Nuno Baptista

O clarinetista Nuno Baptista, aluno do 2.º ano da Academia Nacional Superior de Orquestra (ANSO), da Metropolitana, é o vencedor do Prémio Inatel Jovem Solista 2020, tendo sido escolhido entre dezenas de candidatos que prestaram provas em fevereiro. O músico de 20 anos sucede assim a Marta Mata e João Gonçalves, que venceram no ano passado, ex-aequo. Com apenas nove anos, iniciou os estudos no Conservatório de Música de Seia, orientado por Carlos Silva. Chegou à Metropolitana no ano letivo 2018/19, para frequentar a licenciatura em Instrumentista de Orquestra, com o professor Nuno Silva, na ANSO. 

Nuno Baptista

Maria João Pires condecorada por Marcelo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou no dia 25 de janeiro de 2020 a pianista Maria João Pires com Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, que considerou ser “um exemplo de excelência de Portugal no mundo”. Depois de um recital de piano, perante o Corpo Diplomático acreditado em Portugal, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, a pianista foi agraciada por Marcelo Rebelo de Sousa, a quarta condecoração de Maria João Pires. (27/01/2020)

Mísia prémio “In Honorem” em França

Notícias breves de música
Mísia

A fadista Mísia recebeu no dia 16 de janeiro de 2020 o prémio “In Honorem”, da Academia Charles Cros, em Paris, pela sua carreira e pela inovação que trouxe ao fado como género musical. Foi a terceira vez que a instituição francesa, que tem o alto patrocínio do Presidente da República, Emmanuel Macron, distinguiu Mísia, mas a primeira em que lhe foi atribuído o prémio “In Honorem” que reconhece o valor da carreira dos intérpretes musicais. (16/01/2020).

Medalha de Mérito para Júlio Isidro

Júlio Isidro
Júlio Isidro, foto D.R.

O Governo atribuiu a Medalha de Mérito Cultural ao locutor e apresentador de televisão Júlio Isidro, num espetáculo comemorativo dos 60 anos de carreira de Júlio Isidro na noite de 16 de janeiro, realçando o “inestimável trabalho de uma vida dedicada” ao audiovisual. “Figura ímpar dos meios audiovisuais em Portugal desde o início dos anos 60, Júlio Isidro foi também um pioneiro na divulgação de novos valores para a música.” – salientou o Governo em nota biográfica sobre o apresentador. (16/01/2020).

José Eduardo Gomes premiado na Bulgária

Maestro José Eduardo Gomes no Teatro Micaelense em 2019
Maestro José Eduardo Gomes

José Eduardo Gomes ganhou na Bulgária o 1º Prémio da segunda edição do “European Union Conducting Competition” e o Prémio “Melhor Interpretação Beethoven”. Premiados foram também Almanzar Sebastian, Colômbia, 2º prémio; Zlatkov Svetlomir, Bulgária, 3º prémio; Jung Hyeju, Coreia do Sul, 4º prémio. Este concurso é organizado pelo Bulgaria Hall em cooperação com a Orquestra Nacional Artes, Orquestra Filarmónica Kodaly e Orquestra Sinfónica de Pazardjik. (11/01/2020).

Kika Materula Figura Cultural 2019

Kika Materula
Kika Materula

A última edição de 2019 do jornal “Savana” escolheu a directora artística do Xiquitsi, Kika Materula, para Figura Cultural 2019. Pesou para nesta escolha o facto de Kika Materula liderar o ambicioso projecto Xiquitsi, mas também por tocar oboé e divulgar o nome de Moçambique no mundo. Kika Materula é uma solista de mão cheia e faz parte da Orquestra Sinfónica do Porto, em Portugal, país onde se formou na Escola Superior de Música de Lisboa. Kika Materula lidera o Xiquitsi, um projecto sem fins lucrativos, criado em 2013 e que se dedica ao desenvolvimento da Música Clássica em Moçambique. (02/01/2020)

Maria João Pires personalidade do ano para a AIEP

Maria João Pires pianista
Maria João Pires, foto Eduardo Gageiro

A pianista portuguesa Maria João Pires foi eleita, em Lisboa, para receber o 30.º prémio personalidade do ano da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP). Considerada a “mais internacional pianista portuguesa da atualidade”, Maria João Pires foi distinguida como Personalidade do Ano 2019 pela “crítica internacional”, que reconhece a artista como uma “das mais famosas intérpretes de música clássica”. (12/12/2019).

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *