Crocodilo

Jogos musicais de caçada para crianças

O CROCODILO DO NILO

Ó impala, tem cuidado
Com as águas do Nilo.
Bebe água e foge logo,
Que anda aí um crocodilo!

Crocodylus niloticus!

O jogo do crocodilo destina-se ao 1º Ciclo, podendo também ser feito no jardim de infância. Aprofunda as relações entre presa e predador na forma de brincadeira.

O professor ou educador diz um verso e as crianças repetem; em seguida dois; depois a quadra toda, até as crianças recitarem de memória.

Crocodylus niloticus! (com o nome científico) é o sinal de início de caçada. Pode ser especialmente interessante para o 4º ano em que são abordadas as influências de Roma e do Latim na língua e na cultura portuguesas. Nos outros anos, o sinal de partida pode ser “Vai!”, ou “Já!” ou “Go!” (Inglês).

Depois de as crianças conseguirem recitar ou cantar, dispersam-se um pouco de modo a manterem um metro de distância.

Voluntários farão de peixe, rã e cobra, e movem-se num espaço designado por rio Nilo. Outras poderão ser impala, gnu, búfalo, zebra e hipopótamo bebé. Uma criança fará de crocodilo do Nilo. Poderá atacar as presas quando elas atravessarem o rio, ou atacá-las em terra e arrastá-las para a água. Na sala há um ou mais locais seguros onde o crocodilo não alcançará as presas.

Quando o professor disser “Crocodylus niloticus”!, começa a caçada.

Enquanto o professor improvisar, em tambor de mão, o predador pode caçar. Quando terminar, dando um toque de regresso assertivo, combinado com a turma, as crianças voltam aos seus lugares iniciais. O “crocodilo” cessante nomeia um novo crocodilo, e assim sucessivamente.

Se gostou, talvez lhe interesse adquirir recursos na Loja Meloteca.

Crocodilo

Crocodilo

[ Este jogo, indicado para o Dia do Animal, 4 de outubro, ajuda a assimilar e desenvolver competências de Estudo do Meio, ao longo do ano. ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook
0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *