Adriano Aguiar contrabaixista

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Adriano Aguiar

Contrabaixo

Nascido no Porto em 1960, Adriano Aguiar estudou no Conservatório de Música daquela cidade e iniciou o estudo do contrabaixo com Augusto Fortuna. Efectuou os exames de contrabaixo no Conservatório Nacional de Lisboa, como aluno externo, com elevadas classificações, sob a orientação de Alejandro Erlich-Oliva. Frequentou os cursos de aperfeiçoamento dirigidos por Ludwig Streicher e Franco Petracchi, respectivamente nos XVI Cursos Internacionais de Música do Estoril (1984) e na Academia Musicale Chigiana em Siena (1988).

Foi membro da Orquestra Sinfónica da RDP/Porto (1978-1985) e da Orquestra Sinfónica do Teatro Nacional de S. Carlos (1985-1992). O seu interesse pela Música de Câmara levou-o a constituir diversos agrupamentos, entre os quais cabe destacar o Quarteto de Contrabaixos de Lisboa e o Duo Contracello. No âmbito da música contemporânea integra o Grupo Instrumental da Oficina Musical , tendo participado em numerosas primeiras audições.

Em 1990, obteve o 1º prémio – nível superior – no concurso da Juventude Musical Portuguesa. O compositor Marin Goleminov dedicou-lhe um Concerto para Contrabaixo e Orquestra, estreado numa série de concertos em Portugal e Escócia (Aberdeen International Youth Festival – 1994), com a Orquestra de Câmara da Escola Profissional de Espinho.

Foi professor na Escola Profissional de Música de Espinho, na Academia de Música de Espinho e na Fundação Musical dos Amigos das Crianças. Gravou para a Radiodifusão Portuguesa, Rádio Televisão Portuguesa, Rádio – BBC e um CD para a etiqueta Numérica (Duo Contracello – I). Adriano Aguiar é, desde 1996, Coordenador de Naipe Adjunto na Orquestra Sinfónica Portuguesa, com quem actuou a solo na temporada de 2000. Participou no evento Porto 2001 – Capital da Cultura, nomeadamente com o Duo Contracello e o Quarteto Montagnana.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook