Ana Roque Antunes, compositora

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ana Roque Antunes

Composição

Ana Roque Antunes é compositora, baixista e professora.

Começou por estudar guitarra clássica e baixo eléctrico no Musicentro dos Salesianos de Lisboa, entre 2009 e 2017. Em 2018 iniciou o seu percurso na área da composição, com a professora e compositora Ana Seara, na Academia de Música de Lisboa, onde concluiu o Curso Secundário de Música (8º Grau). Nesse ano, foi admitida na Escola Superior de Música de Lisboa. Nesta instituição, completou a Licenciatura em Música (Composição) entre 2018 e 2021 e o Mestrado em Ensino de Música (Composição), sendo a sua tese final intitulada “A Análise da Componente Extramusical da Composição como Veículo para Potenciar a Performance”.

Durante os estudos na Escola Superior de Música de Lisboa, destaca o trabalho com Luís Tinoco. Em 2023 integra a Pós-Graduação em Film Scoring, na Academia Nacional Superior de Orquestra, sob direção de Nuno Dario.

A sua obra tem sido reconhecida e interpretada em Portugal, por intérpretes de excelência (como o Duo Contracello ou o Euterpe Guitar Duo) e em importantes eventos e salas de concerto nacionais (como o Festival Música Viva, o Oculto d’Ajuda, o Lisboa Incomum, a Casa da Música Jorge Peixinho, o Museu MAAT ou a Casa da Música, no Porto).

Recebeu encomendas das mais variadas entidades, intérpretes e ensembles, destacando a Antena 2 / RTP (Prémio Jovens Músicos) e o Maat Saxophone Quartet, o responsável pela estreia internacional da sua música.

Em 2022 recebeu o Prémio de Composição Francisco Martins pela Orquestra Clássica do Centro, no âmbito do qual estreou a peça orquestral “De Onde Venho”. Em 2023 recebeu o Prémio de Composição Incentivo à Criação, por parte do Teatro Nacional de São Carlos, com a sua primeira obra para orquestra, “Magma”.

A par da sua atividade como compositora, é professora de Composição, na Academia de Música de Lisboa, Escola de Ensino Artístico Especializado, onde leciona também Análise e Técnicas de Composição e História e Cultura das Artes. Conta ainda com um conjunto de alunos particulares de instrumento e teoria musical, das mais diversas idades.

Atua também enquanto baixista em múltiplos projetos, contando com experiência em música para teatro, comédia de improviso, gravação em estúdio e acompanhamento de artistas. Tem uma intensa atividade em todas as áreas pelas quais se divide. Sendo especialmente interessada em artes visuais e performativas, ação social e educação, pretende promover sempre a complementaridade destas áreas na sua produção artística.

Bio facultada por Ana Roque Antunes, publicada na Meloteca a 14 de janeiro de 2024.

Partilhe
Share on facebook
Facebook