Relógio

ONOMATOPEIAS

Com origem no Grego (onomato+poeia), a palavra “onomatopeia” é uma figura de linguagem na qual se reproduz um som com um fonema ou palavra.

As onomatopeias podem dividir-se em “puras”, ou puramente fonéticas, ou vocabulizadas (lexicalizadas). São “puras” quando não são palavras mas tentativas gráficas de reproduzir sons – às vezes formadas por consoantes apenas (Zzzzz).

As onomatopeias são fáceis de pronunciar, mas difíceis de representar com rigor. Algumas onomatopeias puras dão origem a onomatopeias vocabulizadas (verbos, substantivos): mu > mugir. Quase todas as onomatopeias puras são passíveis de lexicalização, bastando para isso antepor um artigo: o tique-taque, por exemplo.

Ruídos naturais ou artificiais, gritos humanos, gemidos, cantos de pássaros, sons de instrumentos musicais, barulhos mecânicos incluem-se no âmbito das onomatopeias. A imitação dos sons realizada pelas onomatopeias é aproximada e não exata.

A onomatopeia é um recurso expressivo usado na prosa e especialmente na poesia, pelo contributo melódico, harmónico e rítmico que dá à frase. As qualidades sonoras da onomatopeia podem ser reforçadas pela aliteração, isto é, repetição do mesmo som de consoante.

Convém ressalvar, que os animais, pessoas e objetos não produzem sempre o mesmo som em circunstâncias semelhantes. O mesmo gato pode dizer “miau”, ou “mau”, ou “méu”… O som é diferente quando pedem, quando imploram, ou quando não querem…

As onomatopeias fazem parte do programa do 1º Ciclo e a audição e identificação de sons do meio inserem-se no programa de Música. A organização e divulgação de onomatopeias e verbos onomatopaicos pode ser útil a professores de Música nas Atividades de Enriquecimento Curricular, na criação de estórias e de poemas.

António José Ferreira

Ch…
saída de gases ou líquidos

To-bom, to-bom
coração (normal)

Tonf
corpo que cai na água

Vvvvv
som do vento

Vuum
objeto cortando o ar rapidamente

Relógio

Relógio

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *