Gaitas Sirigaitas, Barcelos, 2019

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Gaitas Sirigaitas

Agrupamento

Gaitas Sirigaitas é um grupo de gaitas de fole que leva sempre a animação musical, a energia e a alegria a festas e eventos e apresenta um vasto reportório musical.

Faz animação em eventos de recriação histórica, como feiras medievais, feiras Romanas, feiras viking, feiras pirata, feiras pombalinas e outras que recriem épocas históricas.

As gaitas de fole são instrumentos ancestrais com uma sonoridade marcante, misteriosa e ao mesmo tempo alegre e contagiante que permitem transportar-nos para ambientes históricos de épocas antigas pois trazem consigo a magia desses tempos.

Faz animação musical noutros tipos de eventos com uma temática mais contemporânea como mercados tradicionais de todo o tipo e até festas mais privadas
como casamentos. Apesar da sua ancestralidade, as gaitas de fole enquadram-se também nos nossos tempos, sendo uma herança do passado, são também instrumentos atuais capazes de dar um toque de originalidade e de surpreender até as pessoas mais exigentes.

As gaitas de fole tocam acompanhadas pela percussão, que marca o ritmo, preenche a música e dá alma às músicas.

O reportório é marcado por músicas de várias épocas e de vários locais que vão desde a época medieval até à atualidade e o reportório para cada evento é selecionado de forma criteriosa para poder ser sempre o melhor em cada momento.

As Gaitas Sirigaitas são compostas por 4 elementos com percursos musicais bastante diferentes, mas todos igualmente enriquecidos com muita experiência musical.

O grupo toca bombo, caixa e 2 gaitas de fole

Bárbara Trabulo

Ana Trabulo nasceu em 1987 na cidade do Porto onde frequentou a Faculdade de Belas Artes e tirou o curso de Pintura em 2005. A par dos estudos, descobriu o gosto pelo canto e percussão tradicional, especialmente o adufe. Foi um dos membros fundadores de Deu La Deu (música galaico-portuguesa), participou em Tobadouros (música de cariz medieval), AllDufeiras (música de adufe), integra Loba Galharda (música original de cariz tradicional) e Lôa Trovadoresca (composições originais).

É DJ de trad (DJ Motherfolker – Bárbara Brava) e com Tiago Ressurreição são os DJs do Carvalho. Tem divulgado o canto e toque de adufe através de workshops e aulas (Porto, Oxford, Londres, Tessalónica). Dirige um grupo de adufeiros (Adufeires do Carvalho) com Rita Só.

Divulga também esta paixão através de aulas de dança tradicional (desde os 2 aos 99 anos).

Explora a construção do adufe e dedica-se às Produções do Carvalho (produção de eventos e outros projetos de, não só, mas também, música tradicional dos quais Porto Folk Gathering, Folk Marathon, Folkarago, são alguns exemplos).

Nuno Soares

Nuno Soares nasceu no Porto em 1978. Muito cedo teve o seu primeiro contacto com a música, com aulas de solfejo e órgão, tendo frequentando a Academia de Música de S. Mamede.

Em 2014 começou a ter aulas de gaita de fole com Rui Santos tendo posteriormente passado pela Escola de Gaitas da Ponte Velha. Tem aulas de técnica e aperfeiçoamento de gaita de fole com Ricardo Coelho.

Participou em vários workshops de gaita de fole e música tradicional com Tiago Morais, Ricardo Santos, Ricardo Coelho, Paulo Tato Marinho, António Freire e Óscar Ibañez.

Faz parte de vários grupos de percussão tradicional e desde 2015 integra o grupo de
castanholas de Freamunde.

Desde 2015 participa em oficinas de danças tradicionais portuguesas e danças do mundo.

Olga de Almeida

Natural de Oliveira de Azeméis, Olga de Almeida nasceu em 1982. Teve o seu primeiro contacto com a música aos 9 anos, quando começou a aprender solfejo e órgão. Mais tarde frequentou a Academia de Música de Oliveira de Azeméis onde obteve o 4º grau de Violino, Formação Musical e Classes de conjunto. Fez parte do orfeão de Vale de Cambra.

Em 2012 formou duo de violinos com o violinista Alberto Costa, fazendo animação em casamentos. Em 2014 voltou a ter aulas de aperfeiçoamento de violino com Anita Tojal.

Descobriu o seu gosto e interesse pela música tradicional e iniciou as aulas de gaita de fole com Rui Santos, passando posteriormente pela escola de gaitas da Ponte Velha.

Tem aulas de técnica e aperfeiçoamento de gaita de fole com Ricardo
Coelho. Participou em vários workshops de gaita de fole e música tradicional com Tiago Morais, Ricardo Santos, Ricardo Coelho, Paulo Tato Marinho, António Freire e Óscar Ibañez.

Desde 2015 que participa em oficinas de danças tradicionais portuguesas e danças do mundo.

Faz parte de vários grupos de percussão tradicional e desde 2015 integra o grupo de
castanholas de Freamunde.

Rita Só

Rita Só nasceu no Porto em 1988. Pintora de formação, inicia a sua actividade como percussionista com a banda “Umbigo d’Aço”. Fez parte dos projectos “GiraSol” e “Contrabanda” e participou no projecto “Retalhos”.

Integra “Bugalhos”, música de expressão portuguesa e originais, “Bira” banda de
música instrumental, “Loba Galharda” banda de originais em gaita de fole, “Tresmoças”, cantares tradicionais, “Arco da Beilha” de música tradicional e “Valentinas”.

É percussionista em projectos clown, caso das “Mexedinhas” e das “Lattugas”.
Dá aulas de percussão corporal “GPCPorto” com Carol Mello e dirige com Ana Trabulo os “Adufeires” do Carvalho.

Conteúdo facultado por Gaitas Sirigaitas, inserido na Meloteca a 28 de agosto de 2023

Partilhe
Share on facebook
Facebook