Agostinho Sequeira, percussionista natural de Almada

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Agostinho Sequeira

Percussão

Natural de Almada, Agostinho Benedito de Almeida Sequeira (n. 1998), iniciou os estudos de Percussão em 2013 na Escola Profissional Metropolitana em Lisboa. Em 2016, foi admitido no Conservatorium Van Amsterdam onde completou os estudos com máxima distinção. O seu percurso académico teve passagens pelo Conservatoire National supérieur de Musique et Danse de Lyon e pela Hochschule Für Musik Hanns Eisler – Berlin.

Em 2020, Agostinho Sequeira foi o vencedor do prestigiado concurso “Tromp international Percussion Competition” em Eindhoven, tendo também recebido o prémio da imprensa e do público.

Foi vencedor da 30ª edição do Prémio Jovens Músicos na categoria de percussão – nível médio, e aclamado com o Prémio Maestro Silva Pereira – Jovem Músico do ano.

Já atuou como solista com a Orquestra Gulbenkian, Het Ballet Orkest Amsterdam, Asko Schönberg ensemble, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfónica Ensemble e a Orquestra Sinfónica do Conservatório de Amesterdão.

Enquanto solista, apresentou recitais em salas como a Muziekgebouw Amsterdam, Muziekgebouw Eindhoven, Centro Cultural de Belém e em diversos festivais com destaque para o IPEA festival Shanghai, Wonderfeel Festival e o Bach Festival Dordrecht.

Baseado em Berlim, Agostinho Sequeira foca-se maioritariamente em repertório de percussão solo e música de câmara colaborando com diversos ensembles entre os quais Toonzetters ensemble, Amsterdam Sinfonietta, Ereprijs ensemble e ICK Dans Amsterdam.

Em 2014 ganhou, como membro do Duo de Percussão da Metropolitana, o 1º prémio no concurso “Prémio Jovens Músicos” e em 2015 como membro do Trio de Percussões Metropolitana, foi laureado com o 1º prémio no concurso “21st Century Art competition for young performers” e o 2º prémio no concurso “Tomarimbando”- categoria de Marimba. Em 2016, Agostinho foi laureado com o 1º prémio no “1º Concurso Internacional de Percussão da Beira Interior”. Em 2017, foi bolseiro da Fundação Jan Pustjens e em março de 2018, ganhou o 1º prémio no “Concurso Internacional de percussão de Gondomar”.

Fonte: Concurso Internacional de percussão de Gondomar, 2024

Partilhe
Share on facebook
Facebook