Agrupamento de Danças e Cantares da Póvoa da Isenta

  • Morada

    Rua Movimento das Forças Armadas, 33
    2005-085 Póvoa da Isenta

  • Telefone

    (+ 00 351) 966 589 431 / 919 859 952 / 243 321 531

  • Sítio

  • Descrição

    O Agrupamento de Danças e Cantares da Póvoa da Isenta foi fundado a 30 de setembro de 1983.

    A Póvoa da Isenta é uma freguesia rural do concelho de Santarém, onde predomina a cultura de cereais e olivais, com pequenas áreas de vinhas e zonas hortícolas.

    Possui uma organização de recolha de trajes e danças, utensílios de trabalho e costumes, que tem trabalho para a boa divulgação cultural da região que representa. Dos seus trajes fazem parte os domingueiros, de noivado e de trabalho, sendo alguns deles representativos de há 130 anos. Em conjunto com os trajes de trabalho apresentam-se os utensílios ao tempo utilizados na faina da ceifa, da debulha, na apanha da azeitona e os utilizados pelo pastor, pelo boieiro e pelo eguariço.

    Do seu reportório de danças, são de realçar os bailaricos, o verde-gaio, fadinhos, fandango, valsas, viras e corridinhos, entre outras.

    Acordeões, harmónio, viola, ferrinhos, cana rachada, bilha e reco-reco, compõem a sua tocata, acompanhada por duas cantadeiras.

    O tem percorrido Portugal de Norte a Sul, participando em festivais nacionais e internacionais de Folclore, destacando os aspetos etnográficos, as danças e cantares ribatejanos. Já atuou além-fronteiras, nomeadamente em Espanha, França e Itália.

    O Agrupamento leva a efeito várias atividades de carácter cultural, com destaque para o seu Festival de Folclore.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook