Álvaro Cortez, marimba, de Barcelos

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Álvaro Cortez

Marimba

Combinando técnica meticulosa, inteligência musical e um senso de leveza, as suas actuações únicas, são imbuídas de energia, paixão e poder que ressoam em todos os tipos de público. Descrito pela pianista Maria João Pires como “Irreverente, brilhante, ambicioso”, Álvaro Cortez foi vencedor de vários prémios em competições globais de percussão incluindo o Concorso Musicale Europeo, Itália, Universal Marimba Competition, Bélgica, e Jeju International Music Competition, Coreia do Sul.

Apresenta-se em festivais pela Europa, Ásia e América do Sul, incluindo o Festival Percursos da Música, Braga, Festival de Música de Antuérpia, Festival de Música de Lisboa, Festival de Percussão de Jeju, Festival Yamaha, Honda Music Festival, Desingel Music Festival, Klara Festival, Patagonia Percussion Festival e Belgium Music Days.

Foi artista convidado na Opera del Liceu, Barcelona, e selecionado para gravar um CD na Orpheus Classical Music Label.

Álvaro Cortez Lourenço Alves iniciou os estudos musicais aos 13 anos na Banda Musical de Oliveira (Barcelos), tendo como primeiros tutores Alberto Bastos e Samuel Bastos (oboé).

No ano seguinte ingressou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, na classe de Helena Pereira e Hugo Vieira. Foi seleccionado para se juntar à Orquestra de Jovens dos conservatórios Oficiais de Música (OJ.com) quatro anos consecutivos (dois como chefe de naipe). Com apenas 16 anos apresentou-se pela primeira vez a solo com a Orquestra Gulbenkian de Braga, e com 17 anos faria a sua estreia a solo com orquestras profissionais executando o concerto para marimba e orquestra de E. Sejournee, com a Orquestra do Norte.

Terminou o seu percurso no Conservatório com 20 valores ingressando na Universidade do Minho sob a tutela de Nuno Aroso, onde terminou a licenciatura, também com nota máxima.

A progressão académica/musical continuaria pela Hanns Eisler Hochschule fur Musik em Berlim, onde estudou Percussão Orquestral com Rainer Siegers e Franz Schindlbeck, Conservatoire de Musique et Dance de Lyon, onde estudou Percussão Solista com Jean Jeoffroy e em Antuérpia, em estudos de marimba com o afamado virtuoso Ludwig Albert.

Trabalhou com intérpretes e pedagogos como Paul Costa, Rui Sul Gomes, Paulo Oliveira, Rui Silva, Nuno Aroso, Fillipo Latanzi, Ludwig Albert, Li Biao, Mark Brahafart (Royal Concertgebouw Orchestra), Daniella Ganeva, Jaume Espinosa, Manolo Martinez, Marta Klimasara, Swe-e-wu, John Beck, Jean Geoffroy, Emmanuel Séjourné, Leonidas Kavakos, Tatiana Samouil, Alissa Margulis, entre outros.

Trabalhou também com maestros como Garcia Barrios, Jacomo Bairos, C. Lindberg, Edo de Waart, Joana Carneiro, Paul McCreesh, Emil Svetnov, Kirill Karabits e Vasily Petrenko.

Foi premiado com o 2.º lugar no concurso “Anatólio Falé” – Lagos, em 2010; 1.º lugar no concurso “Jovens solistas” inserido na Capital Europeia da Juventude (Braga CEJ) em 2012; 3.º prémio no “Prémio Jovens Músicos” – percussão, nível superior, em 2013, com apenas 19 anos; 1.º prémio no “Concorso Musicale Europeo – Cittá di Filadélfia” – Itália, em 2014; 2.º prémio (sem primeiro) no “International Marimba Competition ” (PAS Greece) – Grécia, em 2014.

Foi também galardoado com o 3.º prémio num dos concursos mais importantes no panorama percussivo mundial – “Jeju International Competition”, na Coreia do Sul, apelidado pela imprensa coreana com o “ARD” asiático. Foi-lhe atribuído o 6.º prémio no “Queen Elizabeth Competition” para Marimba – “Universal Marimba Competition” que se realizou na Bélgica. Além desta magnifica posição, foi-lhe entregue o “special young talent prize” e o prémio para melhor interpretação de todo o concurso, atribuído pelo presidente do júri – Igor Lesnik.

Na época 2019/2020 destacam-se concertos com a Orquestra Nacional do Peru, Orquestra Nacional do Chile, Antwerp Camerata e Brussels Philarmonic. Foi convidado para ser artista residente na Antwerp Camerata durante duas temporadas.

Publicado na Meloteca a 08 de fevereiro de 2024

Músicos de Barcelos

Clique AQUI para saber mais sobre músicos e música do Concelho.

Partilhe
Share on facebook
Facebook