Música premiada

Artur Micael Petryakov, aluno de violino do Conservatório - EPAM
Aluno do Conservatório – EPAM premiado

Artur Micael Petryakov, aluno de violino do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, obteve o primeiro lugar no ‘Concurso Internacional ‘Racconto di Primavera 2021” (Itália, Ravena), que decorreu, entre 6 e 9 de abril, em formato on-line – noticiou o Diário de Notícias (Madeira). Neste concurso, organizado pelo ‘International Festival-Competition Gold Europe & Gold World’ e desenvolvido em parceria com o Ministério da Cultura de Itália, concorreram 1.600 participantes de 26 países. O aluno do Conservatório participou no grupo II (9-10 anos), na modalidade ‘Instrumentos de Cordas, Violino Solo’ onde obteve o primeiro lugar. Este prémio deve-se, igualmente, ao acompanhamento contínuo da professora de violino Paradzem Khachkalyan. Artur Micael Petryakov nasceu em 2011 e começou os estudos de violino aos 6 anos, com a professora que atualmente o acompanha, na antiga Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (atuais Cursos Livres em Artes do Conservatório). Já participou em vários concertos, audições e programas televisivos promovidos pela instituição.

Artur Micael Petryakov, aluno de violino do Conservatório - EPAM

Artur Micael Petryakov, aluno de violino do Conservatório – EPAM

Conheça AQUI os produtos Meloteca!

Meloteca, recursos musicais criativos para crianças, professores e educadores

Meloteca, recursos musicais criativos para crianças, professores e educadores

Luís Carvalho, finalista da Hans von Büllow Conducting Competition

Luís Carvalho, maestro, é finalista da Hans von Büllow Conducting Competition. Hans Guido Freiherr von Bülow (8 de janeiro de 1830 – 12 de fevereiro de 1894) foi um diretor de orquestra, pianista virtuoso e compositor do período romântico.

Hans von Büllow Conducting Competition

Hans von Büllow Conducting Competition

Leonardo Marques 1º Prémio IIMC

Leonardo Marques, clarinetista, obteve o 1º Prémio em ex-aequo no Concurso Iscart International Music Competition (20/04/2021)

Leonardo Marques, clarinete

Leonardo Marques, clarinete

Pedro Borges premiado

O pianista gaiense Pedro Borges foi o vencedor da 3ª Edição do Prémio Novos Talentos Ageas. A final do Prémio Novos Talentos Ageas 2019 foi disputada entre Pedro Borges, a fadista Rute Rita e o Maat Saxophone Quartet, constituído por Catarina Gomes, Daniel Ferreira, Mafalda Oliveira e Pedro Silva. [ 03 de outubro de 2020 ]

13º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim

O compositor Lucas Rei Ramos venceu o 13.º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim, com a obra “As Estruturas de Solaris”, enquanto o público do festival distinguiu “Ministério do Caos”, de Manuel Brásio. [ 21 de setembro de 2020 ]

Ana Vieira Leite

Ana Vieira Leite (soprano portuguesa de Braga) venceu o Concours International de Chant Baroque de Froville (França). O Forum Opera Le Magazine du Monde Lyrique, destaca Ana Vieira Leite, cujos recursos vocais e inteligência musical provocaram uma forte impressão”. [ 15 de setembro de 2020 ]

Groovid, de Miguel Reis

A obra Groovid, de Miguel Reis, foi a vencedora da primeira edição do Prémio Internacional de Composição para Clarinete e Big Band. O júri, constituído pelo clarinetista e maestro António Saiote, o compositor e pianista Carlos Azevedo, o clarinetista e professor Paulo Gaspar, o saxofonista e compositor Pedro Moreira e a chefe da divisão de Cultura na Câmara Municipal de Loures, Patrícia Silva (em representação do presidente da Autarquia), decidiu por unanimidade a entrega do primeiro prémio a Miguel Reis, pseudónimo de César Cardoso. [ 31 de julho de 2020 ]

Prémios Play

Decorreram no Coliseu dos Recreios, Lisboa, os Play – Prémios da Música Portuguesa. Lena d’Água foi distinguida como Melhor Artista Feminina. Slow J venceu na categoria Melhor Artista Masculino. O prémio de Melhor Grupo foi para os Capitão Fausto. “Hear from you”, de Branko, Sango, Cosima e ProfJam, venceu na categoria de Melhor Videoclipe. “Aqui está-se sossegado”, de Camané & Mário Laginha, recebeu o prémio de Melhor Álbum. “Dentro da Janela”, de João Mortágua, foi distinguido com o prémio Melhor Álbum Jazz. O vencedor da Categoria Melhor Álbum de Música Clássica / Erudita foi Archipelago, de Drumming GP/Luís Tinoco. Bárbara Tinoco recebeu o prémio Artista Revelação. Tainá recebeu o Prémio Lusofonia com a música “Sonhos”. Lena d’Água foi distinguida com o Prémio da Crítica. [ 29 de julho de 2020 ]

Nuno Baptista Prémio INATEL Jovem Solista 2020

O clarinetista Nuno Baptista, aluno do 2.º ano da Academia Nacional Superior de Orquestra (ANSO), da Metropolitana, é o vencedor do Prémio Inatel Jovem Solista 2020, tendo sido escolhido entre dezenas de candidatos que prestaram provas em fevereiro. O músico de 20 anos sucede assim a Marta Mata e João Gonçalves, que venceram no ano passado, ex-aequo. Com apenas nove anos, iniciou os estudos no Conservatório de Música de Seia, orientado por Carlos Silva. Chegou à Metropolitana no ano letivo 2018/19, para frequentar a licenciatura em Instrumentista de Orquestra, com o professor Nuno Silva, na ANSO.

Nuno Baptista

clarinetista Nuno Baptista

Maria João Pires condecorada por Marcelo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou no dia 25 de janeiro de 2020 a pianista Maria João Pires com Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, que considerou ser “um exemplo de excelência de Portugal no mundo”. Depois de um recital de piano, perante o Corpo Diplomático acreditado em Portugal, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, a pianista foi agraciada por Marcelo Rebelo de Sousa, a quarta condecoração de Maria João Pires. (27/01/2020)

Mísia prémio “In Honorem” em França

A fadista Mísia recebeu no dia 16 de janeiro de 2020 o prémio “In Honorem”, da Academia Charles Cros, em Paris, pela sua carreira e pela inovação que trouxe ao fado como género musical. Foi a terceira vez que a instituição francesa, que tem o alto patrocínio do Presidente da República, Emmanuel Macron, distinguiu Mísia, mas a primeira em que lhe foi atribuído o prémio “In Honorem” que reconhece o valor da carreira dos intérpretes musicais. (16/01/2020).

Notícias breves de música

Mísia

Medalha de Mérito para Júlio Isidro

O Governo atribuiu a Medalha de Mérito Cultural ao locutor e apresentador de televisão Júlio Isidro, num espetáculo comemorativo dos 60 anos de carreira de Júlio Isidro na noite de 16 de janeiro, realçando o “inestimável trabalho de uma vida dedicada” ao audiovisual. “Figura ímpar dos meios audiovisuais em Portugal desde o início dos anos 60, Júlio Isidro foi também um pioneiro na divulgação de novos valores para a música.” – salientou o Governo em nota biográfica sobre o apresentador. (16/01/2020).

Júlio Isidro

Júlio Isidro, foto D.R.

José Eduardo Gomes premiado na Bulgária

José Eduardo Gomes ganhou na Bulgária o 1º Prémio da segunda edição do “European Union Conducting Competition” e o Prémio “Melhor Interpretação Beethoven”. Premiados foram também Almanzar Sebastian, Colômbia, 2º prémio; Zlatkov Svetlomir, Bulgária, 3º prémio; Jung Hyeju, Coreia do Sul, 4º prémio. Este concurso é organizado pelo Bulgaria Hall em cooperação com a Orquestra Nacional Artes, Orquestra Filarmónica Kodaly e Orquestra Sinfónica de Pazardjik. (11/01/2020).

Maestro José Eduardo Gomes no Teatro Micaelense em 2019

Maestro José Eduardo Gomes

Kika Materula Figura Cultural 2019

A última edição de 2019 do jornal “Savana” escolheu a directora artística do Xiquitsi, Kika Materula, para Figura Cultural 2019. Pesou para nesta escolha o facto de Kika Materula liderar o ambicioso projecto Xiquitsi, mas também por tocar oboé e divulgar o nome de Moçambique no mundo. Kika Materula é uma solista de mão cheia e faz parte da Orquestra Sinfónica do Porto, em Portugal, país onde se formou na Escola Superior de Música de Lisboa. Kika Materula lidera o Xiquitsi, um projecto sem fins lucrativos, criado em 2013 e que se dedica ao desenvolvimento da Música Clássica em Moçambique. (02/01/2020)

Kika Materula

Kika Materula

Maria João Pires personalidade do ano para a AIEP

A pianista portuguesa Maria João Pires foi eleita, em Lisboa, para receber o 30.º prémio personalidade do ano da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP). Considerada a “mais internacional pianista portuguesa da atualidade”, Maria João Pires foi distinguida como Personalidade do Ano 2019 pela “crítica internacional”, que reconhece a artista como uma “das mais famosas intérpretes de música clássica”. (12/12/2019).

Maria João Pires pianista

Foto Eduardo Gageiro

Partilhe
Share on Facebook
Facebook