Agostinho Henriques
Violoncelo
Violoncelista madeirense, Agostinho Henriques nasceu em Câmara de Lobos a 23 de abril de 1945, e faleceu dia 5 de outubro de 2023, aos 78 anos.
Foi aluno da Academia de Música e Belas Artes da Madeira (AMBAM). Em 1964, ano em que se constitui a Classe de Orquestra para o Curso Superior de Música da AMBAM, sob a direção do responsável pela Secção de Música, Jorge Madeira Carneiro, foi concebida a “Orquestra de Câmara da Academia de Música da Madeira”, com o objetivo exclusivamente pedagógico, na qual Agostinho Henriques, na qualidade de aluno de Violoncelo no referido Curso, foi um dos primeiros alunos a integrar a Orquestra, tendo-se esta apresentado, pela primeira vez em público, a 13 de fevereiro do mesmo ano no Teatro Municipal Baltazar Dias.
Além de ter sido docente do Conservatório de Música da Madeira, atual Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Agostinho Henriques foi músico e dirigente da Orquestra de Câmara da Madeira (após a desvinculação da Orquestra de Câmara da Academia de Música da Madeira à AMBAM, ocorrida nos 70 do Séc. XX) e, posteriormente, aquando da transição desta para a atual Orquestra Clássica da Madeira.
Depois de ter deixado de ser executante da Orquestra Clássica da Madeira, continuou a ser um grande amigo da Orquestra e acompanhou de perto a vida institucional e artística, assistindo aos seus concertos.
À família endereçamos as nossas sentidas condolências pela sua partida e a paz e serenidade neste momento de dor.
Fonte: ANSA – Associação Notas e Sinfonias Atlânticas, entidade gestora e dinamizadora da Orquestra Clássica da Madeira