Rolhas e ritmo

As dificuldades das famílias

A pandemia veio acentuar os problemas das crianças com necessidades educativas especiais e suas famílias. Muitas vezes os pais já têm pouco tempo, recursos, disponibilidade e conhecimentos para apoiar as crianças de forma divertida e criativa. Mas em casa é fácil fazer diversos jogos pedagógicos e experiências.

A falta de instrumentos musicais em casa pode tornar-se um desafio e dar asas à criatividade dos adultos, pais, avós, professores e educadores. É o caso deste jogo rítmico de representação e leitura de sons que desenvolve conteúdos de Música, Matemática e Português. Esta atividade tem potencial de inclusão, podendo desenvolver competências em crianças com NEE sem deixar de ser interessante para as outras.

Em casa ou na escola, a falta de recursos musicais pode tornar-se um desafio e dar asas à criatividade.

António José Ferreira

Materiais necessários

8 taças, 8 rolhas

Instruções

Nível 1, sem professor

1. Com a assistência de um adulto (pai, mãe, avô, avó, irmão mais velho), a criança colocará sobre a mesa 8 taças, lado a lado: 4+4, tendo o cuidado de separar visualmente os grupos de taças. Dentro de cada taça, a criança coloca uma rolha.

2. A criança vai imaginar que cada rolha representa uma palma e percute alternando com o adulto.

3. A criança retira as rolhas em posição par (par, ímpar; noção de menos); e imagina que palmas terá de bater. Os copos vazios continuam a ter o seu lugar, que é de silêncio. Nesses casos, a criança vai fazer de conta que bate (ou leva o indicador aos lábios).

4. A criança coloca rolhas em todos os copos (somas, noção de mais). Retira as rolhas que estão em posição ímpar, e percute como no passo anterior.

5. Em vez de executarem com palmas, dizem o som “r” (de rolha).

5. Dizem o trava-línguas:
O rato roeu
o robe do Romeu,
um robe bem rico
que a Rita lhe deu.

Nível 2, com professor

Na escola, no 1º Ciclo do Ensino Básico, o professor aplica as noções de compasso, compasso quaternário, compasso simples, pulsação, pausa, tempo forte, tempo fraco, melodia, ritmo, padrão, ostinato, altura, nota, andamento, intensidade.

Concebidos para a família com os seus recursos, “Jogos musicais em casa” podem ser realizados também na escola por técnicos e professores de “Música Adaptada” e “Oficina dos Sons Adaptada”.

António José Ferreira

Clique AQUI para adquirir recursos Meloteca.

Rolhas e ritmo
Rolhas de cortiça para representação de ritmo em casa
0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *