Maracas

Maracas Tucano, Colômbia

Maracas, ou maraca, sendo uma só, é um instrumento do tipo idiofone de agitação difundido um pouco por todo o mundo. É constituído por um recipiente de material e formato variável com grãos, sementes ou outras partículas. Em África, a cabaça é um dos materiais mais utilizados para a feitura do instrumento. Foi encontrado na África Ocidental, mas foi adotado em muitas culturas latinas e no Caribe. Para melhor efeito sonoro, o instrumento deve ser tocado em pares.

Maraca, África

Maraca, África

Na Venezuela, as maracas são feitas do fruto do tamaro (Crescentia Cujete), que tem forma esférica ou oval. A árvore é conhecida popularmente no Brasil como cuieira, cabaceira, árvore-de-cuia, cuitê, cuité, coité e cabaça. Uma vez limpo o fruto seco, são nele introduzidas sementes, que podem ser de vários tipos (milho, sementes, pequenas pedras). O cabo de madeira permite agitar e produzir o som típico de forma prática. Usado em pares, o instrumento é com a harpa e quatro, um dos instrumentos mais populares na Venezuela, e utilizado em diversos agrupamentos. As maracas aparecem representadas no traje de alguns dos mais importantes grupos de dança da Venezuela. (AJF)

Crescentia cujete, cabaça de cuieira

Crescentia cujete, cabaça de cuieira

O Instituto Colombiano de Antropología e Historia (ICANH) dispões de uma coleção de cerca de 3000 peças etnográficas, recolhidas pelo território nacional desde o início do Século XX, por exploradores e antropólogos colombianos e estrangeiros.

Feitas de diversos materiais, com diversos formatos e timbres, as maracas são instrumentos musicais utilizados um pouco por todo o mundo, com recurso muito frequente à reciclagem.

Maracas na educação musical

Na educação e expressão musical, as maracas são dos instrumentos mais populares. Existem maracas produzidas industrialmente em formado cilíndrico ou oval com cabo. Existem ainda as maracas tradicionais feitas por artesãos e vendidas em lojas de artesanato e feitas. Podendo ser objeto de reutilização e reciclagem com inúmeros objetos de plástico, as próprias crianças podem criar as suas maracas, em formatos diversos úteis para a assimilação de conteúdos do currículo (esférica, oval, cilíndrica).

Partilhe
Share on Facebook
Facebook