Ana Elias
Carrilhão
Ana Elias (n. 1974, Lisboa) é carrilhanista, co-fundadora, directora cultural e professora de música da associação CICO – Centro Internacional do Carrilhão e do Órgão.
Realizou a sua formação musical no Instituto Gregoriano de Lisboa.
Obteve também o diploma de carrilhanista com “Grande Distinção” na Escola Real de Carrilhão – Instituto Superior ‘Jef Denyn’ em Mechelen, na Bélgica e o Mestrado em Música com agregação ao ensino no Lemmensinstituut em Leuven, também na Bélgica. No Conservatório de Mechelen terminou o curso de órgão com “Grande Distinção”.
Além do seu percurso musical, a Ana possui também o Mestrado em Engenharia Geológica e de Minas pelo Instituto Superior Técnico.
Foi galardoada com o segundo prémio na prestigiada “Competição Internacional de Carrilhão Rainha Fabíola” em Mechelen; o segundo prémio na “Competição de Composição para Carrilhão Jacques Redel” em Gent, na Bélgica; e o terceiro prémio na “Competição Internacional de Interpretação” em Springfield, Illinois nos EUA.
Com a irmã, Sara Elias, foi vencedora do “Prémio Milénio Sagres-Expresso 2004” com o projecto de um carrilhão itinerante. Consequentemente, a Ana, a irmã e o pai, Eng. Alberto Elias, fundaram a CICO, com sede em Constância, e cujo lema é a “Divulgação do Carrilhão e do Órgão, da sua Música e da Arte de os Tocar”, materializando o seu objectivo com a aquisição do Carrilhão LVSITANVS.
Na sua carreira contam-se inúmeros concertos de carrilhão executados no seu país, Portugal, e em vários outros países da Europa, EUA, Rússia, Nova Zelândia e Austrália.
Entre 1995 e 2001, assegurou, com a irmã, os recitais de Domingo de manhã antes da Missa, no Carrilhão da Torre Sul do Palácio Nacional de Mafra. É frequentemente convidada para concertos como carrilhanista solo, ou como elemento do duo LVSITANVS, e ainda como oradora em festivais e congressos internacionais de carrilhão.
Ana Elias é também consultora técnica na instalação de novos carrilhões, no restauro de carrilhões históricos ou na viabilidade da substituição de antigos carrilhões, destacando-se o seu trabalho como coordenadora-consultora do Carrilhão dos Pastorinhos em Alverca e do Carrilhão LVSITANVS, propriedade da CICO.
A sua performance em carrilhão pode ser ouvida num CD português gravado no Carrilhão da Torre dos Clérigos, integrado no “Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura”.
Ana Elias e a irmã, Sara Elias, formam o LVSITANVS®, o primeiro duo de carrilhão no mundo formado por irmãs carrilhanistas.
Músicos naturais de Lisboa
Bio atualizada na Meloteca a 21 de julho de 2021
Clique AQUI para saber mais sobre músicos