Bio+
Ana Leite de Faria
Saxofone
Ana Leite de Faria nasceu a 7 de julho de 1987, na cidade de Braga. Iniciou os estudos na área da música aos seis anos, em piano clássico, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, tendo obtido o oitavo grau do instrumento e aulas de ballet no mesmo Conservatório.
O seu primeiro contacto com o saxofone acontece em 2000, numa outra instituição educacional. Um ano mais tarde, deu continuidade ao estudo do saxofone, como segundo instrumento, na escola Calouste Gulbenkian. Integrada no curso de Formação Musical, passou a frequentar também aulas de canto.
Em 2009 finalizou o curso de Licenciatura em Música, como saxofonista, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, do Porto, obtendo por unanimidade, a classificação máxima, pelo júri composto pelos professores: Henk van Twillert, Fernando Ramos, Tjako van Schie (pianista acompanhador), com quem tem o privilégio de trabalhar.
No decorrer do seu percurso académico e artístico, participa em vários concertos por toda a Europa, nomeadamente no Parlamento Europeu, Bélgica, International Saxophone Week, Amesterdão, e Yamaha Pro Custom Sax Tour 2008, integrando o Projeto Vento do Norte, um ensemble de 12 saxofones.
Ao longo da sua jornada como musicista, Ana Leite de Faria, participou em seminários de Orquestra Clássica e classes de aperfeiçoamento de saxofone com António Belijar, Claude Delangle, Mario Marzi, Arno Bornckamp, Jean – Yves Formeau, Stéphane Laporte, Richard Ducros, Roberto Benitez, Gerard McChrystal, Xelo Giner, entre outros.
Em 2009, viajou para Lisboa com o objetivo de conhecer Christian Lauba, pianista e compositor de Steady Study on the Boogie, obra que vem a demarcar a sua atitude enquanto saxofonista.
Em Itália recebeu dois prémios em concursos. Em 2005 no 5 ° Concorso Internazionale di Musica – Marco Fiorindo foi-lhe atribuído o 3º prémio e em 2007 no 7º Concorso Internazionale di Musica, Cittá di Chieri o 2º prémio.
Desde cedo expandiu o seu percurso musical integrando o quarteto, Hownana Jazz Quartet, em Portugal e Espanha, iniciando assim o seu primeiro contacto com o Jazz, Improvisação e Composição Jazzística com Alex Honwana, pianista de jazz. Nesta área trabalha como membro efetivo da Orquestra de Jazz de Braga, tendo realizado workshops com Mário Laginha, Carlos Azevedo e Pedro Guedes.
Em 2011 foi-lhe atribuída uma bolsa de estudos pela World Tour Schoolarship, tendo tido o privilégio de estudar em uma das mais prestigiadas escolas de música da atualidade, Berklee College of Music, onde trabalha com grandes nomes da música atual: Greg Osby, Frank Tiberi, Shannon LeClaire, Dino Govoni, Harry Skoler, Ed Tomassi, entre outros. Aprimora a sua experiência, não só como saxofonista, mas também no ramo da composição, Film Scoring.
Na sua jornada pelos Estados Unidos tem a oportunidade de frequentar Jazz Clinics com grandes mestres como, Barry Harris em Nova York.
Em 2016, concluiu o Mestrado pela Universidade do Minho em Braga, Mestrado em Ensino da Música, na variante de Saxofone, tendo apresentado como trabalho de sua pesquisa o projeto intitulado, A Improvisação na Otimização da Aprendizagem do Saxofone no Ensino Especializado da Música.
Atualmente, em Portugal, encontra-se a elaborar a pesquisa “d’O Projeto”. De sua índole pessoal, visa expandir, unificando perspetivas musicais, direcionando conteúdos e experiências a nível pedagógico e artístico. Tendo já apresentado parte deste ambicioso projeto em escolas portuguesas, tornou-se membro do corpo docente da Academia de Música de Castelo de Paiva e da Academia de Música Valentim Moreira de Sá, em anos transatos, tendo implementado o projeto e lecionado a disciplina de opção Acompanhamento e Improvisação.
É mentora e diretora artística do programa ViVAMUS, onde lidera uma equipa de profissionais da música e docentes de várias escolas, instituições e associações artísticas na zona norte do país. Sediado em Braga desde 2016, o programa ViVAMUS pretende um desenvolvimento do senso criativo nos mais jovens, bem como uma maior predisposição para os aspetos musicais, como a improvisação e a partilha de ideias musicais dentro e fora da sala de aula.
Paralelamente, tem trabalhado em parcerias com diversas instituições culturais do município de Braga, como a Bibioteca Lúcio Craveiro da Silva, Museu dos Biscainhos, Casa do Professor, Gneration, Associação ANEIS, FNAC, CEA, TUB, Nova Arcada, Synergia Braga, projeto SUPERTABi, entre outros.
Como mentora e diretora artística, e em parceria com a Câmara Municipal de Braga tem vindo a implementar uma série de eventos culturais e artísticos pela cidade de Braga, nomeadamente:
- Breakfast with Jazz ‘2017 Braga
- Breakfast with Jazz ‘2018 Porto
- Weekend Jazz Fest ‘2018 Braga
- Jazz aos Jardins ‘2018 Braga
- Primavera Jazz ‘2019 Braga
Bio facultada por Ana Leite de Faria, publicada na Meloteca a 11 de abril de 2021
[ Músicos naturais de Braga ]
Clique AQUI para saber mais sobre músicos de Braga.