Gocha, Moçambique

Gocha é um instrumento idiófono do tipo chocalho de mão. A sua técnica de fabrico é bastante simples. É constituído por um pau curto, que atravessa uma massala ou outro fruto oco, dentro do qual se introduzem sementes ou pedrinhas. O tocador segura o instrumento pelo cabo e agita-o. Normalmente são utilizados dois gochas (ou magocha) ao mesmo tempo, um em cada mão. Servindo como acompanhamento rítmico, faz parte do conjunto de instrumentos musicais que acompanham muitas e variadas danças em todo País. Para além desta função, era também utilizado antigamente
pelos feiticeiros, para «expulsar os espíritos maus» das mentes dos seus doentes. O seu nome varia de região para região: na Zambézia chama-se sekere ou mukotcho; em Tete, nkotcho; no Niassa, mihea; em Maputo e Gaza, gocha; e em Inhambane, nzela. Hoje em dia, qualquer lata pequena de um produto alimentar, serve para fabricar este instrumento.

Catálogo dos Instrumentos Musicais de Moçambique, República Popular de Moçambique, Ministério da Educação e Cultura 1980.

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *