Ana Castanhito
Harpa
Ana Castanhito iniciou os estudos musicais na Escola de Música do Conservatório Nacional aos 13 anos, na classe de harpa de Clotilde Rosa. Sete anos depois, terminou o oitavo grau com nota máxima, na classe da professora Andreia Marques.
Foi depois estudar no Royal College of Music, em Londres, com o harpista Ieuan Jones, onde esteve entre 2005 e 2009. Participou em classes de aperfeiçoamento com importantes harpistas como Marisa Robles, Jana Buskova, Daphne Boden, Imogen Barford, Lisetta Rossi, entre outras.
Como harpista da orquestra sinfónica e da sinfonietta do Royal College of Music, a Ana teve oportunidade de trabalhar com maestros como Vladimir Ashkenazi, Esa-Pekka Salonen, Leif Segerstam, Peter Stark e John Wilson.
Ana Castanhito concluiu em 2012 o seu Mestrado em Ensino da Música (vertente Instrumental – Harpa) na Escola Superior de Música de Lisboa, onde a sua tese no âmbito de estética musical obteve 19 valores.
Profissionalmente a Ana tem colaborado frequentemente com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Sinfonietta de Lisboa, Orquestra Gulbenkian, OrchestrUtopica, Toy Ensemble, entre outros. Da sua actividade performativa a solo destacam-se as apresentações com o Coro Infantil da Universidade de Lisboa da obra Ceremony of Carols, de Benjamin Britten, os Concertos para Bebés, e os Recitais a Solo.
É membro efectivo do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa desde 2010, tendo colaborado na estreia e difusão de música de compositores portugueses, tanto nacional, como internacionalmente (Itália, Inglaterra, Dinamarca, Croácia, Eslovénia, Espanha).
Participou na gravação de três CDs do GMCL: Caminhos de Orfeu (2012) e dois CDs de música de Jorge Peixinho (2010 e 2016).
A Ana é professora de harpa na Escola de Música do Conservatório Nacional e na Escola Superior de Música de Lisboa.