Ana Ferraz
Flauta
Natural do concelho da Maia, Ana Ferraz iniciou os estudos musicais no Conservatório de Música da Maia, onde terminou o 5º Grau na classe de Marco Pereira.
Em 2010, prosseguiu os seus estudos na Escola Profissional Artística do Vale do Ave, ARTAVE, na classe do mesmo professor, Marco Pereira, tendo concluído como a melhor instrumentista de sopros , apresentando-se seguidamente a solo com a Orquestra Sinfónica ARTAVE.
Efetuou cursos de aperfeiçoamento orientados pelos professores Nuno Inácio, Adriana Ferreira, Michel Bellavance e Júlia Gállego, Derek Jones, Herman van Kogelenberg, Nicole Esposito, Patrick Gallois, Sarah Rumer, Julien Beaudiment e Adam Walker, entre outros.
Integrou várias orquestras, entre as quais Orquestra Sinfónica ARTAVE, Orquestra Sinfónica APROARTE, Orchestre de la Haute École de Musique de Genève, Orchestre Animato Foundation, Orquestra XXI, Orchestre du cnsmd Lyon e Orchestre Nacional de Lyon. Trabalhando com alguns maestros de renome nacional e internacional entre os quais Luís Machado, Ernst Schelle, Kevin Wauldron, Emílio de César, Howard Williams, Pierre Bleuse, Thierry Fischer, Fabrice Pierre, Peter Csaba, entre outros.
Ana Ferraz foi premiada em diversos concursos, em particular com o 1º lugar no ‘’14º Concurso Internacional de Música Santa Cecília’’, 1º lugar na ‘’Jastrzebie-Zdroj International Flute Competition’’ na Polónia e no passado ano com o 2º lugar no concurso Prémio Jovens Músicos, categoria de música de câmara.
Em 2013, foi admitida na Haute École de Musique de Genève na classe do professor Michel Bellavance onde terminou a sua licenciatura com a nota máxima.
Realiza o mestrado em performance no Conservatoire Nacional Supérieur de Musique et Danse de Lyon, tendo como professor principal Julien Beaudiment, assistente Emmanuelle Reville et professor de piccolo Gilles Cottin.
Ana Ferraz é bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian.