Lieder” de Gustav Mahler sob direção de Thomas Hauschild.
É licenciada em Canto, Pós-graduada em Ópera e Estudos Músico-teatrais e possui um Mestrado em Interpretação Artística pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, ambos destacados com nota máxima e com orientação de António Salgado.
Em 2018 ganhou o 1º Prémio do “Concurso Internacional Cidade de Almada”, em 2017 o Prémio Helena Sá e Costa e em 2011, 2012 e 2013, o 2º Lugar no Concurso Nacional de Canto dos conservatórios de Música. Em 2020, venceu o Concours International de Chant Baroque de Froville (França). Foi galardoada com o Primeiro Prémio no Concurso Internacional de Canto Barroco de Froville (2020) e no Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa (2021). Venceu a 10ª edição (2021) da “Le Jardin des Voix”, Academia Les Arts Florissants para jovens cantores barrocos.
O Forum Opera “Le Magazine du Monde Lyrique” destacou Ana Vieira Leite, “cujos recursos vocais e inteligência musical provocaram uma forte impressão”.
Ana Vieira Leite estreou-se na Ópera de Paris como Créuse na produção de David McVicar de Médée de Charpentier sob William Christie. Outros projetos notáveis com Les Arts Florissants incluem Belinda em Dido e Eneias de Purcell na Opéra Royal de Versailles, Teatro Real Madrid e Liceu Barcelona, Dalinda em Ariodante de Handel em Paris e Versalhes, Eurídice em Orfeu e Eurídice de Gluck e Messias ambos na Filarmónica de Paris.
Estreou-se também no papel-título na nova produção de Parténope de Handel dirigida por William Christie e Paul Agnew num grande digressão internacional. Desde então,
Ana Vieira Leite afirmou-se como uma das jovens cantoras de referência na área da música barroca, actuando com conjuntos como Le Concert de l’Hostel Dieu (Franck-Emmanuel Comte), Concerto 1700 (Daniel Pinteño), Divino Sospiro ( Massimo Mazzeo), Los Elementos (Alberto Miguélez Rouco), Músicos do Tejo (Marcos Magalhães)… e muitos mais.
Tem sido regularmente convidada para dar concertos por toda a Europa com Leonardo García Alarcón e a sua Cappella Mediterranea.
Ana gravou vários álbuns com Les Argonautes (Purcell: Dido and Aeneas – Aparté), Ensemble Bonne Corde (Fiocco: Lamentationes Hebdomadae Sanctae – Ramée/Outhere), Divino Sospiro (Avondano: Morte d’Abel – Glossa) e com Cappella Mediterranea (Amore Siciliano- Alpha).
É cofundadora e membro do conjunto La Néréide (Luzzaschi: Il Concerto segreto – Ricercar/Outhere).
O seu primeiro álbum a solo “Amorosi Accenti” com o Concerto 1700 dedicado às cantatas de câmara de Domenico Scarlatti tem sido muito aclamado pela imprensa internacional.
Ana Vieira Leite formou-se na Haute École de Musique de Genève em 2020 com um mestrado em canto de concerto e recebeu o “Prix de la Ville de Genève” pelo seu excelente trabalho.
A temporada 2023/2024 viu Ana Vieira Leite cantar o Messias de Handel no Théâtre Impérial de Compiègne, interpretar Dalinda em Ariodante do mesmo compositor na Philharmonie de Paris e dar um recital na Cité de la Musique de Paris com ópera e árias de concerto de Mozart dirigido por Paul Agnew. Volta ao papel de Créuse em Médée de Charpentier, numa produção de David McVicar/William Christie para o Teatro Real Madrid.
Ana Vieira Leite recebeu o apoio das Fundações Gulbenkian, Colette Mosetti e GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas).
[ Bio atualizada na Meloteca a 27 de maio de 2024 ]
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