Malimba, Moçambique

Malimba, Moçambique

Malimba é um instrumento do tipo xilofone, do grupo dos idiofones, instrumentos cujo corpo é a matéria ressonante. Este instrumento musical é constituído por uma cabaça de forma oval, aberta na parte superior. Sobre esta abertura fica suspensa uma tábua de madeira, segura por cordas atadas a dois paus arqueados. Estes paus estão seguros à cabaça com cera de abelhas. Para tocar, o músico pega numa baqueta com um anel de borracha na ponta, com que percute a única tecla de madeira, ao mesmo tempo que com a outra mão vai tapando e destapando a abertura da cabaça, para variar o som. A malimba existe na Província de Tete, nos distritos do Zumbo e da Marávia. Antigamente era tocado nas cerimónias preparatórias para a caça, juntamente com outras malimbas, acompanhadas de tambores e de um coro entoado por todos os participantes. A técnica de fabrico deste instrumento era de carácter secreto e era apenas tocado por velhos de ambos os sexos.

Fonte: Catálogo dos Instrumentos Musicais de Moçambique, República Popular de Moçambique, Ministério da Educação e Cultura 1980.

É um idiofone percutido sem intenção melódica (é de altura indefinida). Na categoria 1 do sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais, o som é produzido primariamente pela vibração do corpo do instrumento ou por alguma de suas partes, mas esta vibração deve-se à própria elasticidade do material, sem tensão adicional nem cordas, membranas ou colunas de ar. 

ETIQUETAS

  • Instrumentos musicais de Moçambique
  • Idiofones percutidos
  • Instrumentos começados por m
Partilhe
Share on Facebook
Facebook