Copos reciclados para jogos em casa

Copos com ritmo

Jogos musicais de copos são muito fáceis de fazer em casa e são muito benéficos para o seu filho com necessidades educativas especiais, com dificuldades de aprendizagem ou com atraso. (Obviamente os jogos de copos podem ser realizados com crianças que não tenham qualquer necessidade especial, ou entre adultos). Crie o seu conjunto de pequenos objetos reutilizados, como uma ou duas tampas de amaciador.

Exercício prévio

O adulto e a criança colocam-se à mesa, um de frente para o outro. O adulto dirá “Eu passo, tu passas”, para ajudar a passar o copo sem perder a pulsação. Em “eu”, o adulto agarra o copo; em “passo”, coloca o copo em frente da criança; em “tu” é a criança que agarra; em “passas”, coloca o copo em frente do adulto. Primeiro fazem com a mão direita; depois com a mão esquerda. Depois, dizem a lengalenga passando o copo.

Unidades, dezenas, centenas, milhares

O adulto agarra e diz “um” quando bate o copo em frente da criança, e ela fará o mesmo, até 10. Em seguida, faça o mesmo com dezenas (10, 20, até 100); e centenas (100, duzentos, até 1000).

Lengalenga criativa

Copo copo jericopo,
jericopo copo cá.
Quem lavar melhor o copo
sumo fresco beberá.

[ António José Ferreira, testado em criança com necessidades educativas especiais ]

Concebidos para a família com os recursos, “Jogos musicais em casa” podem ser realizados na escola por técnicos e professores de “Música Adaptada” e “Oficina dos Sons Adaptada”.

António José Ferreira
Copos reciclados para jogos em casa
Copos reciclados para jogos rítmicos em casa
0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *