Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ana Luísa Cardoso

Soprano

Ana Luísa Cardoso nasceu em Pampilhosa, Mealhada, em 1967. Estudou no Conservatório Calouste Gulbenkian de Aveiro. De 1989 a 1994, integrou o coro da Fundação Calouste Gulbenkian e entrou para o coro do Teatro Nacional de S. Carlos (TNSC) em 1989.

Actou como cantora solista em diversos espectáculos desde 1991, nomeadamente: “Stabat Mater” de Pergolesi (1994); estreia absoluta da cantata “A Trilogia das Descobertas”, de e sob a direcção do maestro Carlos Silva (1996); concertos de Música Sacra com peças de Haendel, Delibes e Schubert (1999 e 2000); óperas e concertos da Temporada de Ópera do TNSC, como “Suor Angelica” de Puccini, “Orphée aux Enfers” de Offenbach, cantata “Ceremony of Carols” de Britten, cantata “Les ruines de Jeruzona” de Pousseur; três concertos com Coro e Orquestra do TNSC, sob a direcção do maestro João Paulo Santos, no programa dedicado a Schumann, no TNSC e nos Festivais dos Capuchos e do Bombarral; na co-produção do TNSC e da Culturgest “Édipo ou a Tragédia do Saber” de António Pinho Vargas (estreia absoluta) e no musical “Sweeney Todd” de Sondheim.

Cantou no Coro Syntagma Musicum de Lisboa e no Grupo Vocal Harmonia e colabora com o Coro Polifónico de Almada e o coro Riccercare de Lisboa. Dirige, desde 2004, o Coro da Casa da Galiza, em Lisboa. Integra a OP-Companhia Portuguesa de Ópera desde 2001, tendo interpretado, em Lisboa e em digressão por todo o país: Gianetta em “L’Elisir d’Amore” de Donizetti (num total de 25 récitas, em 2001 e 2002), Berta no “Barbeiro de Sevilha” de Rossini, Frasquita na “Carmen” de Bizet e Cugina na “Madama Butterfly” de Puccini. Em 2005, fez parte do elenco da ópera “Norma” de Bellini, a convite do Festival de Música do Teatro Clássico de Mérida, intrepretando o papel de Clotilde, sob a direcção do maestro Miguel Ortega.

Desenvolve actividade regular em récitas por todo o país, interpretando música sacra e árias de ópera, a solo ou em dueto, acompanhada por piano. Trabalhou sob a direcção dos maestros João Paulo Santos, Manuel Ivo Cruz, José Ferreira Lobo e Giulliano Carella, entre outros. Estudou com os professores Ana Flemming, Marimi del Pozo, Ileana Cotrubas, Elizette Bayan, Fernanda Correia, Mário Mateus e Rui Taveira.

Estudou com Elisabete Matos e com Enza Ferrari.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook