1º Concurso Internacional de Composição para Guitarra de Portugal
1º Concurso Internacional de Composição para Guitarra de Portugal foi um evento apresentado como inédito, a nível mundial, realizado no Seixal em janeiro de 2020. Neste festival, guitarristas oriundos de 28 países tiveram a oportunidade de mostrar as suas composições para guitarra solo de 6 cordas, em estilo musical livre. O júri foi composto por Dušan Bogdanović, Marco Pereira, António Victorino d’Almeida, Artur Caldeira, Eduardo Fernández e Eduardo Isaac. O evento chamou a atenção por integrar diversas vertentes da música como a artística, informativa e a pedagógica.
A Mesa Verde
A Mesa Verde é uma peça do coreógrafo alemão Kurt Jooss estreada em julho de 1932, no Théâtre des Champs-Elysées em Paris. Inspirado por uma dança da morte medieval e pelo rescaldo da I Guerra Mundial, esta obra retrata várias facetas da guerra: o debate, a mobilização, o combate, a especulação de guerra, os refugiados e, novamente, o debate; a morte está sempre presente. Considerada uma das obras coreográficas mais marcantes do século XX, A Mesa Verde é também o mais emblemático trabalho de Jooss, tendo recebido o primeiro prémio do Concurso de Coreografia organizado por Les Archives International de la Danse em Paris. A Mesa Verde integrou o repertório da CNB em 1984 e foi dançada pela última vez por esta Companhia há 33 anos. É dançada no Teatro Camões nos dias 11, 12, 13, 14 de março de 2020.
A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria
A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria é um projeto celebra 9 anos em 2020. Prepara uma "mudança bastante radical" da sede para Serpins (Lousã), onde pretende criar um centro cultural. "É uma mudança bastante radical e de certa forma política, largar Lisboa para o centro. Serpins faz sentido, é um sítio pequeno, central e bonito. O centro tem essa grande questão de ter práticas musicais bastante vivas e permanecem com mudanças”. A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria (MPGDP) foi criada em 16 de janeiro de 2011, e o que começou por ser um canal digital de música com partilha de gravações de artistas portugueses, profissionais e amadores, tornou-se numa plataforma nacional de divulgação de práticas culturais assentes na música e na transmissão oral.
A nossa música, o nosso mundo
A nossa música, o nosso mundo: Associações musicais, bandas filarmónicas e comunidades locais (1880-2018) é um projeto desenvolvido pelo INET-MD/Universidade de Aveiro.
aberturas
aberturas são peças musicais que fazem parte do repertório das bandas filarmónicas quando se apresentam em concerto, em coreto ou palco, com frequência arranjos e transcrições de peças sinfónicas ou operáticas.
ABFRAM
A ABFRAM – Associação de Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira é uma associação cultural de natureza filarmónica sediada na cidade do Funchal.
Academia de Amadores de Música
A Academia de Amadores de Música é uma associação cultural sem fins lucrativos portuguesa. Foi fundada Lisboa no ano de 1884. A Academia é reconhecida como associação de utilidade pública pelo estado português. Em 1984 foi galardoada com Ordem da Instrução Pública e com a Medalha de Mérito Cultural.
Academia de Amadores de Música

Academia de Amadores de Música

Academia de Artes Além-Tejo
A Academia de Artes Além-Tejo pretende desenvolver o intercâmbio cultural entre artistas dos Países, regiões e Comunidades de Língua Portuguesa no Mundo.
Academia de Música de Almada
A Academia de Música de Almada é uma escola de ensino artístico especializado da música com financiamento do Ministério da Educação para lecionar cursos oficiais de Música. Está sediada no Solar dos Zagallos, Largo António Piano Júnior 2815-761 Sobreda.
Academia de Música de Arouca
A atividade da Academia de Música de Arouca centra-se essencialmente na sua oferta formativa, adiante explicitada, a partir da qual surge a generalidade das outras atividades e eventos. A divulgação da atividade da escola cumpre vários objetivos, designadamente, dar a conhecer as aprendizagens realizadas e o desenvolvimento dos alunos, promover o enriquecimento cultural.
Academia de Música de Arouca

Academia de Música de Arouca

Academia de Música de Costa Cabral

A Academia de Música de Costa Cabral (AMCC) foi fundada em setembro de 1995, pela D. Ana Maria Rodrigues Pereira Ferreira em colaboração com os seus filhos Francisco Pereira da Costa Ferreira e José Pereira da Costa Ferreira. Foi oficializada pelo Ministério da Educação em 2000, integrando a rede nacional de escolas do ensino artístico especializado da música.

Academia de Música de Costa Cabral

Academia de Música de Costa Cabral

Academia de Música de Costa Cabral
A Academia de Música de Costa Cabral (AMCC) foi fundada em 1995, pela D. Ana Maria Rodrigues Pereira Ferreira em colaboração com os filhos Francisco Ferreira e José Ferreira. Foi oficializada pelo Ministério da Educação em 2000, integrando a rede nacional de escolas do ensino artístico especializado da música.
Academia de Música de Espinho
Nas últimas décadas Espinho afirmou-se como uma cidade de referência no panorama musical português, em boa parte por acção da Academia de Música de Espinho (AME), fundada em 1960 por iniciativa de várias instituições e personalidades espinhenses, o então presidente da Câmara Municipal, o Eng. Manuel Baptista e o professor Mário Neves, seu primeiro Diretor Artístico.
Escola Profissional de Música de Espinho

Academia de Música de Espinho

Academia de Música de Lisboa
Fundada em 2004, a Acordarte – Academia de Música de Lisboa é uma escola de música do Ensino Artístico Especializado, integrada na rede do ensino particular e cooperativo, com a autorização de funcionamento definitiva concedida por despacho de 6 de junho de 2018 (Processo n.º 580), com autonomia pedagógica desde 2011, e Contrato-patrocínio do Ministério da Educação desde 1 de setembro de 2008. Com novas instalações, inauguradas em setembro de 2017, a Academia de Música de Lisboa tem vindo a afirmar-se no panorama musical português, sendo motivo de legítimo orgulho para quem nesta instituição estuda e leciona.
Academia de Música de Paços de Brandão
As origens da Academia de Música de Paços de Brandão (AMPB) remontam a 1870, data da fundação da tuna, a “Estudantina”. Em 1970, com a comemoração do seu centenário, gerou-se um movimento de criação de uma Escola de Música, que veio a ser oficializada pela Inspeção Geral do Ensino Particular do Ministério da Educação em 1980.
Academia de Música de Paços de Brandão

Academia de Música de Paços de Brandão

Academia de Música de Santa Cecília
A Academia de Música de Santa Cecília é uma escola de ensino integrado de música com um modelo de ensino que, pela sua estrutura e qualidade, potencia o prosseguimento de estudos a nível superior nas mais variadas áreas, musicais ou outras. É uma instituição particular fundada em 1964 pela Embaixatriz Vera Franco Nogueira, sem fins lucrativos e declarada de interesse público.
Academia de Música de Santa Cecília

Academia de Música de Santa Cecília

Academia de Música de Santa Maria da Feira
A Academia de Música de Santa Maria da Feira, designada Academia de Música de Santa Maria ao tempo da sua fundação, foi formalmente criada a 21 de dezembro de 1955, data que corresponde à emissão do respetivo alvará de funcionamento. Foi fundada pela pianista e pedagoga Gilberta Paiva.
Gilberta Paiva

Gilberta Paiva

Academia de Música de São João da Madeira
A Academia de Música de São João da Madeira nasceu em outubro de 1981, sob a direcção do Professor Augusto Pereira de Sousa. Instalada, inicialmente, na Escola Primária do Parque, foi transferida, em 1982, para a sede actual, na Quintã, rua Visconde, edifício que também já albergou Escola Primária.
Academia de Música de São João da Madeira

Academia de Música de São João da Madeira

Academia de Música de Vilar do Paraíso
A Academia de Música de Vilar do Paraíso é uma escola de ensino vocacional artístico, fundada em 1979. Com autonomia pedagógica desde 2007, leciona cursos oficiais de música e de dança nos regimes integrado, articulado, supletivo e livre, desde o pré-escolar até ao nível secundário. Em 2003 criou ainda o curso livre de teatro musical, inédito em Portugal. No ano de 2015 iniciou o curso de jazz e música moderna no nível secundário, nos regimes livre e oficial. As preocupações dominantes são a qualidade do seu ensino nomeadamente a dinamização de vários grupos instrumentais, corais, de dança e de teatro.
Academia de Música de Vilar do Paraíso

Academia de Música de Vilar do Paraíso

Academia de Música Fernandes Fão
Idealizada em agosto de 1988, a Academia de Música Fernandes Fão (AMFF) funciona desde o ano letivo 1988/1989. Tem autonomia pedagógica, lecionando, em regime articulado e supletivo, os cursos básicos de música e secundário de música, no enquadramento do ensino artístico especializado, para além das iniciações musicais e cursos livres.
Academia de Música José Atalaya
A Academia de Música José Atalaya é uma instituição reconhecida pela comunidade como um espaço culturalmente enriquecedor. Esta escola de música disponibiliza cursos do ensino básico e do ensino secundário reconhecidos pelo Ministério da Educação. A intervenção da Academia de Música José Atalaya passa também por iniciativas de sensibilização e divulgação musical, abertas à comunidade, e organizadas em parceria com a Câmara Municipal de Fafe. Atualmente a academia encontra-se nas instalações do Teatro-Cinema de Fafe.
Teatro-Cinema de Fafe

Teatro-Cinema de Fafe

 
Academia Musical dos Amigos das Crianças
A Academia Musical dos Amigos das Crianças é uma escola de ensino especializado de Música com 65 anos de existência, com paralelismo e autonomia pedagógicas e tem com um Contrato de Patrocínio com o Ministério da Educação. As instalações da AMAC encontram-se na Rua D. Luís I, na zona de Santos, junto ao edifício sede da EDP.
Academia Musical dos Amigos das Crianças

Academia Musical dos Amigos das Crianças

Academia Nacional de Jovens
A Academia Nacional de Jovens é uma escola privada de ensino artístico.
Academia Nacional Superior de Orquestra
A Academia Nacional Superior de Orquestra (ANSO) abriu em outubro de 1992 e foi oficialmente reconhecida pelo Ministério da Educação em 15 de novembro de 1993 (Portaria n.º 1202/93). Esta instituição de ensino superior politécnico, particular e cooperativo, constitui uma das vertentes do projeto da AMEC / Metropolitana.
Academia Nacional Superior de Orquestra

Academia Nacional Superior de Orquestra

Academia Poiarense de Artes e Espectáculos
A Academia Poiarense de Artes e Espectáculos tem como principais objetivos o ensino das artes e potenciar o meio artístico em Vila Nova de Poiares.
Academia Tradicional do Minho
A Academia Tradicional do Minho, idealizada pela "Projet'Arte na Tradição" em parceria com a Sond' Art, tem por objetivo o ensino da música tradicional: Cavaquinho, Percussão, Viola, Braguesa, Concertina, Acordeão, Guitarra Portuguesa (Lisboa e Coimbra), Canto, Gaita de Foles e outros instrumentos.
Adufando
O Adufando é um método de ensino do toque de adufe através da observação de imagens. Composto por 12 cantigas do concelho de Idanha-a-Nova, tem 72 fichas de trabalho (multidisciplinares) que têm uma infinidade de formas de utilização para além da música, ficando ao critério de cada professor a sua transformação em atividade. Nasce assim, nesta configuração, um dos primeiros métodos de adufe que, além de intuitivo e prático, tem uma enorme facilidade de aplicação a todas as faixas etárias, logo a partir dos 3 anos. Este é um projeto da Filarmónica Idanhense e do Município de Idanha-a-Nova, em parceria com o Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, e integra o Plano Integrado e Inovador de Combate Contra o Insucesso Escolar, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) e financiado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e UE - Fundo Social Europeu.
AFERAM
A AFERAM – Associação de Folclore e Etnografia da Região Autónoma da Madeira tem como objetivo fomentar boas relações entre os vários grupos associados e sensibilizar para formação nestas coletividades, enaltecendo, desse modo, a qualidade do folclore e defendendo o património cultural, designadamente: recolha, preservação e divulgação dos usos e costumes etnofolclóricos da Região.
AFEST
Sediada na Rua do Fontanário, freguesia de Couto (Santa Cristina), no concelho de Santo Tirso, a AFEST - Associação de Folclore e Etnografia de Santo Tirso é uma associação de natureza etnográfica constituída a 28 de maio de 2003.
AMEC
A AMEC | Metropolitana é uma instituição cultural sem fins lucrativos constituída em março de 1992 com o objetivo de divulgar e ensinar a música clássica. É a entidade gestora de duas orquestras – a Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Orquestra Académica Metropolitana – e de três estabelecimentos de ensino – a Academia Nacional Superior de Orquestra (ensino superior), o Conservatório de Música da Metropolitana (nível básico e secundário) e a Escola Profissional Metropolitana (ensino integrado).
Anatomia do Piano
Anatomia do Piano é um espetáculo da Companhia de Música Teatral que propõe a desconstrução do instrumento que será talvez o mais influente da história da música ocidental. Resultado duma evolução tecnológica notável e de séculos de repertório, práticas e rituais, o piano é um instrumento-ícone. Em Anatomia do Piano, mais do que um instrumento, o piano é um lugar, um ser com vida, uma escultura, um palco, a casa onde a música habita e de onde brotam histórias sem palavras, feitas de sons, de imagens e de corpo. Concebido enquanto estrutura aberta que acolhe vários quadros multidisciplinares, "Anatomia do Piano" é um espetáculo mutável que vive da cumplicidade entre artistas que exploram territórios do teatro, da dança, da imagem e das artes visuais a partir duma base musical que estabelece pontes entre os vários discursos. Anatomia do Piano propõe a reinvenção do piano, não só sonora como teatral. Procura expandir o léxico tímbrico e explorar diferentes formas de fazer soar o instrumento.
Ano Internacional do Som
Ano Internacional do Som (International Year of Sound ou IYS 2020) iniciativa global para ressaltar a importância das ciências e tecnologias sonoras e destacar a necessidade do controle do ruído na natureza e nos ambientes construídos. O Ano Internacional do Som foi declarado pela Comissão Internacional de Acústica. Ocorre nos moldes dos anos internacionais sancionados pela UNESCO e inclui atividades coordenadas em níveis regional, nacional e internacional. A iniciativa tem como principal objetivo fazer com que a importância do som no mundo de hoje atinja todas as regiões do planeta em 2020.
Antena 2
Antena 2 é uma emissora de radiodifusão do Grupo RTP – Rádio e Televisão de Portugal. A sua programação é baseada em música clássica e programas culturais. Em novembro de 2011 lançou uma rádio em linha dedicada exclusivamente à ópera, a "Antena 2 Ópera".
Antena 2

Antena 2

Antologia da Música na Madeira
Antologia da Música na Madeira é uma coleção que deverá ter entre 20 e 30 livros que resulta de mais de quinze anos de investigação e cujos primeiros números sairão entre julho e dezembro de 2020. A obra é editada pelo Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira com o apoio da Direcção Regional da Cultura (DRC).
António José Ferreira
Divulgador, formador, professor e autor, António José Ferreira é licenciado e mestre em Teologia Sistemática pela Universidade Católica Portuguesa, com teses sobre a música religiosa em Portugal no século XX. É o criador das plataformas Meloteca e Musorbis. Colaborou com cerca de 25 artigos na Enciclopédia da Música em Portugal no século XX, edição Temas e Debates/Círculo de Leitores, 2010 1ª edição.
APEM
A APEM, Associação Portuguesa de Educação Musical, é uma associação de caráter cultural e profissional, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, que tem por objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação musical.
Arquivo Nacional do Som
Arquivo Nacional do Som é uma estrutura técnica e tecnológica que permita arquivar, preservar e disponibilizar o património fonográfico português, recorrendo aos arquivos dispersos existentes, mas também a entidades públicas ou privadas que detenham registos áudios - como as associadas do INATEL - passíveis de serem registados e guardados. A equipa foi criada em fevereiro de 2019 e está a trabalhar desde março de 2019 no projeto com a dupla participação dos ministérios da Ciência e da Cultura. Posteriormente foi constituído o Conselho Consultivo, cuja estrutura - publicada em julho em Diário da República - compreende o etnomusicólogo António Tilly, o responsável pela Área de Conteúdos Rádio da Subdireção de Arquivo da RTP Eduardo Leite, o musicólogo Paulo Ferreira de Castro, a investigadora e diretora do Museu do Fado Sara Pereira e a professora catedrática de Etnomusicologia Salwa Castelo-Branco.
arruadas
Arruada é a atuação musical de uma banda filarmónica pelas artérias da localidade, fazendo a abertura solene da festa.
ARTAVE
Criada em 1989, a ARTAVE - Escola Profissional Artística do Vale do Ave, é uma instituição pioneira no Ensino Profissional Artístico. Apesar da sua juventude, a ARTAVE revela-se como um modelo de sucesso no ensino da música em Portugal, com numerosos alunos apresentando resultados ao mais alto nível e com elevada representação de antigos alunos desenvolvendo carreiras profissionais de sucesso.
ARTAVE - Escola Profissional Artística do Vale do Ave

ARTAVE - Escola Profissional Artística do Vale do Ave

Arte chocalheira
Arte chocalheira é a arte tradicional da construção de chocalhos reconhecida em 2015 como Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente, título atribuído pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
Arte no Tempo
A Arte no Tempo é uma associação cultural que tem como objectivo a divulgação da arte musical contemporânea através da promoção de eventos, do incentivo à criação e à interpretação, da edição e da realização de actividades performativas, podendo, para tal, estabelecer relações com outras formas de expressão artística.
Arte no Tempo

Arte no Tempo

ArtEduca
ArtEduca – Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão é uma escola de música que foi criada por uma família de jovens músicos famalicenses juntamente com alguns amigos, que em fevereiro de 2005 colocavam a primeira pedra daquele que viria a ser um projeto vibrante, ambicioso, apaixonado e com uma missão muito particular: através da música construir pessoas mais felizes, capazes, confiantes e generosas.
Associação das Filarmónicas do Concelho de Leiria
A Associação das Filarmónicas do Concelho de Leiria é uma associação cultural de natureza filarmónica que tem como objetivo promover as filarmónicas e a atividade das bandas de música no Concelho.
Associação de Cultura Musical de Lousada
A Associação de Cultura Musical de Lousada é uma associação de natureza cultural e musical criada em 1975 por escritura pública no Cartório Notarial de Lousada, com a finalidade de organizar e dinamizar a banda de música de Lousada, existente desde o ano de 1855, conferindo-lhe a legalidade necessária através da criação de estatutos próprios.
Associação Gaita-de-Foles
A Associação Gaita-de-Foles é associação portuguesa para o estudo e divulgação da gaita de fole.
Associação Gaita-de-Foles
A Associação Gaita-de-Foles é associação portuguesa para o estudo e divulgação da gaita de foles.
Associação Musical de Évora "Eborae Mvsica"
A Associação Musical de Évora “Eborae Mvsica” tem por objetivo primordial a divulgação dos grandes mestres polifonistas da Escola de Música da Sé de Évora. Estreou-se com a apresentação do Coro Polifónico, Coro Infantil e Cantores Solistas, em setembro de 1987, num concerto integrado no certame “Os Povos e as Artes”.
Associação Portuguesa da Viola d'arco
A Associação Portuguesa da Viola d'arco (APVdA) é uma organização sem fins lucrativos que tem como fim divulgar a viola d’arco, difundir e promover eventos e espetáculos de natureza artística, musical e afins, bem como apoiar, desenvolver e realizar ações pedagógicas, editoriais e de formação musical e artística relacionada com o instrumento.
Associação Portuguesa de Ciências Musicais
À Associação Portuguesa de Ciências Musicais sucedeu a Sociedade Portuguesa de Investigação Musical (SPIM), organização que congrega a nível nacional os musicólogos e investigadores em todos os domínios dos estudos musicais, como a história, a teoria, a análise, a iconografia, a psicologia, a pedagogia, a informática, a sociologia, a filosofia da música, a performance e a etnomusicologia.
Associação Portuguesa de Compositores
A Associação Portuguesa de Compositores (APC) tem como missão fomentar e desenvolver as condições, meios e circunstâncias necessárias à possibilidade de criação musical contemporânea, independentemente de corrente estética, faixa etária, regionalismo, estatuto social, académico ou económico.
Associação Portuguesa de Harpa
Sediada em Gaia, a Associação Portuguesa de Harpa é uma organização sem fins lucrativos que pretende pela união de esforços e ideias, promover a divulgação da música pela Harpa, através de iniciativas várias.
Associação Recreativa
As associações recreativas e culturais são organizações que desempenham um papel importantíssimo na cultura e na educação em Portugal, no que se refere à etnografia, filarmonia, canto coral, ensino da música, teatro, desporto e ocupação dos tempos livres. (AJF)
associações culturais
As associações culturais desempenham no País um papel importantíssimo. Portugal tem umas 720 Bandas Filarmónicas, 1200 escolas de música, 50 orquestras ligeiras, 900 agrupamentos corais, mais de 565 grupos etnográficos.
Ateliê de Música
Ateliê de Música é uma classe de conjunto de caráter prático, vocal ou instrumental, de música antiga ou contemporânea, dirigida por um mestre na sua área, que visa a aprendizagem, aprofundamento da dinâmica de grupo e apresentação ao público.
Ateliê de Ópera
Ateliê de Ópera, dirigido por um especialista em Canto, é uma disciplina de conjunto que existe em algumas escolas de música, como a EMNSC, com o intuito de despertar para a ópera os alunos do Curso Complementar de Canto. Trabalha a voz em conjunto com o corpo e movimento, possibilita uma postura correta, desbloqueio de tensões e respiração adequada, trabalha a dinâmica de grupo e apresenta espetáculos.
ateliê musical
O ateliê musical consiste, em algumas escolas, em aulas de caráter prático em que os alunos partem à descoberta dos instrumentos musicais existentes, vendo, ouvindo e experimentando um instrumento em cada aula, em vista da escolha futura do instrumento.
Ateneu Comercial do Porto
O Ateneu Comercial do Porto foi fundado a 29 de agosto de 1869. Dotado de magníficas instalações, dispõe de um Salão Nobre, polivalente, biblioteca, restaurante, bufete, bar, sala de visitas, salas de jogos e sala de leitura, para além das salas D. Luís e Dr. Uva. Por aqui passaram figuras de grande prestígio nacional e internacional, no domínio das letras, artes plásticas e cénicas, música, política e ciência.  
Auditório Fernando Lopes-Graça (Cascais)
O Auditório Fernando Lopes-Graça situa-se em Cascais, no interior do Parque Palmela. Com uma plateia de 700 lugares ao ar livre, perfeita para os dias quentes de verão, mantém uma programação regular também durante os meses de inverno, num espaço interior alternativo com capacidade para 200 lugares.
Auditório Fernando Lopes Graça, Parque Palmela, Cascais

Auditório Fernando Lopes Graça, Parque Palmela, Cascais

Auditório José Afonso
O Auditório José Afonso é um auditório ao ar livre, equipamento de caráter lúdico, vocacionado para artes do espetáculo, construído sob a forma de pórtico e localizado no Largo José Afonso, junto da Avenida Luísa Todi, Setúbal.
Auditório Municipal Augusto Cabrita
O Auditório Municipal Augusto Cabrita assume-se como veículo dinamizador, promotor e difusor das artes visuais e das artes de palco no seio da sua comunidade local e num plano regional e nacional através da rede de teatro municipais, ArtemRede, da sua programação contínua e de co-produções.
Auditório Municipal Augusto Cabrita

Auditório Municipal Augusto Cabrita

Auditório Municipal de Albufeira
Construído com o objetivo de dotar a Cidade de um equipamento que possibilitasse potenciar a difusão da criação artística, o Auditório Municipal de Albufeira tem capacidade para 368 lugares, está equipado com material para receber congressos e conferências, bem como para a realização de espectáculos de âmbito diversificado: música, teatro, canto e cinema.
Auditório Municipal de Albufeira

Auditório Municipal de Albufeira

Auditório Municipal de Gaia
O Auditório Municipal de Gaia (AMG) é um dos espaços nobres da atividade cultural do Município de Gaia. Abriu ao público a 13 de Junho de 1997. Decorridos 20 anos o AMG sofreu um intervenção estética e técnica, que o requalificou, passando a constituir uma referência na zona envolvente. A reabertura ao público aconteceu no dia 9 de setembro de 2018.
Auditório Municipal de Gaia

Auditório Municipal de Gaia

Auditório Municipal de Gondomar
Local privilegiado para a divulgação da cultura e das artes, o Auditório Municipal de Gondomar dispõe de um anfiteatro para 235 pessoas e de duas salas para exposições.
Auditório Municipal de Gondomar

Auditório Municipal de Gondomar

Auditório Municipal de Olhão
O Auditório Municipal de Olhão é uma sala de espetáculos na Avenida 16 de Junho em Olhão (Algarve).
Auditório Municipal de Olhão

Auditório Municipal de Olhão

Auditório Municipal de Pombal
Local e instrumento para o desenvolvimento de ideias, emoções e sentimentos, o Auditório Municipal de Pombal está ao serviço da comunidade que serve, querendo assumir-se como “Uma janela aberta” para todos os públicos e faixas etárias.
Auditório Municipal de Pombal

Auditório Municipal de Pombal

Auditório Municipal de Portimão
Com mais de mil lugares sentados, o Auditório Municipal de Portimão é a maior e mais moderna estrutura coberta a sul do país. Este espaço cultural destaca-se pela sua originalidade estética e pelas suas potencialidades multifuncionais.
Auditório Municipal de Portimão

Auditório Municipal de Portimão

 
Auditório Municipal de Vila do Conde
A casa do Submosteiro, também denominada Solar dos Vasconcelos, foi construída por volta de 1770. Mesmo sendo imóvel de Interesse Público, em 1980 foi objeto de quase total demolição, tendo ficado de pé a fachada. O imóvel foi adquirido pela Câmara que o transformou num equipamento para exposições, cinema e vídeo, conferências, concertos e espetáculos de teatro e dança.
Auditório Municipal de Vila do Conde

Auditório Municipal de Vila do Conde

Auditório Municipal de Vila Nova de Cerveira
O Auditório Municipal de Vila Nova de Cerveira foi desenhado para sediar grandes eventos, como festivais, concertos, espetáculos de dança. O projeto foi desenhado pelo arquiteto Christopher em formato semicircular, semelhante aos anfiteatros romanos, permitindo uma capacidade de 400 lugares. A capacidade pode ser aumentada para 900 lugares com o uso de assentos de cadeiras móveis.
Auditório Municipal de Vila Nova de Cerveira

Auditório Municipal de Vila Nova de Cerveira

Auditório Senhora da Boa Nova
Integrado no Centro Paroquial do Estoril, o Auditório Auditório Senhora da Boa Nova foi inaugurado em 2010, e é atualmente o maior Auditório do concelho de Cascais, com capacidade para 608 pessoas, das quais 21 com mobilidade condicionada. O espaço, um projeto acústico Martins da Silva, está preparado para receber todo o tipo de espetáculos; musicais, orquestras sinfónicas, concertos de música ligeira, bailados teatros e conferências. Equipado com os mais modernos meios audiovisuais e uma equipa técnica permanente, dispõe ainda de excelentes condições logísticas, nomeadamente um parque coberto com 150 lugares, 4 camarins com capacidade para mais de 50 artistas, 3 cabines de tradução, foyer e bar.
Aula Magna
Com uma lotação total de 1584 lugares a Aula Magna, da Reitoria da Universidade de Lisboa, é palco de centenas de eventos de natureza artística, científica e institucional, afirmando-se como um espaço de referência para a realização de diferentes tipologias de eventos.
Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa

Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa

AVA
AVA Musical Editions é um projeto de divulgação musical em curso, "com provas dadas e um catálogo que abrange nomes fundamentais da história música portuguesa como Luís de Freitas Branco, Frederico de Freitas ou Joly Braga Santos, entre muitos outros cuja necessidade de edição é premente. Também os compositores actuais (entre os quais me incluo) encontram nela a única editora musical empenhada em editar e disponibilizar de forma continuada e consistente as suas obras. A qualidade das edições AVA e a forma prática, rápida e profissional como tem vindo a alargar o seu escopo e a editar e disponibilizar partituras que até hoje só se tocavam a partir de vergonhosas cópias manuscritas." (Alexandre Delgado, compositor, 2010)
Aveiro_Síntese
Aveiro_Síntese é um evento musical promovido pela associação cultural Arte no Tempo com apoios da Direcção Geral das Artes e do Município de Aveiro.
baladas
Balada é um termo usado desde a Época Medieval para designar uma canção para ser dançada, narrativa cantada ou composição simples com melodia cantável.
Ballet Contemporâneo do Norte
O BCN é uma companhia de dança contemporânea fundada em 1997 em Santa Maria da Feira. A companhia foi fundada por Elisa Worm, impulsionada pelo desejo de contribuir para a formação estética, educação e sensibilização de novos públicos, bem como pela vontade de aproveitar os recursos artísticos e humanos de uma região do País onde a dança era praticamente ausente.
Banda do Exército
A Banda do Exército é uma banda militar fundada em 1988 que teve na origem a extinta Banda da Região Militar de Lisboa.
Banda do Exército – Destacamento do Porto
A Banda do Exército – Destacamento do Porto foi criada como consequência das várias transformações e reestruturações levadas a cabo na estrutura do Exército Português, desde o início do séc. XIX até aos dias de hoje.
Banda Sinfónica
Banda Sinfónica é um agrupamento musical ocidental composto por apenas instrumentos de sopro – metais e madeiras, e percussão, mas ocasionalmente cordofones – harpa e contrabaixo, com um número variado de instrumentos, grupos profissionais de 60 a 90 músicos.
Banda Sinfónica da GNR
A Banda Sinfónica da GNR é uma banda militar que teve origem no seio da antiga Guarda Real da Polícia.
Banda Sinfónica da PSP
A Banda Sinfónica da PSP (BSPSP) é uma banda militar oficializada a 28 de abril de 1981.
bandas militares
Uma banda militar é um agrupamento musical integrado numa instituição militar ou militarizada, com número variável de instrumentos de sopro e percussão, podendo incluir também instrumentos de corda.
Bastidores D'Arte - Associação Cultural
Sediada no Seixal, Bastidores D'Arte - Associação Cultural é uma associação que inclui nas suas valências teatro, café-concerto, revista à portuguesa, espetáculos musicais, música temática, fado, escola de atores, formação vocal e instrumental, reuniões e congressos, entre outras.
Blitz
Blitz é um sítio português especializado em música e cultura popular, do grupo Impresa. Está presente no formato de revista com edições esporádicas. Entre novembro de 1984 e 24 de abril de 2006, assumiu o formato de jornal semanal.
Blitz
Blitz é uma empresa de comunicação e notícias de música que nasceu em 1984.
Brava espetáculo-percurso
Brava é um espetáculo-percurso inserido no projeto “Guardo nas minhas mãos mais de mil anos de sabedoria” e une as Adufeiras do Paul com os criadores-interpretes da DEMO, Dispositivo Experimental Multidisciplinar Orgânico; “é um passeio performativo” na zona ribeirinha do Paul, “para resgatar a nossa relação com a natureza”. “Para além do cruzamento entre a arte e o património natural, que é importante e que define o projeto”, destaca também “a parte educativa, que levará à educação artística e ambiental. O espetáculo tem o apoio do Município da Covilhã.
Canção de Coimbra
Canção de Coimbra é uma designação atribuída a um conjunto de práticas musicais, com canto e instrumentos, associadas em especial à Universidade de Coimbra.
canção de embalar
canção de embalar é um género vocal tradicionalmente cantado a uma voz em andamento lento, em espaço doméstico, geralmente pelas mães, para adormecer crianças, embora haja exemplos tanto na música popular como na erudita.
canção de intervenção
canção de intervenção designa nomeadamente música popular portuguesa com caráter de protesto, resistência, luta pela liberdade e ação.
cancioneiro
cancioneiro é um termo que designa um conjunto de poemas destinados ao canto, com ou sem partitura, em formato impresso ou em outro suporte. "Ao longo do século XX, publicam-se cancioneiros com o objectivo de documentar a música tradicional. Com cobertura regional, figuram: Jaime Lopes Dias (1937), Gonçalo Sampaio (1940), Vergílio Pereira (1950, 1957, 1959), António Marvão (1955), António Mourinho (1984), José Alberto Sardinha (2000). Com abrangência nacional, refiram-se: Armando Leça (1922, 1942), Michel Giacometti e Fernando Lopes Graça (1981)." (Salwa El-Shawan Castelo-Branco e Jorge Freitas Branco)
cantadores
O termo cantadores designa um grupo de indivíduos que canta em contexto amador, designadamente em grupos etnográficos.
cânticos
Cântico é uma pequena composição musical cantada, religiosa ou litúrgica, monofónica ou polifónica, a capela ou com acompanhamento instrumental que pode ser de órgão ou mesmo banda filarmónica. Pode designar apenas a poesia destinada ao canto, como o Cântico dos cânticos, da Bíblia. AJF
canto das almas
O canto das almas (cantar às almas, canto das almas ou encomendação das almas) "é uma tradição popular católica secular, frequente em Portugal e Espanha desde, pelo menos, o século XVII, de onde se propagou ao Brasil. É característico da Quaresma, embora também fosse cantado no dia de finados (pão-por-Deus) e no ano-novo (em combinações diversas com janeiras e reisadas)". [Wikipédia]
Canto Firme
A Canto Firme – Associação de Cultura provém de um Coro que nasceu em 1980, no seio de uma Sociedade Filarmónica centenária em Tomar. Por razões logísticas e artísticas, em 19 de fevereiro de 1982 e por Escritura Pública, nasceu a Associação Canto Firme que tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento cultural da Região e do País.
Canto Firme – Associação de Cultura
Canto Firme – Associação de Cultura é uma associação que comemora em 2020 o 40º aniversário da sua criação, em 1980, no seio da Sociedade Filarmónica Nabantina, em Tomar. A cada aniversário, a sede da Canto Firme em Tomar abre as portas para a “Festa da Música” convidando todos a entrar e perceber qual o dia-a-dia na formação, ensaios e interação entre todos os que ali se unem para aprender, ensinar e fazer música.
CAOS - Associação Cultural da Quinta do Rei
A CAOS - Associação Cultural da Quinta do Rei é uma associação sem fins lucrativos que pretende promover a cultura e a arte em Leiria.
Carnaval
Carnaval designa um festejo popular que descende da tradição do Entrudo, celebrado especialmente entre o domingo antes da quarta-feira de cinzas e a terça de Carnaval. Nos grandes carnavais, música e a dança ocupa um lugar importante, tendo a música brasileira ganho lugar de destaque nas grandes manifestações em Portugal.
Casa da Cultura de Setúbal
A Casa da Cultura de Setúbal é um polo dinamizador da atividade artística desenvolvida no concelho, conciliando diferentes valências que se encontram ao serviço do movimento associativo e, principalmente, da população.
Casa da Música (Porto)
A Casa da Música é uma sala de concertos localizada no Porto, em Portugal. Foi projetada pelo arquitecto holandês Rem Koolhaas, como parte do evento Porto Capital Europeia da Cultura em 2001 (Porto 2001), no entanto, a construção só ficou concluída em 2005, transformando-se imediatamente num ícone da cidade.
Casa da Música

Casa da Música

Casa das Artes (Porto)
Projetada em 1981 pelo Arquiteto Souto Moura, a Casa das Artes foi construída entre 1988 e 1991 nos jardins da casa de Allen e distinguida com o Prémio Secil. O edifício constitui a primeira obra de grande notoriedade de Eduardo Souto Moura. Obra silenciosa e discreta, é quase invisível ao lado da obra de Marques da Silva (1869-1947) e constrói um dos limites do singular jardim.
Casa das Artes do Porto

Casa das Artes do Porto

Casa das Artes (Vila Nova de Famalicão)
Inaugurada a 1 de junho de 2001, a Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão é um teatro municipal que faz parte da Rede Nacional de Teatros e Cineteatros e é um centro de animação cultural e social da cidade.
Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão

Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão

Casa de Mateus
Situada na freguesia de Mateus, concelho e distrito de Vila Real, a Casa de Mateus foi mandada construir na primeira metade do século XVIII pelo 3º Morgado de Mateus, António José Botelho Mourão. O projeto deste palácio foi presumivelmente desenhado pelo arquiteto Nicolau Nasoni. O Palácio é constituído pela casa principal, pelos jardins, a adega e uma capela.
Casa de Mateus

Casa de Mateus

Casa de Ópera do Cabo Espichel
A Casa de Ópera do Cabo Espichel, edifício ao qual se tem dedicado a temporada de música, foi construído em 1770, durante uma das mais importantes renovações do Santuário, ordenada por D. José. O espaço serviu durante muitos anos de apoio aos festejos do Cabo, aos quais se juntavam sírios de toda a região de Lisboa.
Santuário do Cabo Espichel

Santuário do Cabo Espichel

Centro Cultural de Belém
O CCB (Centro Cultural de Belém) é um centro cultural que se localiza na praça do Império, freguesia de Belém, na cidade e Distrito de Lisboa, em Portugal. Foi concebido originalmente para acolher a sede da presidência portuguesa da Comunidade Europeia e posteriormente para desenvolver actividade cultural.  
Centro Cultural de Belém

Centro Cultural de Belém (CCB)

Centro Cultural de Cascais
Reconstruído segundo projeto do arquiteto Jorge Silva a partir das chamadas “Casas Cor-de-Rosa da Gandarinha” e de linhas inspiradas no antigo convento, o Centro Cultural de Cascais foi inaugurado no ano 2000. Na capela mais recente foi criado um auditório que recebe pequenos concertos de música, performances, conferências, seminários exposições.
Centro Cultural de Cascais

Centro Cultural de Cascais

Centro Cultural e Congressos Caldas da Rainha
O Centro Cultural e Congressos Caldas da Rainha (CCC), é um espaço na cidade de Caldas da Rainha,destinado às atividades culturais e à realização de congressos. A sua construção iniciou-se em 2006 e foi inaugurado a 15 de maio de 2008.
Centro Cultural e Congressos Caldas da Rainha

Centro Cultural e Congressos Caldas da Rainha

 
Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo
O Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo localiza-se em MadreDeus, no Alto das Covas, na cidade de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, nos Açores. Foi inaugurado em abril de 2003.
Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo

Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo

Centro Cultural e de Congressos de Aveiro
O Centro Cultural e de Congressos de Aveiro é parte de um edifício emblemático da arquitectura industrial aveirense. Desde a sua abertura, em 1995, passaram por este espaço grandes eventos: congressos nacionais e internacionais, reuniões de trabalho e incentivo, debates, exposições, concertos e peças de teatro.
Centro Cultural e de Congressos de Aveiro

Centro Cultural e de Congressos de Aveiro

Centro Cultural Olga Cadaval
Construído em 1945 sob projeto de Manuel Joaquim Norte Júnior, o então Cine-Teatro Carlos Manuel foi, durante muitos anos, o único cinema de Sintra. Reconhecendo o valor do edifício e a necessidade de uma nova sala para a vila de Sintra que pudesse abrigar, entre outros, eventos do já prestigiado Festival de Sintra, a Câmara adquiriu o imóvel em 1987 e promoveu a sua reconversão.
Centro Cultural Olga Cadaval

Centro Cultural Olga Cadaval

   
Centro Cultural Penedo da Saudade
O Centro Cultural Penedo da Saudade integra-se no projeto cultural do Instituto Politécnico de Coimbra e pretende ser uma fonte de cultura mais acessível à comunidade interna desta Instituição e reforçar o elo de ligação com a comunidade externa.
Centro Cultural Vila Flor
Instalado no Palácio Vila Flor, edifício do século XVIII, em Guimarães, o Centro Cultural Vila Flor é um espaço de referência no panorama cultural nacional. Um equipamento localizado em pleno coração histórico de uma cidade Património Mundial da Unesco, num verdadeiro sinal da excelência de uma cidade onde a cultura existe e está aberta a todos os públicos. Foi inaugurado em 2005.
Centro Cultural Vila Flor
O Centro Cultural Vila Flor é o principal equipamento cultural de Guimarães, localizado na Avenida D. Afonso Henriques. Foi concluído em setembro de 2005, e nasceu da recuperação do Palácio Vila Flor e espaços envolventes, obra do Gabinete Pitágoras.
Centro Cultural Vila Flor, Guimarães

Centro Cultural Vila Flor, Guimarães

Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre
O Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre (CAEP), conta com uma programação cultural diversificada, nas áreas da Dança, Teatro, Música e Multidisciplinar, dirigidos para públicos nacionais e internacionais.
Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre

Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre

Centro de Congressos do Arade
O Centro de Congressos do Arade é um projeto arquitetónico de Miguel Arruda, com uma área total de 9000 m2, dividida em dois blocos e dotado de altas tecnologias essenciais aos grandes espetáculos de dimensão internacional, uma antiga fábrica de conservas de peixe, junto à foz do rio Arade (Lagoa), que renasceu como complexo multifuncional.
Centro de Congressos do Arade

Centro de Congressos do Arade

 
Centro de Cultura Musical
O Centro de Cultura Musical é um Conservatório Regional de Música que serve toda a região do médio Ave, em particular os concelhos de Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão, onde tem instalações. Com uma população escolar que ultrapassa o meio milhar, o CCM tem sede no Colégio das Caldinhas desde a sua fundação em 1979, sendo actualmente o único Conservatório de Música privado no Norte do país que goza de Autonomia Pedagógica para todos os níveis de ensino. Ao longo dos anos tem concretizado projectos de actividades artísticas e musicais, dando um importante contributo para o desenvolvimento do gosto musical e para a formação de músicos, em acção conjunta com a ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave.
ARTAVE - Escola Profissional Artística do Vale do Ave

ARTAVE - Escola Profissional Artística do Vale do Ave

CESEM
O CESEM é uma unidade de investigação dedicada ao estudo da Música e das suas correlações com as outras artes, a cultura e a sociedade, incorporando abordagens diversas e fazendo uso das perspectivas e metodologias mais recentes nas Ciências Sociais e Humanas. São objectivos gerais do CESEM: Criar um ambiente adequado para o trabalho em equipa, organizado em resposta a necessidades e prioridades científicas claramente identificadas; Apoiar os interesses de investigação dos seus membros, a sua participação em espaços profissionais internacionais e a publicação dos resultados da investigação; Promover novos projectos de investigação colaborativos, que aprofundem o conhecimento e a divulgação de temas portugueses, ibéricos e latino-americanos; Criar novas ferramentas de investigação, aplicações e bases de dados, permitindo à comunidade académica internacional estudar repertórios locais e outros objectos pouco explorados e promover o papel da Música na vida portuguesa contemporânea; Fomentar um clima renovado de investigação e debate, reunindo os seus membros numa comunidade musicológica dinâmica e capaz de manter a excelência nos estudos pós-graduados em Música. Actualmente o CESEM conta com três pólos, além da sede em Lisboa (NOVA FCSH), nomeadamente na Universidade de Évora, Instituto Politécnico do Porto (ESMAE) e Instituto Politécnico de Lisboa (ESML).
Chronicle
Chronicle é uma resposta da coreógrafa americana Martha Graham à ameaça do fascismo na Europa, estreada em dezembro de 1936. Não traduzindo uma representação realista dos acontecimentos, a intenção é antes universalizar a tragédia da guerra. Originalmente criado em cinco secções, foi, entretanto, remontado pela Martha Graham Dance Company, e é apresentado nos dias 11, 12, 13 e 14 de março no Teatro Camões numa versão reduzida a três secções: Spectre 1914, Steps in the Street e Prelude to Action. Esta é a primeira obra de Martha Graham a integrar o repertório da CNB.
Cinco Minutos de Jazz
Cinco Minutos de Jazz é a designação de um programa da autoria de José Duarte que se tornou símbolo da divulgação do Jazz em Portugal.
Cineteatro António Lamoso
O Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, é um agente de criação e produção artística transdisciplinar e um espaço potenciador e difusor da dimensão criativa. Pretende-se que mantenha ação permanente na construção de hábitos de consumo de bens culturais assim como na construção, captação e fidelização de públicos, com particular responsabilidade na formação de valores estéticos às gerações futuras.
Cineteatro Constantino Nery
O Cineteatro Constantino Nery - Teatro Municipal representa um instrumento de grande importância na prossecução das políticas de desenvolvimento cultural definidas pela Câmara Municipal constituindo um espaço privilegiado de promoção e difusão de atividades culturais e artísticas.
Cineteatro Constantino Nery

Cineteatro Constantino Nery

Círculo de Cultura Musical
Círculo de Cultura Musical é a designação de uma sociedade de concertos fundada por Elisa de Sousa Pedroso em 1934 para proporcionar séries de concertos de música erudita.
Círculo Portuense de Ópera
O Círculo Portuense de Ópera é a designação de uma instituição criada no Porto em 1966 para institucionalizar "uma vida operística profissional no Norte do País, descentralizada a partir do Porto".
Cistermúsica
O Cistermúsica - Festival de Música de Alcobaça, um dos mais prestigiados e consolidados festivais do género no país, foi fundado em 1992. Conta com um percurso de mais de 25 anos a marcar o calendário cultural da música clássica e dança. Ao longo dos anos, o festival foi crescendo, tornando-se um relevante evento cultural da região Centro e uma incontestável referência nacional.
Cistermúsica 2019

Cistermúsica 2019

CITAR
O CITAR desenvolve investigação artística, informada por práticas e conceitos inscritos nos impulsos humanos da nossa era pós-digital, pelos desafios e possibilidades das artes digitais e das ‘digital humanities’, em articulação com com a complexidade dos processos e tecnologias das artes analógicas. Os debates contemporâneos das artes e das humanidades digitais e tradicionais estimularam a definição dos nossos objetivos e pesquisas, articulados em quatro focos de investigação: Som e Música, ‘New Media Art’, Cinema e Arte Cinemática, Património e Conservação-Restauro. Atualmente, o Centro possui 46 membros integrados e 48 colaboradores.
classes de alto aperfeiçoamento
classes de alto aperfeiçoamento, também designadas classes de aperfeiçoamento, classes magistrais (masterclasses em Inglês) são formações práticas na arte da interpretação vocal ou instrumental, com mestres reconhecidos na sua arte.
classes de aperfeiçoamento
classes de aperfeiçoamento, também designadas classes de alto aperfeiçoamento, classes magistrais (masterclasses em Inglês) são formações práticas na arte da interpretação vocal ou instrumental, com mestres reconhecidos na sua arte.
Coliseu do Porto
O Coliseu do Porto é uma grande sala de espetáculos do Porto, situada na Rua Passos Manuel, sucedendo ao Salão Jardim Passos Manuel (1908), o primeiro salão polivalente da cidade.
Coliseu do Porto

Coliseu do Porto

Coliseu dos Recreios
O Coliseu dos Recreios é uma grande sala de espetáculos situada em Lisboa, na Rua das Portas de Santo Antão em Lisboa, projetada por François Goulard, em finais do século XIX.
Coliseu Micaelense
O Coliseu Micaelense é uma sala de espetáculos que se localiza na cidade e concelho de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nos Açores.
Coliseu Micaelense

Coliseu Micaelense

 
Comissão Diocesana de Liturgia
As comissões diocesanas de Liturgia e Música Sacra são instituições de apoio à liturgia e música sacra na diocese. Foram criadas na maioria em resposta ao Tra le Sollecitudini, de Pio X, código jurídico de música sacra datado em 1903.
Companhia de Música Teatral
A criação artística é a fonte de pulsação da Companhia de Música Teatral (CMT). Partindo da Música e procurando a interação entre várias linguagens e possibilidades de comunicação artística, a CMT tem construído um percurso de descoberta que designa de “desenvolvimento de constelações artístico-educativas”. A matriz filosófica da CMT é marcada pela criação de relações entre arte e educação, e pela articulação entre a investigação académica, a produção artística, a formação, a criação tecnológica, o envolvimento da comunidade e a divulgação da importância da experiência musical e da arte em geral no desenvolvimento social e humano. A CMT tem contribuído de forma decisiva para uma oferta cultural diversificada e abrangente: o repertório da CMT é um caleidoscópio de espetáculos, instalações, workshops, projetos de média e longa duração, atividades de formação, investigação, apresentações de âmbito académico e publicações de natureza diversa. Ao longo das suas duas décadas de vida tem apresentado o seu trabalho em dezenas de países incluindo instituições de referência como o Teatro Real de Madrid (Espanha), Concertgebouw Brugge (Bélgica), Den Jyske Opera (Dinamarca), Harvard School of Education (EUA), SESC São Paulo (Brasil), Ghuangzhou Opera House (China) entre outros. Tem colaborado com instituições culturais em Portugal como o Centro Cultural de Belém, a Casa das Artes, a Fundação Calouste Gulbenkian ou a Casa da Música e tem apresentado os seus projetos em inúmeras instituições prestigiadas mas tem também feito chegar a creches, escolas e à comunidade em geral um conjunto de oportunidades que contribuem para que a arte esteja ao alcance de todos. Com o apoio da Fundação da Calouste Gulbenkian, desde 2011 concebeu e desenvolveu os projetos Opus Tutti (centrado em intervenções educativas mediadas por práticas artísticas) e GermInArte (centrado na formação de educadores e professores) e organiza anualmente o Encontro Internacional Arte para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano. A Companhia de Música Teatral é membro da RESEO (European Network for Opera and Dance Education) e tem contado com o apoio regular da DGArtes.
Companhia Portuguesa de Ópera
Sediada no Teatro da Trindade, em Lisboa, a Companhia Portuguesa de Ópera foi um centro de formação e produção de ópera criado em 1963 e extinto em 1975.
Concertos Antena 2
Concertos Antena 2 são concertos de música clássica, produzidos e transmitidos pela Antena 2, canal de cultura/música clássica, da rádio pública portuguesa.
Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa
O Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa é um concurso nacional de jovens cantores líricos portugueses que teve em 2020 a 11ª edição, tendo a primeira ocorrido em 2007.
Concurso de Composição para Orquestra de Sopros
O Concurso de Composição para Orquestra de Sopros, 8ª edição em 2020, é um concurso promovido pela Fundação INATEL em parceria com a Banda do Exército.
Concurso de Instrumentos de Arco Júlio Cardona
O Concurso de Instrumentos de Arco Júlio Cardona, de âmbito internacional, é organizado pela Delegação da Covilhã da Juventude Musical Portuguesa. A IX edição decorreu na Covilhã em 2015.
violinista Joana Dias

Joana Dias, vencedora o CIAJC

 
Concurso de Interpretação do Estoril
O Concurso de Interpretação do Estoril / Prémio El Corte Inglés, é com o Festival de Música do Estoril e os Cursos Internacionais de Música do Estoril, uma das componentes das Semanas de Música do Estoril.
Concurso de Piano da Póvoa de Varzim
O Concurso de Piano da Póvoa de Varzim (edição XIV em 2019) é uma competição realizada na Póvoa de Varzim e promovida pela Associação Pro-Música e a Escola de Música da Póvoa de Varzim. Destina-se a todos os estudantes de piano residentes em Portugal ou no estrangeiro que preencham os requisitos de idade, programa e/ou habilitações de acordo com o regulamentado.
Concurso de Piano da Póvoa de Varzim

Concurso de Piano da Póvoa de Varzim

Concurso de Piano de Oeiras
O Concurso de Piano de Oeiras (CPO) é uma iniciativa da Associação CulturXis organizada em parceria com a Câmara de Oeiras. Dedicado aos jovens pianistas de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal, o CPO assume-se como o palco do trabalho desenvolvido por estes, numa oportunidade de se apresentarem perante um Júri diversificado.
2º Concurso de Piano de Oeiras 2020

Concurso de Piano de Oeiras 2020

Concurso de Piano Florinda Santos
O Concurso de Piano Florinda Santos é uma competição promovida desde 1994 pela Academia de Música de São João da Madeira em honra da pianista e pedagoga Florinda Santos (1907-2015), que fez os estudos musicais no Conservatório Nacional de Lisboa, sob a orientação de Marcos Garin (Piano), Tomás Borba (Composição) e Luís de Freitas Branco (Estética Musical).
Florinda Santos pianista e pedagoga

Florinda Santos

Concurso de Trompete da Póvoa de Varzim
O Concurso de Trompete da Póvoa de Varzim é uma competição anual organizada pela Escola de Música da Póvoa de Varzim, destinando-se aos estudantes de trompete, residentes em Portugal ou no Estrangeiro. Pretende proporcionar novas oportunidades para o domínio do conhecimento e da performance musical; dinamizar a atividade cultural e musical na comunidade educativa; promover o mérito artístico e a excelência; cooperar na divulgação da música e compositores portugueses; projetar a escola e o concelho no panorama musical nacional.
Concurso Ibérico Adelina Caravana
O Concurso Ibérico Adelina Caravana destina-se a estudantes de piano da Península Ibérica com idades entre os 6 e os 23 anos, e decorre no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, homenageando a pedagoga e fundadora do Conservatório. A II edição ocorreu em 2019.
Maria Adelina Caravana

Maria Adelina Caravana

Concurso Internacional Cidade do Fundão
O Concurso Internacional Cidade do Fundão é uma competição promovida pela Academia de Música e Dança do Fundão, com as variantes de Piano, Violino, Violoncelo, Guitarra e, novidade na 19ª edição, em 2018, Música de Câmara na Guitarra. Em 2020, a edição do Concurso foi cancelada por motivos de pandemia.
Concurso Internacional de Composição Electroacústica MÚSICA VIVA
O Concurso Internacional de Composição Electroacústica MÚSICA VIVA, promovido pela Miso Music Portugal, 22ª edição em 2021, visa incentivar a criação e a difusão de novas obras electroacústicas.
Concurso Internacional de Composição GMCL/Jorge Peixinho
O Concurso Internacional de Composição GMCL/Jorge Peixinho é organizado pelo Grupo Música Contemporânea Lisboa e tem como objetivos centrais o incentivo à criação musical e sua divulgação, contribuindo para o incremento do repertório contemporâneo de música de câmara.
Concurso Internacional de Composição para Guitarra de Portugal
1º Concurso Internacional de Composição para Guitarra de Portugal foi um evento apresentado como inédito, a nível mundial, realizado no Seixal em janeiro de 2020. Neste festival, guitarristas oriundos de 28 países tiveram a oportunidade de mostrar as suas composições para guitarra solo de 6 cordas, em estilo musical livre.
Concurso Internacional de Guitarra Cidade de Guimarães
O Concurso Internacional de Guitarra Cidade de Guimarães é uma das componentes do Festival Internacional de Guitarra de Guimarães que teve em 2019 a sua sexta edição, com concertos de guitarra clássica no Centro Cultural Vila Flor (CCVF), Conservatório de Guimarães e do Paço dos Duques de Bragança. O FIGG é também sinónimo de classes de aperfeiçoamento – aulas para alunos do ensino artístico especializado que podem ser assistidas pelo público. Entre os “professores”, refiram-se Aniello Desiderio e Dejan Ivanovich. O Concurso Internacional de Guitarra Cidade de Guimarães nasceu com o festival, em 2014, com as categorias júnior e seniores. O FIGG é organizado pela Sociedade Musical de Guimarães - Conservatório de Guimarães, com coprodução "A Oficina" e direção artística de Nuno Cachada. Conta com o apoio do Município de Guimarães, Programa Mostra de Espanha 2019 e Programa Europa Criativada União Europeia.
Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro de Terras de La-Salette
O Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro de Terras de La-Salette (XIII edição em 2020) realiza-se na cidade de Oliveira de Azeméis. A forte adesão que registou logo na primeira edição, de carácter local e regional, resultou no alargamento do concurso a nível nacional em 2008 e, em 2012, na sua internacionalização. O concurso integra as secções infantil, juvenil, júnior e sénior nos instrumentos de madeiras (flauta transversal, oboé, clarinete, fagote e saxofone) e metais (trompete, trompa, trombone tenor, trombone baixo, tuba e bombardino) decorrendo nas instalações do Cineteatro Caracas, Academia de Música de Oliveira de Azeméis e Escola Secundária Soares Basto.
Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro Terras de La Salette
O Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro Terras de La Salette, em Oliveira de Azeméis, é uma competição de âmbito internacional aberta a Flauta Transversal, Oboé, Clarinete, Fagote e Saxofone (madeiras); Trompete, Trompa, Trombone Tenor, Trombone Baixo, Tuba/Bombardino (metais).
Concurso Internacional de Música “Cidade de Almada”
O Concurso Internacional de Música “Cidade de Almada” é um concurso destinado a jovens músicos que pretende tornar-se uma referência a nível nacional e ser um incentivo e um estímulo para todos os que estudam e trabalham nesta área do conhecimento, ambicionando extravasar o mero momento de competição através da realização de concertos, abrindo-se à comunidade e envolvendo-se com esta.
Concurso Internacional de Música Paços' Premium
O Concurso Internacional de Música Paços' Premium ocorre anualmente no Auditório da Academia de Música de Paços de Brandão e destina-se aos alunos do ensino artístico especializado da música ao nível da iniciação, básico, secundário e superior. O concurso é organizado pelos departamentos de Cordas, Sopros e Teclas da AMPB.
Academia de Música de Paços de Brandão

Academia de Música de Paços de Brandão

Concurso Internacional de Música Vianna da Motta
O Concurso Internacional de Música Vianna da Motta foi um concurso concebido pelo pianista Sequeira Costa para homenagear o seu mestre. Teve a primeira edição em 1957.
Concurso Internacional de Percussão - Gondomar
O Concurso Internacional de Percussão - Gondomar, 1ª edição em 2018, destina-se a percussionistas, de qualquer nacionalidade, organizado em quatro categorias divididas em diferentes faixas etárias.
Concurso Internacional de Piano de Viseu
O Concurso Internacional de Piano de Viseu é organizado pelo Conservatório Regional de Música de Viseu Dr. José de Azeredo Perdigão – Solar de Prime, Rua dos Andrades 3500-168 Viseu.
Concurso Internacional de Santa Cecília
Concurso Internacional de Santa Cecília é um concurso que se realiza anualmente na cidade do Porto, cidade três vezes eleita “Destino Europeu do Ano”. É organizado pelo Curso de Música Silva Monteiro. Reúne, anualmente, perto de 100 músicos entre os 5 e os 32 anos, vindos de todo o mundo. Os jovens participantes são organizados em duas categorias: - SCIC Juniores, com pianistas até aos 18 anos - SCIC Principal, até aos 32 anos. Depois de uma semana de eliminatórias, é selecionado o melhor jovem pianista do mundo. A competição oferece em prémios monetários e um conjunto de oportunidades de promoção da carreira dos jovens pianistas, a nível nacional e internacional. O objetivo é precisamente proporcionar uma “rampa” de lançamento de jovens talento além-fronteiras.
Concurso Internacional de Santa Cecília
O Concurso Internacional de Santa Cecília realiza-se anualmente no Porto, organizado pelo Curso de Música Silva Monteiro. Reúne, anualmente, perto de 100 músicos entre os 5 e os 32 anos, de todo o mundo. A competição oferece em prémios monetários e um conjunto de oportunidades de promoção da carreira dos jovens pianistas, a nível nacional e internacional.
Concurso Luso-Espanhol de Fafe
O Concurso Luso-Espanhol de Fafe é organizado pela Academia de Música José Atalaya e destina-se a instrumentistas nascidos ou residentes em Portugal e Espanha, com idades até aos 20 anos, desde que não frequentem o Ensino Superior. A XIII edição ocorreu em 2019.
Teatro-Cinema de Fafe

Teatro-Cinema de Fafe

Concurso Nacional de Canto Luísa Todi
O Concurso Nacional de Canto Luísa Todi é uma competição de canto lírico idealizada e fundada pelo cantor e professor de canto do Conservatório Nacional, José Carlos Xavier, estando registada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial com o número Nº 451225.
Elisabate Matos

Elisabate Matos foi 1º Prémio no CNCLT em 1991

Concurso Nacional de Composição BSP
O Concurso Nacional de Composição Banda Sinfónica Portuguesa, 7ª edição em 2019, tem por objetivo estimular a criação portuguesa de repertório original para banda, sendo exclusivamente destinado a compositores portugueses, sem restrição quanto à idade.
Concurso Nacional de Composição Coral Manuel Emílio Porto
O Concurso Nacional de Composição Coral Manuel Emílio Porto, 2ª edição em 2019, é organizado pelo Município das Lajes do Pico e o Grupo Coral das Lajes do Pico, em parceria com o Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa (MIC.PT) e a Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM), com o objetivo de promover a criação musical de obras para coro, valorizando a literatura portuguesa.
Concurso Nacional de Cordas Vasco Barbosa
O Concurso Nacional de Cordas Vasco Barbosa criado e apresentado pela Camerata Atlântica e a sua diretora Ana Beatriz Manzanilla tem por objetivo proporcionar aos jovens músicos de cordas do país a oportunidade de prestarem provas de alto nível, tendo como recompensa final, entre outras, a apresentação a solo com uma orquestra.
Concurso Nacional de Interpretação Contemporânea
O Concurso Nacional de Interpretação Contemporânea (CNIC), 4ª edição em 2020, é uma organização do Síntese – Grupo de Música Contemporânea, para promover o recurso ao repertório contemporâneo nos currículos e nas práticas das escolas de ensino especializado e de ensino profissional de música, bem como no ensino superior de música.
Concurso Nacional Paços' Premium
A 1ª edição do Concurso Nacional Paços' Premium, organizado pela Academia de Música de Paços de Brandão, decorreu em 2007, em Paços de Brandão, Portugal, com as categorias de Piano, Violoncelo e Violino.
Vasco Dantas ao piano

Vasco Dantas, vencedor do PNPP em 2007

Concurso Viana da Mota
O Concurso Viana da Mota, ou Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta, foi um concurso criado por José Carlos Sequeira Costa (Vilarouco, concelho de S. João da Pesqueira, 1929 - ), que foi de José Vianna da Motta.
Confederação Musical Portuguesa
A Confederação Musical Portuguesa (CMP) foi constituída em 6 de Junho de 2001. É uma entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo integrar e coordenar todo o movimento filarmónico representado pelas bandas filarmónicas, orquestras ligeiras e suas escolas de música, através das federações distritais a si associadas.
conjunto
conjunto é em música um pequeno agrupamento instrumental ou misto.
Conselho Municipal de Cultura de Coimbra
O Conselho Municipal de Cultura de Coimbra (CMCC) é um órgão consultivo criado em 2020 que reúne representantes de entidades culturais e personalidades de destaque nesta área. A criação deste conselho é um dos objetivos delineados para a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027.
Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira
O Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira Eng.º Luiz Peter Clode é uma escola de artes performativas no Funchal, com onze núcleos espalhados pelo arquipélago da Madeira, dez na ilha da Madeira e um no Porto Santo.
Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira

Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira

Conservatório de Artes Canto Firme
O Conservatório de Artes Canto Firme é uma escola de ensino especializado de música com sede em Tomar que teve a sua oficialização em 1996. Desde essa data os seus projetos educativos visam não só a formação de músicos, como a sensibilização para a música de toda a comunidade tomarense, dando a continuidade a tradição musical existente em Tomar.
Canto Firme

Canto Firme

Conservatório de Guimarães
Criado pela Sociedade Musical Guimarães no ano letivo de 1992/1993, o Conservatório de Guimarães possui autonomia pedagógica e tem celebrado um contrato de Patrocínio com o Ministério da Educação. É frequentado atualmente por cerca de meio milhar de alunos e meia centena de professores em Guimarães e no Polo de Vieira do Minho.
Conservatório de Música D. Dinis
Em 1991/92, dada a ausência duma escola de música de carácter oficializado, celebrou-se um contrato de comodato com a Câmara Municipal de Loures. Deste modo ficam garantidas as instalações e formalizam-se as diligências necessárias para junto do Ministério da Educação se constituir o Conservatório Regional de Loures. Em 2000, com a criação do Município de Odivelas, a designação inicial foi mudada para Conservatório de Música D. Dinis. Ao tomarmos D. Dinis como patrono, a ideia subjacente foi homenagear esse rei do séc. XIII/XIV que se encontra sepultado no concelho e que ficou conhecido pelo desenvolvimento que proporcionou a Portugal, no incentivo que deu à arte e à poesia trovadoresca, sendo ele próprio autor de várias obras.
Conservatório de Música da Horta
Criado em 22 de Novembro de 1990 pelo Decreto Regulamentar Regional nº 22/89/A, e integrado na EBI da Horta em 2011, o Conservatório de Música da Horta é uma escola básica e secundária pública especializada no ensino da música, cabendo-lhe proporcionar formação especializada de elevado nível técnico e artístico nessa área.
Conservatório Regional da Horta

Conservatório Regional da Horta

Conservatório de Música da Jobra
O Conservatório de Música da Jobra é uma escola de Ensino Artístico Especializado com Autonomia Pedagógica. Foi fundado a 3 de outubro de 1986 por Filipe Marques, atual Presidente da Direção da Jobra. Nasceu como Escola Particular de Ensino Livre, tendo como missão a sensibilização para a música através da prática de um instrumento, assim como a divulgação e o desenvolvimento do ensino artístico, da cultura e recreio de toda a população, em especial dos jovens. No dia 3 de agosto de 1994, o CMJ foi reconhecido como Escola de Ensino Artístico Especializado, podendo ministrar os cursos básicos de Piano e Viola Dedilhada. No ano seguinte, foram introduzidos os cursos de Flauta Transversal, Clarinete e, posteriormente, os cursos de Violino, Saxofone, Flauta de Bisel, Trompete e Percussão. Foi-lhe atribuída a autorização definitiva de funcionamento em 20 de julho de 1999 pela Direção Regional de Educação do Centro (DREC). No ano letivo 2006/2007, o Conservatório abriu o curso básico oficial da Dança, reconhecido pela DREC, sendo a única escola a ministrar este curso no distrito de Aveiro, transformando-se numa verdadeira escola artística. Partindo de uma parceria entre o Conservatório de Música da Jobra (CMJ – Polo Vouzela) e a Câmara Municipal de Vouzela, o CMJ – Polo Vouzela deu início à sua atividade letiva em setembro de 2017, ano letivo 2017/18. Pela primeira vez no município é implementada a oferta formativa do Ensino Artístico Especializado da Música e da Dança.  
Conservatório de Música da Metropolitana
O ensino altamente especializado do Conservatório de Música da Metropolitana é reconhecido pela excelência dos alunos, tanto no trabalho individual como nas orquestras de jovens que são uma marca única desta escola. O programa curricular dá respostas aos desafios que se colocam atualmente no ensino artístico, com planos de estudo próprios, adaptados aos diferentes grupos etários: crianças, jovens e adultos. O ensino é eminentemente prático e realizado ao abrigo da modalidade extra-escolar. Para além das aulas individuais, os alunos têm, desde o início dos diversos cursos, práticas de conjunto e de orquestra. Segundo as faixas etárias e nível dos intérpretes, surgem assim a Piccola Orquestra e a Orquestra Juvenil, entre outros agrupamentos. Ao longo da formação, beneficiam também da proximidade natural com as outras escolas do projeto AMEC / Metropolitana, a Escola Profissional Metropolitana e a Academia Nacional Superior de Orquestra, bem como com a própria Orquestra Metropolitana de Lisboa.
Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian
O Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian nasceu a 8 de outubro de 1960 por iniciativa de um grupo de aveirenses, sendo designado então Conservatório Regional de Aveiro. Era uma associação cultural e destinava-se ao ensino da música, dança e artes plásticas. Funcionou, inicialmente, no então Liceu Nacional (atual Escola Secundária José Estêvão) onde permaneceu durante dois anos. Ocupou, posteriormente, o edifício anexo à Igreja da Misericórdia. Em março de 1971, após a conclusão do edifício construído de raiz para o ensino das artes plásticas, da dança e da música e, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, o Conservatório passou a ocupar as atuais instalações. O Projeto de arquitetura do edifício foi elaborado no ateliê do Arquiteto José Carlos Loureiro, e é da autoria da arquiteta Noémia de Azevedo Coutinho. Por força da Portaria nº 500/85 de 24 de Julho, foi este Conservatório tornado Escola Pública do Ensino Especializado da Música com efeitos a partir de 1 de Outubro do mesmo ano. Passaram, entretanto, pela direção artística desta instituição, Gilberta Paiva, Leonor Polido, Madeira Carneiro, Afonso Henriques e Fernando Jorge Azevedo.
Conservatório de Música e Aveiro de Calouste Gulbenkian

Conservatório de Música e Aveiro de Calouste Gulbenkian

Conservatório de Música de Braga Calouste Gulbenkian
O Conservatório de Música de Braga Calouste Gulbenkian nasceu do sonho e da determinação da pedagoga Maria Adelina Caravana. Situado praticamente no centro da cidade e com uma arquitetura muito peculiar dos anos 60, o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian é uma escola artística. O projeto educativo do conservatório preconiza, em regime integrado, a componente vocacional artística no ensino básico e no ensino secundário, isto é, no mesmo local os alunos podem completar a sua formação geral com o ensino especializado da música. O ensino integrado funciona do 1º ao 12º ano, com planos curriculares próprios. Devido a estas características os alunos que pretendem frequentar esta escola têm que realizar testes de ingresso.
Conservatório de Música de Braga Calouste Gulbenkian

Conservatório de Música de Braga Calouste Gulbenkian

Conservatório de Música de Cascais
O Conservatório de Música de Cascais é uma escola de Ensino Artístico Especializado da Música com financiamento do Ministério da Educação para leccionar Cursos Oficiais de Música (Básico e Secundário) oficialmente reconhecida em Julho de 2008 com a autorização definitiva em 2016. O Conservatório faz parte da Associação Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e é o sucessor direto da Escola de Música Concertino que funcionava desde 2002, fundada também pela mesma Associação.
Conservatório de Música de Cascais

Conservatório de Música de Cascais

Conservatório de Música de Coimbra
O Conservatório de Música de Coimbra (CMC) foi criado em 1985. Iniciou a atividade letiva em 1986, no edifício da Cerca de S. Bernardo. A partir de 1987, ocupou o edifício da antiga Maternidade. De 2003 a 2010, instalou-se provisoriamente na Escola Secundária Dom Dinis. Em 2007, passou a designar-se Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra. Em 2010, instalou-se no espaço até então unicamente ocupado pela EBSQF, na Rua Pedro Nunes, em instalações construídas de raiz.
Conservatório de Música de Coimbra

Conservatório de Música de Coimbra

Conservatório de Música de Loulé
O Conservatório recebeu em 2018 a denominação de Conservatório de Música de Loulé Francisco Rosado. Francisco Rosado foi pedagogo e grande impulsionador do Encontro de Música Antiga de Loulé, evento que conta com cerca de duas décadas de existência. Em 2018, foi inaugurado o novo edifício do Conservatório, no Solar da Música Nova renovado.
Conservatório de Música de Loulé Francisco Rosado

Conservatório de Música de Loulé Francisco Rosado

Conservatório de Música de Paredes
Originalmente com o nome de Academia de Música, o Conservatório de Música de Paredes é uma escola de ensino particular e cooperativo de música pertencente à Associação Cultural José Guilherme Pacheco. Abriu as portas ao público em ano letivo de 1992/1993 com a autorização definitiva de lecionação (Alvará nº/DREN/nº 2014).
Conservatório de Música de Paredes

Conservatório de Música de Paredes

Conservatório de Música de Sintra
O Conservatório de Música de Sintra é uma associação sem fins lucrativos e de utilidade pública. É uma escola de ensino artístico especializado da Música e conta com quatro décadas de sucesso na área da educação e cultura. A estrutura pedagógica e organizacional centrada no desenvolvimento e valorização dos alunos constituem a sua (ou a nossa) base de actuação.
Conservatório de Música de Sintra

Conservatório de Música de Sintra

Conservatório de Música do Porto
O Conservatório de Música do Porto (CMP) é uma escola pública do Ensino Artístico Especializado da Música (EAEM), constituindo um setor específico do nosso sistema educativo. O CMP tem cerca de 1100 alunos, matriculados desde o 1º ano do 1º ciclo, até ao 12º ano, provenientes de uma alargada zona geográfica que inclui mais de 40 municípios diferentes.
Palacete Pinto Leite

Palacete Pinto Leite, anterior sede do CMP

Conservatório de Música Terras de Santa Maria

O Conservatório de Música Terras de Santa Maria nasceu em abril de 1973 com a finalidade de promover actividades culturais e recreativas aos seus associados. O CMTSM é uma valência do Centro Cultural e Recreativo de Fornos (CCRF), associação sem fins lucrativos cuja finalidade é promover actividades culturais e recreativas para os seus associados.

Conservatório de Música Terras de Santa Maria

Conservatório de Música Terras de Santa Maria

Conservatório do Porto
O Conservatório do Porto, designação abreviada e não oficial do Conservatório de Música do Porto, atualmente na Praça Pedro Nunes, é um estabelecimento de ensino especializado da música onde iniciaram os estudos e lecionaram grandes nomes da música em Portugal.
Conservatório do Vale do Sousa
O Conservatório do Vale do Sousa é uma escola do ensino especializado de música que começou por ter a designação de Academia de Música da Associação de Cultura Musical de Lousada.
Conservatório Municipal de Música e Dança de Bragança
O Conservatório Municipal de Música e Dança de Bragança, que leciona desde 2004, permitiu aos alunos da Cidade frequentar o ensino oficial de música através do regime supletivo e articulado com uma escola de ensino regular. Em 2012 ampliou a sua oferta com a valência de dança num edifício novo.
Conservatório Municipal de Música e Dança de Bragança

Conservatório Municipal de Música e Dança de Bragança

Conservatório Regional de Castelo Branco
O Conservatório Regional de Castelo Branco é uma escola do ensino especializado da música que ministra cursos de instrumento em diversos regimes de frequência, dos quais, os que integram mais alunos são os regimes articulado e supletivo, do segundo ciclo ao ensino secundário.
Conservatório Regional de Castelo Branco

Conservatório Regional de Castelo Branco

Conservatório Regional de Évora-Eborae Musica
Conservatório Regional de Évora-Eborae Musica é uma escola do Ensino Artístico Especializado, com autorização de funcionamento concedida pelo Ministério de Educação, no ano letivo 2003/2004. A consequente atribuição do paralelismo pedagógico, permitiu oficializar os cursos aqui ministrados. Para além da oferta de Cursos Oficiais também são ministrados cursos em regime livre na sequência do que era feito pela Associação Eborae Musica desde 1987. O Corpo Docente integra profissionais devidamente qualificados com vasta experiência profissional.
Conservatório Regional de Gaia
A missão da Fundação Conservatório Regional de Gaia consiste no ensino específico da Música, da Iniciação Musical aos estudos musicais de nível superior.  
Conservatório Regional de Música da Covilhã
O orfeão da Covilhã, criado em 16 de novembro de 1926, é o promotor do Conservatório Regional de Música da Covilhã. Em 21 de novembro de 1961, na sede do orfeão da Covilhã, então instalado no nº 111 da Rua Direita / Rua Comendador Campos Melo, nasceu o CRMC, com uma frequência inicial de 86 alunos, sendo o seu primeiro diretor pedagógico, o professor Vírgílio Pereira, que na altura exercia funções de director artístico do orfeão da Covilhã.
Conservatório Regional de Música da Covilhã

Conservatório Regional de Música da Covilhã

Conservatório Regional de Música de Vila Real
O Conservatório Regional de Música de Vila Real é uma escola de ensino vocacional da música com autorização definitiva de funcionamento nº 138, concedida pelo Ministério da Educação. O CRMVR está situado em pleno coração da cidade de Vila Real.
Conservatório Regional de Música de Vila Real

Conservatório Regional de Música de Vila Real

 
Conservatório Regional de Música de Viseu

O Conservatório Regional de Música de Viseu Dr. José de Azeredo Perdigão abriu as suas portas na cidade de Viseu em 1985, na Casa do Miradouro. Em 1992 mudou-se para as suas actuais instalações no Solar dos Condes de Prime. O Conservatório conta com mais de 500 alunos.

Conservatório Regional de Música de Viseu Azeredo Perdigão

Conservatório Regional de Música de Viseu José Azeredo Perdigão

Conservatório Regional de Palmela
O Conservatório Regional de Palmela foi inaugurado em 23 de março de 2002 e proporciona o ensino da música e atividades de música e de dança.
Conservatório Regional de Palmela

Conservatório Regional de Palmela

Conservatório Regional de Ponta Delgada
O Conservatório Regional de Ponta Delgada é a maior escola de música dos Açores, tendo sido fundada a 15 de outubro de 1964. Está sediado num imóvel datado da segunda metade do século XIX, onde durante muitos anos funcionou a Biblioteca Pública e Arquivo de Ponta Delgada, tendo esta saído para o antigo Colégio dos Jesuítas.
Conservatório Regional de Ponta Delgada

Conservatório Regional de Ponta Delgada

 
Conservatório Regional de Portalegre
Conservatório Regional de Portalegre é a anterior designação da Escola de Artes do Norte Alentejano (EANA), Escola Particular e Cooperativa de Ensino Artístico Especializado da Música, com atividades que se estendem ao ensino do bailado e a outras artes.
Conservatório Regional de Setúbal
O Conservatório Regional de Setúbal foi fundado em 1988. De entre os seus impulsionadores, destaca-se a ilustre figura da pedagoga professora Maria Adelaide Rosado Pinto, que muito contribuiu para o enriquecimento patrimonial, artístico e cultural da cidade de Setúbal.
Conservatório Regional de Setúbal

Conservatório Regional de Setúbal

Conservatório Regional do Algarve Maria Campina
O Conservatório Regional do Algarve Maria Campina é uma escola de música localizada em Faro. Foi fundada pela pianista Maria Campina e seu marido Pedro Ruivo em 1973.  
Conservatório Superior de Música de Gaia
O Conservatório Superior de Música de Gaia é uma iniciativa da Fundação Conservatório Regional de Gaia inscrita no âmbito dos seus estatutos e pertencente ao plano de atividades com os objetivos de: dar continuidade a nova dimensão e estatuto à formação de nível superior no quadro do modelo consagrado no D.L 18881/30.
Conservatório Regional de Gaia

Conservatório Regional de Gaia

conservatórios
conservatórios, ou conservatórios de música, são hoje estabelecimentos de ensino não superior, público e privado, de frequência não obrigatória, de alcance nacional ou inter-regional, em que se ministra formação musical especializada.
Crescer com a Música
Crescer com a Música é um projeto educativo promovido pela associação cultural Arte no Tempo, com actividades de captação de públicos em escolas de Aveiro. Engloba (Ou)ver o som, para o pré-escolar, por João Martins; Sentidos do som, para o 1º ciclo, por Diana Ferreira; Electrónica e instrumentos musicais, para secundário, por Pedro Bento.
Crescer com a Música

Crescer com a Música

Criação, Performance e Investigação Artística
Criação, Performance e Investigação Artística é um grupo de investigação do INET-MD coordenado por Jorge Salgado Correia. Resulta da fusão entre os grupos anteriores Criação, Teoria e Tecnologias da Música e de Estudos da Performance e Performance como Pesquisa Artística. Tem como objectivo consolidar e expandir o campo da pesquisa artística, criando oportunidades para combinar o conhecimento de artistas e de investigadores, com benefícios para ambos. Lidando com a criação artística, o Grupo promove um foco particular na relação entre aspectos reflexivos, práticas de remix e valorização estética.
Cristiano Rios
Cristiano Rios é um jovem percussionista que venceu em 2019 o 1.º lugar no Concurso Internacional de Percussão da Beira e o 1.º lugar no Prémio Jovem Músicos.
Culturgest
A Culturgest – Fundação Caixa Geral de Depósitos dedica-se à criação contemporânea, apresentando uma programação regular nas áreas das artes performativas, da música, das artes visuais, do cinema e do pensamento contemporâneo. Dirige-se a um público alargado, incluindo o público escolar, as crianças e os jovens.
Culturgest

Culturgest

CulturUbi
O CulturUbi - Núcleo de Ciências e Estudos de Cultura da UBI é um núcleo dos cursos de Ciências da Cultura e Estudos de Cultura da Universidade da Beira Interior
Curso Nacional de Música Litúrgica
O Curso Nacional de Música Litúrgica é um curso promovido pela Igreja Católica através do Serviço Nacional da Liturgia. Teve em 1991 a primeira edição e a quinta em 2016. Destina-se a responsáveis de Música Sacra e Litúrgica – organistas, diretores de coros e salmistas. Com dois níveis, a formação tem disciplinas comuns – Liturgia, História da Música Sacra, Harmonia / Formação Musical e Coro – e específicas de acordo com cada área.
Cursos Internacionais de Música do Estoril
Os Cursos Internacionais de Música do Estoril são, com o Concurso de Interpretação do Estoril / Prémio El Corte Inglés e com o Festival de Música do Estoril, uma das componentes das Semanas de Música do Estoril.
Dançar em Tempo de Guerra
Dançar em Tempo de Guerra é um programa que reúne duas obras de coreógrafos de grande referência do século XX, Martha Graham e Kurt Jooss. Chronicle e A Mesa Verde, ambas criadas na década de 30 do século passado, refletem as inquietações dos seus autores sobre a ideia de guerra. Se Jooss trabalha a partir dos efeitos da I Guerra Mundial, Graham dá uma resposta ao violento crescimento do fascismo na Europa e que iria desencadear na II Guerra Mundial. Depois de ter sido dançada a última vez na CNB, em 1987, A Mesa Verde regressa aos palcos juntamente com Chronicle, de Martha Graham, coreógrafa que passa a integrar o repertório da CNB. No âmbito deste programa, a CNB convida o artista visual André Guedes a conceber uma exposição para o foyer do Teatro Camões, sobre estas obras e o seu contexto político, social e cultural. No Teatro Camões nos dias 11, 12, 13 de março.
Dias da Música em Belém
Dias da Música em Belém é um festival anual de música erudita realizado e organizado pelo Centro Cultural de Belém, Lisboa, inspirada na Festa da Música tendo cada edição um tema.
Direção de Serviços de Educação Artística
Criada em 2019, a Direção de Serviços de Educação Artística (DSEA) decorre da extinta DSEAM, projeto artístico que nasceu na década de oitenta. Conta com uma larga experiência no processo de implementação das artes no ensino genérico, em regime curricular (expressões musical dramática e a dança), de enriquecimento curricular (com as Modalidades Artísticas de Dança, Canto Coral, Cordofones Tradicionais Madeirenses, Instrumental e Expressão Dramática/Teatro).
Direção Regional da Cultura
A Direção Regional da Cultura (DRC) da Madeira tem por missão dinamizar e coordenar os diferentes projetos que realizam as políticas definidas para a área da cultura, mantendo o diálogo com os criadores no sentido de salvaguardar a identidade cultural da Região Autónoma da Madeira.
Direção Regional da Cultura do Alentejo
A Direção Regional da Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), com sede em Évora, é um serviço periférico da administração direta do Estado, dotado de autonomia administrativa.
Direção Regional de Cultura do Algarve
A Direção Regional de Cultura do Algarve é um serviço periférico da Presidência do Conselho de Ministros na área da cultura, cujo âmbito geográfico de atuação está circunscrito à região do Algarve. O Algarve tem hoje equipamentos culturais de referência - teatros, museus, bibliotecas - e um tecido cultural cada vez mais qualificado e dinâmico, tendo para isso contribuído as autarquias no seu apoio à ação cultural, bem como a criação dos cursos de Artes da Universidade do Algarve.
Direção Regional de Cultura do Centro
A Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) é um serviço periférico da administração direta do Estado dotado de autonomia administrativa. O seu território de atuação circunscreve-se à área da NUT II Centro, abrangendo 77 municípios dos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Santarém e Viseu.
Direção Regional de Cultura do Norte
A Direção Regional de Cultura do Norte é um organismo desconcentrado do Ministério da Cultura.
Direção-Geral das Artes
A Direção-Geral das Artes é um organismo do Ministério da Cultura da República Portuguesa que tem por missão a coordenação e execução das políticas de apoio às artes em Portugal, com a prioridade de promover e qualificar a criação artística, bem como garantir a universalidade da sua fruição.
discografia
Discorama, a lançar em 2023 nos 20 anos da Meloteca, é a plataforma/panorama da discografia portuguesa. Contem artigos que apresentam dezenas de milhares de discos de intérpretes portugueses e de músicos estrangeiros que abordam música portuguesa. Apresenta também muitas biografias que não constam na Meloteca, a cujo grupo pertence.
Educação e Música na Comunidade
Educação e Música na Comunidade é um grupo de investigação do INET-MD que nesceu em 2015. Coordenado por Graça Boal Palheiros, dedica-se à investigação sobre o papel da educação e da música na vida das pessoas, bem como as práticas musicais em contextos formais, não formais e informais (por exemplo, escolas e comunidades). São explorados pelos membros deste Grupo novos conceitos de educação musical, bem como os desafios relativos ao ensino e à aprendizagem de músicas nas sociedades contemporâneas. O grupo Educação e Música na Comunidade inclui investigadores de dois polos do INET-MD - Porto e Aveiro - que trabalham em conjunto em vários projectos financiados. Os membros colaboram também com outros Grupos de Investigação do INET-MD, designadamente Etnomusicologia e Estudos de Música Popular e Estudos de Dança.
EIMAD
O EIMAD – Encontro de Investigação em Música, Artes e Design é organizado pela ESART, Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal. O EIMAD pretende ser um espaço para a discussão científica nas áreas do Design e da Música.
Electrónica e instrumentos musicais
Electrónica e instrumentos musicais é uma atividade no âmbito do Crescer com a Música, projeto educativo promovido pela associação Arte no Tempo que engloba (Ou)ver o som, para o pré-escolar, por João Martins; Sentidos do som, para o 1º ciclo, por Diana Ferreira; Electrónica e instrumentos musicais, para secundário, por Pedro Bento.
Crescer com a Música

Crescer com a Música

EMPXX
EMPXX é a sigla da obra em quatro volumes Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, edição Temas e Debates/Círculo de Leitores, 1ª edição em 2010, ISBN 978-989-644-114-2, que teve direção de Salwa Castelo-Branco, António Tilly como coordenador executivo, Rui Cidra como coordenador adjunto. O consultor geral da obra foi Rui Vieira Nery. A obra teve o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Instituto Camões, a Fundação Luso-Americana, o Ministério da Cultura e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
encomendação das almas
A encomendação das almas (cantar às almas, canto das almas ou botar às almas) "é uma tradição popular católica secular, frequente em Portugal e Espanha desde, pelo menos, o século XVII, de onde se propagou ao Brasil. É característico da Quaresma, embora também fosse cantado no dia de finados (pão-por-Deus) e no ano-novo (em combinações diversas com janeiras e reisadas)". [Wikipédia]
ensino articulado
O ensino articulado da Música é um regime que permite o aluno frequentar o Curso Básico de Música numa Escola de Música em articulação com a escola de ensino regular. Neste regime, prevê-se um protocolo entre uma escola de ensino básico e uma escola de ensino artístico especializado em que a primeira se responsabiliza pelas disciplinas do currículo geral e a segunda pelas componentes específicas de ensino artístico.
EPABI
A Escola Profissional de Artes da Covilhã foi criada a 3 de setembro de 1992 com o nome de Escola Profissional de Artes da Beira Interior - EPABI, mediante despacho conjunto do Ministério da Educação e do Emprego e Segurança Social, tendo como entidades promotoras o Conservatório da Covilhã e a Câmara Municipal da Covilhã.
Escola Profissional de Artes da Beira Interior

Escola Profissional de Artes da Beira Interior

Escola Artística de Música do Conservatório Nacional
A Escola Artística de Música do Conservatório Nacional é uma das escolas que compõem o Conservatório Nacional de Lisboa. A criação de um Conservatório para o ensino da música em Lisboa é fortemente devida ao compositor português João Domingos Bomtempo, que era igualmente um pedagogo de reconhecido mérito.
Escola das Artes (UCP)
Criada em 1997, a Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa é uma das mais jovens instituições desta instituição, sediada na cidade do Porto. A Escola das Artes oferece uma vasta oferta formativa na área da formação artística e uma programação cultural intensa.
Escola das Artes, UCP-Porto

Escola das Artes, UCP-Porto

Escola de Artes da Bairrada
A Escola de Artes da Bairrada é uma instituição de ensino artístico especializado com paralelismo pedagógico que foi homologada pela Direcção Regional de Educação do Centro em Julho de 2003. A sua criação resulta do mútuo esforço entre a União Filarmónica do Troviscal e a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, que conjuntamente com o Ministério da Educação, foram titulares e colaboradores na manutenção e dinamização da EAB.
Conservatório de Música da Bairrada

Conservatório de Música da Bairrada

Escola de Artes do Norte Alentejano
A Escola de Artes do Norte Alentejano (EANA), anteriormente designada por Conservatório Regional de Portalegre, é uma Escola Particular e Cooperativa de Ensino Artístico Especializado da Música, podendo estender a sua atividade ao ensino do bailado e a outras artes.
escola de música da banda
A escola de música da banda é uma atividade pedagógica e musical que tem por objetivo a formação de músicos para a filarmónica. A associação aposta nela como garantia da sua continuidade. A escola segue um modelo baseado na leitura da notação musical e a prática do instrumento. Enriquece musicalmente indivíduos e comunidades, muitas vezes em meios com escassez de propostas culturais. Contribui para o desabrochar de numerosos talentos musicais, que se desenvolvam posteriormente em conservatórios e escolas com paralelismo ou autonomia pedagógica, profissionais e superiores. (António José Ferreira)
Escola de Música Guilhermina Suggia
Situada no centro do Porto, a Escola de Música Guilhermina Suggia (EMGS) é uma escola de Ensino Artístico Especializado da Música fundada em 2002. Funciona num edifício da Rua D. Manuel II, no Porto, cedido em testamento, no ano 2000, pela engenheira Ilda Moura à Fundação Musical dos Amigos das Crianças, denominada atualmente por Academia Musical dos Amigos das Crianças.
Escola de Música Guilhermina Suggia

Escola de Música Guilhermina Suggia

Escola de Música Nossa Senhora do Cabo

A Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha, Oeiras, promove o ensino das artes educando cada pessoa na sua dignidade plena, promovendo-se a si mesma e aos outros, através do ensino artístico, valorizando todas as dimensões da pessoa humana: espiritual, intelectual, emocional e física.

Escola de Música Nossa Senhora do Cabo

Escola de Música Nossa Senhora do Cabo

Escola de Música Óscar da Silva
A Escola de Música Óscar da Silva é uma cooperativa de ensino vocacional de música e pertence ao ramo do sector privado e cooperativo. Esta escola foi criada em 8 de outubro de 1986 de forma a possibilitar a viabilização e continuação da Academia de Música de Matosinhos, fundada pela Câmara Municipal de Matosinhos em deliberação camarária de 29 de Agosto de 1969.
Escola de Música Óscar da Silva

Escola de Música Óscar da Silva

Escola Profissional Artística do Alto Minho
A Escola Profissional Artística do Alto Minho (ARTEAM), actual designação da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo (EPMVC), iniciou a sua atividade em setembro de 1992. Atualmente é tutelada pela Fundação Átrio da Música, criada para esse efeito, em novembro de 1999. Integrada no Ensino Profissional a ARTEAM é uma escola privada que goza de autonomia pedagógica, administrativa e financeira.
Fundação Átrio da Música

Fundação Átrio da Música

 
Escola Profissional Artística do Alto Minho
A Escola Profissional Artística do Alto Minho (ARTEAM) é uma instituição privada que integra a rede de ensino nacional, goza de autonomia pedagógica, administrativa e financeira. Tutelada pelo Ministério da Educação, tem como entidade proprietária a Fundação Átrio da Música.
Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra
A Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra é uma escola profissional artística gerida pela Associação de Jovens da Branca que tem como missão a promoção do ensino artístico, da cultura, do desporto e recreio dos associados.
Escola Profissional de Música de Espinho
Fundada em 1989, a Escola Profissional de Música de Espinho (EPME) foi criada com o propósito de ministrar formação em duas áreas praticamente inexistentes no panorama do ensino da música em Portugal: a formação de instrumentistas de orquestra e o estudo da percussão. Foi pioneira na implementação do ensino profissional da música em Portugal. Ministra cursos profissionais de música do 7º aos 12º anos de escolaridade.
Escola Profissional de Música de Espinho

Escola Profissional de Música de Espinho

Escola Profissional de Música de Viana do Castelo
A Escola Profissional de Música de Viana do Castelo (EPMVC), que atualmente tem a designação de Escola Profissional Artística do Alto Minho (ARTEAM), iniciou a sua atividade em setembro de 1992. Atualmente é tutelada pela Fundação Átrio da Música, criada para esse efeito, em novembro de 1999. Integrada no Ensino Profissional a ARTEAM é uma escola privada que goza de autonomia pedagógica, administrativa e financeira.
Fundação Átrio da Música

Fundação Átrio da Música

Escola Profissional de Música de Viana do Castelo
Escola Profissional de Música de Viana do Castelo é a anterior designação da Escola Profissional Artística do Alto Minho (ARTEAM). Iniciou a atividade em 1992. Atualmente é tutelada pela Fundação Átrio da Música, criada para esse efeito, em novembro de 1999. Integrada no Ensino Profissional, a ARTEAM é uma escola privada que goza de autonomia pedagógica, administrativa e financeira.
Escola Superior de Artes Aplicadas
A Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco foi criada (e integrada no Instituto Politécnico de Castelo Branco) pelo Decreto-Lei nº 264/99 de 14 de Julho. No ano letivo 1999/2000, entraram em funcionamento os bacharelatos em Artes da Imagem e Música (variante de instrumento), formalizados pela Portaria nº 505/99 de 15 de Julho.
Escola Superior de Artes Aplicadas

Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART)

Escola Superior de Música de Lisboa
A ESML (Escola Superior de Música de Lisboa) foi criada em 1983 na sequência da reconversão do Conservatório Nacional, tendo sido integrada no Instituto Politécnico de Lisboa em 1985. A ESML assume como sua a missão da formação artística, técnica, tecnológica e científica, ao mais alto nível, de profissionais na área da Música.
Escola Superior de Música de Lisboa

Escola Superior de Música de Lisboa

Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo
A ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo) é a unidade orgânica do Politécnico do Porto vocacionada para a formação superior em Música, Teatro e Dança. Nascida em 1985 como Escola Superior de Música, dando seguimento à tradição secular do ensino de música na cidade do Porto, viu a sua oferta formativa alargada ao Teatro ressurgindo assim enquanto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Constituída pelos departamentos de Música e Teatro, em 2016 é acrescentada ao portfólio formativo da ESMAE a formação em Dança.
Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo

Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE)

ESPROARTE

A ESPROARTE – Escola Profissional de Arte de Mirandela é uma escola privada que integra a rede de ensino nacional, na área do ensino profissional, goza de autonomia pedagógica, administrativa e financeira, sendo tutelada pelo Ministério da Educação tem como entidade proprietária a ArteMir – Associação de Ensino Profissional Artístico. Nascida do Projeto Nacional de lançamento das Escolas Profissionais pelo Ministério da Educação em 1990, e do apoio da Câmara Municipal de Mirandela, a ESPROARTE – Escola Profissional de Arte de Mirandela veio encher de esperança todos aqueles que, com a música na alma, se viam obrigados a desistir de um sonho que, até então, era difícil de concretizar, ministrando cursos profissionais na área da música que conferem dupla certificação, sendo estes cursos nos níveis 2 e 4 do quadro nacional de qualificações com equivalência ao 9º e 12º ano de escolaridade, respetivamente. Bem no coração da Terra Quente Transmontana e da região de Trás os Montes e Alto Douro, o desenvolvimento de um projeto com esta envergadura, ou melhor, a concretização de um sonho de muitos jovens transmontanos, veio abrir as portas a todos os que se viam obrigados a deixar a sua terra para se dedicarem à Música. Única Escola Profissional de Música de toda a Região de Trás os Montes e Alto Douro, a ESPROARTE revestiu-se de um cariz extremamente ambicioso. Foi preciso juntar forças para transpor todas as barreiras que se colocavam a um projeto inovador como este, em terras Transmontanas e Alto Duriense. Passados mais de 25 anos de existência a ESPROARTE não pode deixar de se orgulhar dos frutos que já deu e dos resultados positivos alcançados, demonstrados por uma lado pelo elevado número de diplomados que hoje exercem a sua atividade profissional como instrumentistas, na docência ou noutras atividades direta ou indiretamente ligadas ao meio musical, cultural e artístico, e por outro pelo registo sempre presente dos 4 CD já gravados.

ESTA - European String Teachers Association
Organização cultural sem fins lucrativos, a ESTA - European String Teachers Association - Portugal é a delegação portuguesa da ESTA (Associação Europeia dos Professores de Instrumentos de Corda).
Estágio de Dança de Aveiro
Estágio de Dança de Aveiro é um evento que, em 2020, celebrou a 25.ª edição, com uma programação especial ao longo de todo o ano, através de várias iniciativas de formação articuladas com a programação regular do Teatro Aveirense. Pelo quarto ano consecutivo, a curadoria do Estágio de Dança de Aveiro foi do coreógrafo Victor Hugo Pontes.
Etnomusicologia e Estudos em Música Popular
Etnomusicologia e Estudos em Música Popular é o Grupo de Investigação fundacional do INET-MD. Dedica-se a consolidar e expandir pesquisas sobre música e som a partir das perspectivas da Etnomusicologia e Estudos da Música Popular, com particular enfoque no Mundo Lusófono. Processos transculturais na música, política cultural, aqrquivo musical e património são algumas das principais questões de pesquisa. As práticas de responsabilidade social são centrais para toda a investigação desenvolvida por este Grupo.Coordenado por Salwa El-Shawan Castelo-Branco.
Europarque
Instalado em 4730 m2, com 1408 lugares, o Auditório do Europarque foi desenhado com particularidades específicas para o colhimento de espetáculos ao vivo como óperas, espetáculos de dança e teatro, projeções e reuniões corporativas.
Europarque

Europarque

Euterpe
Euterpe (em grego clássico: Ἐυτέρπη; romanizado: Eutérpê; "a Doadora de Prazeres") de εὖ (bom, bem) e τέρπειν (dar prazer) foi uma das nove musas da mitologia grega, as filhas de Zeus e Mnemósine, filha de Oceano e Tétis. É, na mitologia grega, a musa da música. No final do período clássico, foi nomeada a musa da poesia lírica e usava uma flauta. (Wikipédia)
fantasias
fantasias são composições instrumentais para orquestra ou banda com caráter solístico, onde se incluem bandas as sonoras de filmes que fazem parte do repertório das filarmónicas.
Federação Transmontana e Duriense de Bandas Filarmónica
A Federação Transmontana e Duriense de Bandas Filarmónica (FTDBF) é uma federação de bandas de música que tem por objetivo a promoção da filarmonia nas regiões que abarca designadamente através da organização de festivais.
Festival Acordeões do Mundo
O Festival Acordeões do Mundo - Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras (17ª edição em 2020) é um festival que se realiza em Torres Vedras e inclui concertos no Teatro-Cine.
Festival de Jazz de Valado dos Frades
O Festival de Jazz de Valado dos Frades é um festival de jazz com 24ª edição em 2021, realizado na freguesia de Valado dos Frades, concelho da Nazaré.
Festival de Música de Setúbal
A Associação Festival de Música de Setúbal funciona em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, Helen Hamlyn Trust e Fundação Calouste Gulbenkian.
Festival de Música do Estoril
O Festival de Música do Estoril é, com os Cursos Internacionais de Música do Estoril e o Concurso de Interpretação do Estoril / Prémio El Corte Inglés, uma das componentes das Semanas de Música do Estoril.
Festival de Órgão de Braga
O Festival de Órgão de Braga, V edição em 2018, é constituído essencialmente uma série de concertos de órgão de tubos, em diferentes cenários e com diferentes instrumentos, com intérpretes de renome internacional.
Festival DME
O Festival DME, 8ª edição em 2019, é organizado pela AFEA – Associação Fomento do Ensino Artístico / Conservatório de Música de Seia e é um projecto financiado pela DGArtes / Ministério da Cultura, contando também com o apoio da Câmara Municipal de Seia, INET-MD/FCSH-UNL (Instituto de Etnomusicologia).
Festival Internacional de Guitarra de Amarante
O Festival Internacional de Guitarra de Amarante, que teve em 2019 a sua 5ª edição, inclui concertos, classes de aperfeiçoamento, estágios e um concurso Internacional.
Festival Internacional de Guitarra de Guimarães

O Festival Internacional de Guitarra de Guimarães teve em 2019 a sua sexta edição, com concertos de guitarra clássica no Centro Cultural Vila Flor (CCVF), Conservatório de Guimarães e do Paço dos Duques de Bragança. O FIGG é também sinónimo de classes de aperfeiçoamento – aulas para alunos do ensino artístico especializado que podem ser assistidas pelo público. Entre os “professores”, refiram-se Aniello Desiderio e Dejan Ivanovich. O Concurso Internacional de Guitarra Cidade de Guimarães nasceu com o festival, em 2014, com as categorias júnior e seniores. O FIGG é organizado pela Sociedade Musical de Guimarães - Conservatório de Guimarães, com coprodução "A Oficina" e direção artística de Nuno Cachada. Conta com o apoio do Município de Guimarães, Programa Mostra de Espanha 2019 e Programa Europa Criativada União Europeia.

Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim
O Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim – Costa Verde – Portugal (FIMPV) foi criado em Julho de 1979 pela concessionária da zona de jogo local, a empresa SOPETE, S. A., sob proposta do pianista Sequeira Costa datada de 18 de setembro de 1978 e confirmada oficialmente pela administração da empresa em 14 de novembro de 1978.
Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu
O Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu (FIMPViseu) é um dos eventos de grande relevância cultural da cidade de Viseu e afirma-se como um dos principais festivais de música erudita do país. O Concurso Internacional de Guitarra e Piano de Viseu tornaram o festival verdadeiramente internacional, pois músicos dos 4 cantos do mundo o procuram.
Festival Internacional de Música de Espinho
O Festival Internacional de Música de Espinho (FIME) é um dos mais antigos festivais de música em Portugal. Recebe hoje em dia alguns dos melhores intérpretes do mundo nas suas áreas de atividade.
Festival Internacional de Música de Gaia
O Festival Internacional de Música de Gaia integra-se no plano de atividades da Fundação Conservatório Regional de Gaia e tem como objetivo a valorização da agenda cultural de Vila Nova de Gaia.
Festival Internacional de Música de Gaia
O Festival Internacional de Música de Gaia (FIMG), 26ª edição em 2019, tem percorrido diversos locais do concelho, desde os auditórios municipais ao Espaço Corpus Christi, passando pelos Mosteiros da Serra do Pilar e de Grijó, pela Casa-Museu Teixeira Lopes e igrejas paroquiais.
Festival Internacional de Música de Guimarães
O Festival Internacional de Música de Guimarães é um festival expressamente dedicado à grande música religiosa, não rigorosamente sacra e litúrgica.
Festival Internacional de Música de Marvão
Marvão tem todos os elementos necessários para criar uma atmosfera única, um cenário realmente idílico para um festival de Música Clássica ao ar livre nas suas infra-estruturas centenárias. Foi neste local de rara beleza que o maestro Christoph Poppen teve a visão de unir esta terra milenar com o seu amor pela música clássica e proporcionar aos espectadores um festival de música clássica ao mais alto nível artístico, imerso num visual único de beleza natural.
Festival Internacional de Música de Portel
O Festival Internacional de Música de Portel é dedicado à música clássica e oferece uma programação multifacetada, constituída por vários concertos com orquestras sinfónicas e grupos de música de câmara, residências artísticas, masterclasses e visitas guiadas.
Festival Internacional de Órgão de Lisboa
O Festival Internacional de Órgão de Lisboa é um festival de órgão realizado na capital portuguesa que teve início em 1998. Produzido pela Juventude Musical Portuguesa, o festival chegou a ser considerado o segundo maior festival de órgão da Europa e trouxe a Portugal organistas de renome internacional.
Festival Internacional de Órgão de Lisboa

Festival Internacional de Órgão de Lisboa (XI)

Festival Internacional de Percussão Cidade de Portimão
O Festival Internacional de Percussão Cidade de Portimão (FIntPP), 7ª edição em 2018, é uma iniciativa da Academia de Música de Lagos - Conservatório de Portimão Joly Braga Santos em parceria com o Município de Portimão com os apoios da Junta de Freguesia de Portimão, Direção Regional de Cultura do Algarve e Antena 2.
Festival Internacional de Piano de Oeiras
O Festival Internacional de Piano de Oeiras procura um efeito de vitalização cultural comunitária, para converter Oeiras num Concelho Cultural de Referência e superar a exclusão cultural a que muitos cidadãos continuam a estar sujeitos, proporcionando aos oeirenses, em especial, o acesso à grande música e aos grandes intérpretes e chamando ao Concelho todos os que procuram evento musicais de qualidade em Portugal. Tem em 2020 a III edição.
Festival Internacional de Polifonia Portuguesa
A Fundação Cupertino de Miranda lançou, em 2011, o Festival Internacional de Polifonia Portuguesa e já faz parte da sua programação anual. Em 2019 decorreu a nona edição do Festival, com objetivos de promoção da música polifónica dos século XVI e XVII, mas também de divulgação da história e arquitetura dos espaços por onde este passa, com ligações intrínsecas ao Barroco.
Fundação Cupertino de Miranda

Fundação Cupertino de Miranda

Festival Itinerante de Percussão
O Festival Itinerante de Percussão é um evento musical promovido pela associação cultural Arte no Tempo.
Festival Musa
Festival Musa é um Festival no Feminino lançado pelo Theatro Circo, de Braga, em 2020, 1ª edição, entre 16 e 18 de abril. Cinco artistas latinas dão vida em 2020 ao Festival Musa: Silvia Perez Cruz, Ana Tijoux, Silvana Estrada, Maria Jose Llergo e La Bruja de Texcoco são os nomes que compõe esta primeira edição do Festival no Feminino.
Festival Músicas do Mundo
O FMM Sines - Festival Músicas do Mundo é um festival de música realizado no concelho de Sines, Costa Alentejana, Portugal, todos os meses de julho. Organizado pela Câmara Municipal de Sines, é um festival de serviço público cultural povoado por espectadores-descobridores.
Festival Norte Dança
O Festival de Dança de Viana, hoje chamado Festival Norte Dança, com mais de 1000 inscrições em 2019, é um Concurso Internacional de Dança, uma Mostra de Dança, um workshop, uma feira, num só lugar.
festividades religiosas
As festividades religiosas são, para os coros e especialmente para as bandas filarmónicas sendo, neste caso, oportunidade para apresentações em público, em arruadas, procissões, concertos e animação da missa solene.
FITU Bracara Avgvsta
FITU Bracara Avgvsta - Festival Internacional de Tunas Universitárias é um festival organizado pela tuna Universitária do Minho que nasceu em Braga em 1991. Pelo trigésimo ano consecutivo, a TUM apresenta este evento de promoção da cultura académica, minhota e portuguesa que conta com a apresentação de algumas das melhores tunas nacionais e internacionais no palco do Theatro Circo.
Flute: Hands on Research
Flute: Hands on Research é um encontro dedicado à área instrumental de Flauta, cuja particularidade está no facto de fazer a simbiose entre dois tipos de encontros: a Convenção de cunho artístico à volta de um determinado instrumento (como por ex: British Flute Society Convention 2016) e a Conferência de investigação Académica tradicional mas circunscrita a esta área instrumental. Assim, pretende-se provocar um confronto e uma partilha de um modo mais estreito entre produção artística e Investigação, criando oportunidades para que os saberes de artistas e de investigadores se possam cruzar com benefícios óbvios para ambas as partes. O primeiro destes encontros teve lugar na Universidade de Aveiro nos dias 10-13 de Abril de 2017.
Fontis Amorum
Fontis Amorum é uma obra do compositor português Eugénio Rodrigues para soprano criança e orquestra de cordas executada em 2020 pela Camerata Lusitana. Sobre a obra, diz o compositor: "Desde jovem, fiquei fascinado pelos mitos, estórias e história de Coimbra, a cidade mais próxima da vila onde cresci, a Lousã. A história de Pedro e Inês, é uma dessas histórias associada a Coimbra e à lenda da “fonte dos amores”. A paixão entre Pedro e Inês (século XIV) foi brutalmente interrompida quando Inês foi assassinada, consequência de intrigas políticas, em nome do interesse do reino. Pedro jurou vingança e, assim que assumiu o trono, matou seus assassinos, coroou-a após a morte e forçou a nobreza a reconhecê-la como rainha. Este é o primeiro tema relacionado com a cidade de Coimbra que decidi tratar musicalmente. A jornada começou do outro lado do Atlântico, bem longe das margens do rio Mondego, numa biblioteca universitária. Foi lá que encontrei um livro que me serviu de guia: Inês de Castro, de Leonor Machado de Sousa. Nesse livro, descobri o poema De Agnetis Caede, de André de Resende (século XVI), onde ele cria grande parte das imagens associadas à lenda da “fonte dos amores”, que mais tarde viriam a ser imitadas por outros artistas e escritores, como Camões. A obra é um lamento para Inês, a que dei o nome de Fontis Amorum, as últimas palavras do poema que descrevem a transformação das lágrimas derramadas pelas donzelas de Inês, em fonte, a que deram o nome de “fonte dos amores”."
Fórum Cultural do Seixal
Situado no Fórum Cultural do Seixal, o Auditório Municipal foi inaugurado em novembro de 1993. Com capacidade máxima para 345 espetadores, oferece as melhores condições técnicas para a realização de espetáculos, colóquios e conferências, sendo considerado um dos melhores equipamentos do género da Área Metropolitana de Lisboa.
Fórum Cultural do Seixal

Fórum Cultural do Seixal

Fórum Municipal Luísa Todi
Após a concretização de um projeto de requalificação do edifício, a sala de espetáculos, originalmente inaugurada em 1960, reabriu ao público a 15 de setembro de 2012 completamente modernizada e dotada de uma panóplia de valências necessárias para tornar possível o acolhimento de eventos de diferentes estilos artísticos e iniciativas com outras características, tais como congressos e seminários.
Forum Municipal Luísa Todi

Forum Municipal Luísa Todi

Fórum Municipal Luísa Todi
O Fórum Municipal Luísa Todi é a maior sala de espetáculos do concelho de Setúbal. Após a concretização de um projeto de requalificação do atual edifício o Fórum Municipal Luísa Todi reabriu ao público em 2012 totalmente modernizado.
Fundação Amália Rodrigues
A Fundação Amália Rodrigues, instituída por testamento em 1997 e fundada em 1999, com sede na Rua de São Bento, nº 193, pretende afirmar-se como uma instituição cultural e social, reconhecida a nível nacional e internacional pelo trabalho desenvolvido em termos de preservação, estudo e divulgação da vida e obra de Amália Rodrigues.
Fundação Átrio da Música
A Fundação Átrio da Música foi criada para em 1999 para tutelar a Escola Profissional de Música de Viana do Castelo (EPMVC), que iniciou a sua atividade em 1992, e hoje se designa Escola Profissional Artística do Alto Minho (ARTEAM).
Fundação Calouste Gulbenkian
A Fundação Calouste Gulbenkian é uma instituição cujos fins são a Educação, a Ciência, a Beneficência e as Artes. Criada por disposição testamentária de Calouste Sarkis Gulbenkian, os seus estatutos foram aprovados em 1956. Com sede em Lisboa, as suas instalações, edifício-sede e museu, projetadas pelos arqs. Ruy Athouguia, Pedro Cid e Alberto Pessoa, foram inauguradas em 1969.
Palco do Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

Palco do Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

Fundação de Serralves
A Fundação de Serralves é uma instituição cultural de âmbito internacional ao serviço da comunidade nacional, que tem como missão estimular o interesse e o conhecimento de públicos de diferentes origens e idades pela Arte Contemporânea, pela Arquitetura, pela Paisagem e por temas críticos para a sociedade e seu futuro.
Fundação de Serralves

Fundação de Serralves

Fundação GDA
A Fundação GDA tem por missão a valorização e dignificação do trabalho e das carreiras dos artistas – atores, bailarinos e músicos – bem como o seu desenvolvimento humano, cultural e social.
GermInArte
O Projeto GermInArte tem como finalidade a qualificação de recursos humanos e profissionais para a primeira infância, desenhando e implementando modalidades de formação de caráter artístico e musical. GermInArte resulta de uma parceria entre a Companhia de Música Teatral e o Laboratório de Música e Comunicação na Infância do CESEM - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.
Grupo de Bombos
A importância da prática dos bombos, em Portugal, vai além da sua vertente cultural, integrando uma componente social muito forte que se manifestou ao longo de séculos de história e através da sua capacidade de transmissão geracional e que une cidadãos das mais diversas faixas etárias, tornando-o um veículo dinamizador de muitas comunidades.
Grupo de Música Contemporânea de Lisboa
O Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (GMCL) foi fundado na Primavera de 1970 por Jorge Peixinho com colaboração de alguns músicos portugueses, entre eles, Clotilde Rosa, Carlos Franco e António Oliveira e Silva, que havia algum tempo trabalhavam em conjunto para a realização de uma série de concertos na Fundação Calouste Gulbenkian. Celebrou 50 anos de existência em 2020.
Grupo de Percussão
Grupo de Percussão é um agrupamento musical constituído por instrumentos do tipo idiofone e interpreta sobretudo música contemporânea, por motivos de repertório existente. Pode ser uma classe de conjunto escola de música, com o objetivo melhorar as capacidades técnicas e cognitivas dos alunos e a dinâmica de grupo.
GTCC
Grupo de Investigação em Música, Teoria Crítica e Comunicação (GTCC) é uma plataforma de investigação que associa investigadores seniores e juniores, de múltiplas nacionalidades. Promove abordagens integradas e interdisciplinares a práticas, culturas e comportamentos musicais numa aceção social, discutindo as tecnologias, os discursos, os sistemas de comunicação e os mecanismos de poder que as informam, incorporando esta inquirição nos quadros do pensamento contemporâneo internacional no âmbito das ciências sociais. A música é estudada não só como objeto mas também como fonte produtora de conhecimento. A produção do grupo não se restringe a um período histórico determinado ou a um espaço geográfico, a uma área temática ou ao uso de um conjunto circunscrito de métodos. As suas atividades definem-se pelo exercício do pensamento crítico, pelo uso de métodos e estratégicas de investigação avançadas e interdisciplinares no âmbito das ciências sociais, por uma diversidade de objetos de estudo, pelo cruzamento informado de abordagens e pontos de vista e pode ser globalmente caracterizado por uma orientação dialógica e dialética.
Hands on Research
Hands on Research, organizada pelo DeCA da Universidade de Aveiro, pretende contribuir para a divulgação da Investigação Artística, reforçando o reconhecimento das diferenças epistemológicas entre pesquisa científica e criação artística, conhecimento declarativo e processual, validação científica e apreciação estética. Esta abordagem foi desenvolvida nos três últimos encontros ‘Hands on Research’, com o objetivo de colmatar a lacuna entre a produção artística e investigação académica, criando oportunidades de confronto entre os conhecimentos dos artistas e dos investigadores, para benefício mútuo. O primeiro encontro teve lugar em abril de 2017 e foi dedicado à flauta; o segundo, em novembro de 2017, focado na guitarra; e em janeiro de 2018, o terceiro encontro concentrou-se no piano.
Hot Clube de Portugal
O Hot Clube de Portugal (HCP) é o mais antigo clube de jazz de Portugal e da Europa e desenvolve a sua atividade desde 1948. Começou por ter lugar numa cave situada em Lisboa, na Praça da Alegria (nº 39) que ardeu a 22 de dezembro de 2009, estando a atual sede instalada na mesma praça, no nº48.
Hot Clube de Portugal

Hot Clube de Portugal

Igreja da Misericórdia
A primeira Misericórdia em Portugal, a de Lisboa, foi fundada pela rainha D. Leonor, viúva de D. João II, em 1498, que passou a dedicar-se aos doentes, pobres, órfãos, prisioneiros e artistas. A Misericórdia foi replicada em Portugal e nas antigas colónias e persiste em mais 10 países além de Portugal como uma espécie de Organização Não Governamental. As 388 Misericórdias que ainda existem em Portugal, algumas com grande poder económico, apoiam diariamente cerca de 165 mil pessoas. Há várias Misericórdias que têm órgão de tubos histórico, as de Aveiro, Barcelos, Porto, Alter do Chão... António José Ferreira
INATEL
Criada em 1935 como Fundação Nacional para Alegria no Trabalho (FNAT), a Fundação INATEL, hoje tutelada pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, desenvolve atividades de valorização dos tempos livres nas áreas do turismo social, da cultura popular e do desporto amador, com profundas preocupações de humanismo e elevados padrões de qualidade.
INET-MD
Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD) é uma Unidade de Investigação transdisciplinar com sede na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (FCSH-NOVA) e com mais três polos localizados no Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro (DeCA-UA), na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa (FMH-UL) e na Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPP).
Instituto Gregoriano de Lisboa
O Instituto Gregoriano de Lisboa teve como antecedente o Centro de Estudos Gregorianos, instituição criada em 1953 como uma estrutura de investigação do Instituto de Alta Cultura, e que se destinava a formar investigadores, cantores, organistas e chefes de coro. O Centro foi pioneiro em Portugal na leccionação, a nível superior, de matérias como História da Música, Paleografia e Órgão.
Instituto Gregoriano de Lisboa

Instituto Gregoriano de Lisboa

Interferência – Associação de Intervenção na Prática Artística
A Interferência – Associação de Intervenção na Prática Artística é um colectivo artístico do Porto com trabalho direcionado para a criação e formação na área da nova música, que pretende explorar os limites da percepção e do gosto musical entre os diferentes públicos, alicerçada na clareza narrativa como arma necessária para uma intervenção social. Através dos Cursos e workshops Interferência e do projecto ANTICATACRESOFONIA tem criado oportunidades acessíveis de formação especializada a jovens e graúdos interessados em conhecer mais e melhor o mundo que os rodeia. Disponibiliza um conjunto de serviços de edição gráfica e sonora, criação musical e gravação audiovisual destinados a várias áreas tais como: concerto, teatro, cinema, dança, vídeo-jogos, instalações. Paralelamente, programa concertos de jovens artistas através do Ciclo de Concertos, Electrónica Sem Pastilhas; e, com a digressão de criações internas, como SUPRAHUMAN (2019), Miroscópio (2019) e QUEM FALA ASSIM (2020), tem-se apresentado em espaços como a Porta-Jazz, Café Concerto Francisco Beja (ESMAE), Casa das Artes (Porto), Auditório do Conservatório de Música de Coimbra e Braga, Teatro Municipal Sá de Miranda (Viana do Castelo), Fábrica da Criatividade (Castelo Branco), O’culto da Ajuda ou Gnration.
Jam Session
Jam Session é uma reunião informal de músicos para tocar por prazer e diversão, onde o improviso é predominante. A origem do termo é controversa, pode vir do inglês jam, que significa geleia, em alusão à mistura de estilos que esta prática proporciona. Alguns também acreditam que vem das iniciais da expressão jazz after midnight ("jazz depois da meia-noite"). (Ana Leite de Faria)
janeiras
Cantar as janeiras é uma prática tradicional a seguir ao Natal e no mês de janeiro, que leva grupos de janeireiros a ir de casa em casa, ou a cantar num lugar público, canções tradicionais a desejar um bom ano e pedir a janeira.
Jazz em Agosto
Jazz em Agosto é um evento que apresenta na Fundação Gulbenkian, Lisboa, desde 1984, as propostas mais criativas e inovadoras do jazz e da música improvisada.
Jazz Messengers
Depois do encerramento da loja Tream Azul em 2014, Portugal deixou de ter uma loja especializada e exclusivamente dedicada à venda de música jazz. Essa lacuna é preenchida por uma nova loja de jazz: a loja Jazz Messengers, inspirada pela loja-mãe homónima de Barcelona, localizada na LX Factory, no piso superior da livraria Ler Devagar.
jazz.pt
A jazz.pt – revista bimestral de Jazz é uma revista lançada pelo JACC - Jaz ao Centro Clube, em 2005. O seu mérito foi reconhecido oficialmente pelo Ministério da Cultura que lhe atribuiu, em 2006, o estatuto de Superior Interesse Cultural.
Jornadas Nova Música
Jornadas Nova Música (JNM) designa um evento no domínio da divulgação cultural promovido pela Arte no Tempo, organizado por Diana Ferreira com João Pais e Luís Pena, entre 1997-2001. A V edição realizou-se em Aveiro em 2001.
compositora Diana Ferreira

compositora Diana Ferreira

Juventude Musical Portuguesa
Fundada em 1948, a JMP está integrada na JMI (Jeunesses Musicales International). Promove concertos, cursos e concursos, edita livros e CD, e organiza e produz o Festival Internacional de Órgão de Lisboa e o Festival de Música Contemporânea MúsicaAçores. Foi galardoada com o Prémio Almada Negreiros (1998), declarada de Utilidade Pública (1992), distinguida com a Medalha de Mérito Cultural (1984) e condecorada com o grau de Membro-Honorário da Ordem do Infante Dom Henrique (1999).
Edições da Juventude Musical Portuguesa

Edições da Juventude Musical Portuguesa

 
LAB
LAB é o título de CD de Ricardo Pinheiro e Miguel Amado, baixo, com Tomás Marques, saxofone, e Diogo Alexandre, bateria, capa do disco de Miguel Viana e foto de Manuel Luís Cochofel.
Lenga
Lenga - sítio da música para o desenvolvimento global da criança que migrou da Meloteca para se tornar em 2022 uma plataforma autónoma.
Lisboa Incomum
O Lisboa Incomum, fundado em 2017 pelo compositor Jaime Reis, opera como plataforma transdisciplinar para experimentalismo e criações musicais, investigação e educação, acolhendo regularmente o Festival DME – Dias de Música Electroacústica. O cerne da sua produção prende-se com práticas artísticas e musicais incomuns, abertas à comunidade. Constituído por dois pisos, distribuídos por 300 m2, o Lisboa Incomum dispõe de várias salas, e encontra-se especialmente equipado para a difusão, processamento e gravação de som. Sendo um espaço especializado em música electroacústica e contemporânea, encontram-se disponíveis equipamentos como altifalantes, cerca de vinte monitores de estúdio, interfaces digitais e mesas de mistura, bem como microfones, controladores MIDI e computadores. Possui também um sistema de produção profissional multicanal, com recurso às tecnologias surround, ambisonics e binaural, bem como dois projetores e tela, televisão e sistema de luzes DMX, entre outros equipamentos.
Lisboa Incomum
Lisboa Incomum é um espaço do compositor Jaime Reis situado em Lisboa, dedicado à experimentação musical.
LuZiades
LuZiades é um álbum em nome próprio de Sylvie Ferreira, ou mais exactamente Sílvia Ribeiro Ferreira, lusodescendente de nacionalidade francesa, saxofonista e compositora que cada vez mais se vai dando a conhecer na cena do Hexágono. Este álbum saiu em 2028 (Laborie Jazz). Silvye Ferreira tem três projectos paralelos: uma parceria com o tocador de khora Ablaye Cissoko, um solo com os seus saxofones tenor e barítono ligados a pedais de efeitos, “delay”, “wamy”, “looper” e bandas magnéticas e uma associação com o Lorenzo Naccarato Trio e o ilustrador Bruno Liance. Inspirada em mulheres como Simone Veil e Josephine Baker, mas também no imaginário de Fernando Pessoa, a música de Sylvie navega entre o jazz, a improvisação livre e as músicas tradicionais.
Maré de Fado
Com direção artística de Carlos Soares da Silva, a iniciativa “Maré de Fado” foi criada pela Câmara Municipal de Sines em 2017 e tem como objetivo recuperar o legado das noites e encontros de fado, onde amadores e profissionais se juntavam pelo prazer de cantar.
Meloteca
Meloteca (do grego melos, música ou melodia + thekê caixa, depósito, coleção, repositório) designa uma coleção de música, em especial discos, partituras e livros sobre música. O termo, que não não existia em linha antes de 2000, designa a marca registada com o mesmo nome, sendo a plataforma mãe de 7 projetos de divulgação musical lançada em 2003 por António José Ferreira.
missas
A missa solene é um momento alto da festa religiosa e com frequência a banda de música cede um grupo instrumental e reforça o grupo de cantores, em colaboração com o coro da igreja, capela ou santuário. No fim da missa, a banda toca por vezes uma marcha de concerto, no coreto.
MOB
O MOB - Festa da Música e dos Músicos de Oliveira do Bairro é um festival que se realiza no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol.
MPMP
O Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa é um projeto que inclui edição musical em CD e livro, uma revista e um agrupamento musical que interpreta música de compositores portugueses de diversas épocas.
Mundo da Canção
A revista Mundo da Canção foi criada no Porto em 1969 por Avelino Tavares e publicada até 1985. É considerada a primeira publicação periódica portuguesa especializada em vários domínios de música popular portuguesa e estrangeira, desde o jazz, o rock, a folk e a canção de autor. Sobretudo ao longo das décadas de 60 e 70, teve um papel fundamental para o debate em torno da música popular portuguesa e da sua renovação, privilegiando a divulgação e discussão de práticas associadas a novas correntes estilísticas, conferindo visibilidade aos repertórios e à atividade musical de um conjunto de intérpretes de caráter político e contestatário, tais como Francisco Fanhais, José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Manuel Freire, José Mário Branco e Sérgio Godinho, entre outros. A partir da década de 80, a Mundo da Canção passou a colaborar na organização de festivais (p.e. Festival Intercéltico do Porto e festival Folktejo), tendo diversificado o seu raio de acção enquanto editora e distribuidora de fonogramas e de livros, assim como na organização e promoção de eventos. (Hugo Castro)
Murmuratorium
Murmuratorium é simultaneamente uma “performance” músico-teatral da Companhia de Música Teatral e uma instalação que pode ser explorada num registo livre e informal. Um espaço arquitetónico, ou um recanto da paisagem, é habitado temporariamente por objetos cénicos-sonoros e pessoas, dando voz à “delicadeza", à “escuta” e "revelação do belo”, à necessidade de “estar junto” de forma poética e sensível.
Museu da Música Portuguesa
O Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria reúne os espólios de duas grandes figuras da cultura portuguesa: Michel Giacometti e Fernando Lopes-Graça. Mais recentemente integrou também o acervo adquirido ao maestro Álvaro Cassuto pela Câmara Municipal de Cascais.
Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria

Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria

Museu do Fado
O Museu do Fado foi inaugurado a 25 de Setembro de 1998 e é um museu consagrado ao universo do fado e da guitarra. O museu localiza-se no bairro de Alfama em Lisboa, Portugal.
Museu do Fado

Museu do Fado

 
Museu Nacional da Música
O Museu Nacional da Música possui uma das mais ricas coleções da Europa de instrumentos musicais dos séculos XVI a XX, de tradição erudita e popular. Destacam-se instrumentos manufaturados em Portugal, como o cravo de Joaquim José Antunes (1758), os violinos e violoncelos de Joaquim J. Galrão, as guitarras de D. J. Araújo e as flautas da família Haupt.
Museu Nacional da Música, Lisboa

Museu Nacional da Música, Lisboa

Museu Nogueira da Silva
O Museu Nogueira da Silva deve a sua fundação ao legado, feito em 1975, a favor da Universidade do Minho por António Augusto Nogueira da Silva. O edifício construído em duas fases nos anos 50 e 60, é da autoria do Arquitecto Raul Rodrigues Lima, autor de projetos de edifícios públicos como o Cineteatro Cinearte, Lisboa, 1937, Cineateatro Micaelense, Ponta Delgada, 1951.
Museu Nogueira da Silva

Museu Nogueira da Silva

   
Música em criação
Música em criação é uma rúbrica da Arte no Tempo promovida anualmente desde 2016 com o intuito de fomentar a apresentação e discussão em torno da música dos mais jovens compositores, através da selecção, apresentação em contexto de concerto das peças seleccionadas e discussão aberta ao público juntamente com os compositores das mesmas. Admite peças electroacústicas ou mistas (1 a 4 executantes), com electrónica sobre suporte fixo ou em tempo real (2 ou 4 canais), da autoria de jovens compositores que se encontrem a frequentar o ensino superior em Portugal, ou que aqui tenham concluído os seus estudos depois de Fevereiro de 2019, bem como de jovens portugueses que se encontrem a estudar no estrangeiro.
Música nos Museus
Música nos Museus é um projeto que se desenvolve na cidade do Funchal. Nas duas edições anteriores contou com 1.500 espetadores nos 26 concertos de 70 artistas diferentes. Para 2020 foram previstos 14 concertos com artistas locais, à semelhança nos anos anteriores, com um concerto intimista por mês, alternadamente em ambos os museus, normalmente na última sexta-feira de cada mês, pelas 19 horas, mais dois concertos à segunda-feira, um por ocasião do Dia Internacional dos Museus, a 18 de maio, e outro no Dia Internacional do Turismo, a 28 de setembro.
Música para todos
Música para todos é uma iniciativa foi lançada em 2010 pelo Município do Porto, através da Fundação Porto Social, em parceria com o Curso de Música Silva Monteiro e o Agrupamentos de Escolas do Cerco do Porto e do Viso. O principal objetivo do projeto é a promoção do ensino articulado da música a alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) da cidade do Porto, de forma a combater o insucesso e o abandono escolar.
Musis
Musis - Instrumentário do mundo que migrou da Meloteca para se tornar em 2022 uma plataforma autónoma, mas intuitiva e acessível
Musorbis
Criado em 2020 por António José Ferreira, o Musorbis é a plataforma que, fazendo parte do projeto Meloteca, se dedica à divulgação do património musical de todos os concelhos portugueses.
NOAH
O ponto de partida de NOAH(da Companhia de Música Teatral) é a história que a nossa cultura nos contou, a mesma da Arca de Noé: um mundo em desmoronamento devido à ação do Homem. Mais que tudo, NOAH é um manifesto, um apelo à consciência coletiva. A ideia dum dilúvio que extinguiu a vida na Terra, e deu origem a um novo recomeço, está presente em mitos de várias culturas e provavelmente dá corpo a interrogações fundamentais sobre a existência do Homem na Terra, sobre a sua relação com os seres humanos e com todos os seres que o rodeiam.
Nova Música para Novos Músicos
Nova Música para Novos Músicos é um projeto promovido pela associação cultural Arte no Tempo que promove a criação de um conjunto de peças para instrumento solo e electrónica destinadas a alunos dos conservatórios e academias, de diferentes níveis de ensino.
Arte no Tempo

Arte no Tempo

 
O Concelho de Braga e o seu Património Musical
"O Concelho de Braga e o seu Património Musical" visa levar a cultura musical aos munícipes de Braga envolvendo as freguesias da cidade e que se situam fora do tecido urbano. É um projeto da Câmara de Braga, através do Pelouro da Cultura e a Associação Cultural SuonArt, que acordaram entre si a realização de um projecto de investigação sobre o património musical do concelho.
O Património Musical do Bom Jesus do Monte (Lançamento do livro de Elisa Lessa)

O Património Musical do Bom Jesus do Monte (Lançamento do livro de Elisa Lessa)

Oficina de Música
Oficina de Música é sessão musical participativa sobre temas diversos que pode ser destinada a diferentes públicos (crianças, jovens ou adultos, e familiares, para professores e educadores).
Oficina de Música Antiga
Oficina de Música Antiga, dirigida por um mestre na sua arte, designa um agrupamento instrumental e vocal ou um curso prático de Música Antiga, com os objetivos centrais de desenvolver o interesse pela interpretação histórica, proporcionando aos participantes uma abordagem prática das técnicas de execução da música até finais do século XVIII.
OPERAFEST
OPERAFEST é o novo festival de ópera de Lisboa que lançou um concurso para novas óperas – MARATONA ÓPERA XXI, onde serão apresentadas 8 óperas em criação absoluta, a serem avaliadas, por um júri composto por personalidade de várias áreas artísticas. A ideia é dinamizar a ópera contemporânea, potenciar novos compositores, novo repertório, novas óperas, novas histórias. Há um prémio de 5000.00 euros e uma bolsa para a composição.
Operatória
Operatória é um ensemble português destinado à produção e realização de concertos de música erudita.
orfeão
orfeão, do francês "Orphéon", é um coro a capella - também coletividade ou escola - dedicado ao canto coral que, originariamente, era constituído por homens.
órgão de tubos
O órgão de tubos é um instrumento à parte na categoria dos aerofones "quer pela sua complexidade, quer pelo facto de ser um instrumento híbrido (contém túbos com embocadura de palheta e com embocadura de bisel, quer por ser munido de um ou mais teclados" manuais e pedaleira. (Luís Henrique)
órgão histórico
Órgão histórico é um órgão de tubos com antiguidade e características estéticas que fazem dele um instrumento musical único. Como tal, a sua manutenção e conservação exige especiais cuidados e os próprios organeiros, além do domínio que devem ter da arte de organaria, devem investigar e documentar-se sobre o construtor e o instrumento em causa. Há em pleno século XXI restauros que era preferível não terem sido realizados (caso da Igreja Matriz de Avintes, para dar apenas um exemplo). António José Ferreira
Orquestra Académica Metropolitana
A Orquestra Académica Metropolitana (OAM) estreou-se em 1993, na sequência da criação da Academia Nacional Superior de Orquestra (ANSO) – uma instituição única no país, destinada a formar músicos profissionais nas áreas de Instrumento e Direção de Orquestra. Desde o seu início, a OAM é orientada por Jean-Marc Burfin, seu maestro titular.
Orquestra Académica Metropolitana

Orquestra Académica Metropolitana

Orquestra Clássica da Madeira
Com mais de 50 anos de história, a Orquestra Clássica da Madeira é atualmente constituída por 52 músicos. Fruto do esforço conjunto de muitas pessoas, a Orquestra tem vindo a tornar-se uma referência a nível regional e nacional pela sua reconhecida competência artística. Teve a sua génese na Orquestra de Câmara da Madeira, fundada por Jorge Madeira Carneiro.
Orquestra Clássica da Madeira

Orquestra Clássica da Madeira

Orquestra Clássica de Espinho
A Orquestra Clássica de Espinho (OCE) constituiu-se assim como formação de carácter semi-profissional, embora de génese académica, sendo preferencialmente integrada por alunos e ex-alunos da Escola Profissional de Música de Espinho (EPME), sem dispensar, no entanto, o concurso de jovens músicos empenhados em solidificarem a sua formação.
Orquestra Clássica de Espinho

Orquestra Clássica de Espinho

Orquestra Clássica do Centro
A Orquestra Clássica do Centro (OCC) apresentou­-se pela primeira vez, enquanto orquestra profissional, em dezembro de 2001, na altura com 25 elementos e com a denominação de Orquestra de Câmara de Coimbra. Em 2002, a Orquestra passou a ser composta por 32 elementos, sua atual constituição. Em 2004 alterou a sua designação para Orquestra Clássica do Centro.
Orquestra Clássica do Centro

Orquestra Clássica do Centro

Orquestra Clássica do Sul
A Orquestra Clássica do Sul (OCS) inaugurou a atividade artística em 2013, tendo Cesário Costa como Maestro Titular e Diretor Artístico. Sucedeu à Orquestra do Algarve, fundada em 2002. Tem-se apresentado um pouco por toda a sua área de abrangência, em palcos do Algarve, Alentejo e Andaluzia (Espanha).
Orquestra Clássica do Sul

Orquestra Clássica do Sul

   
Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras
A Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (OCCO) é uma formação apoiada pelas Câmaras Municipais de Cascais e de Oeiras, e pela Direção Geral das Artes / Ministério da Cultura. Considerada por muitos uma das melhores formações deste género em Portugal, a OCCO é atualmente um elemento fundamental da vida cultural dos Concelhos de Oeiras e de Cascais.
Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras

Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras

Orquestra de Câmara Portuguesa
Orquestra de Câmara Portuguesa é uma orquestra fundada em 2007 por Pedro Carneiro, Director Artístico e Maestro Titular, Teresa Simas Gestora de Coordenação Artística, José Augusto de Sousa Martins Carneiro, Direcção Artística, e Alexandre Dias, Director Executivo. Estreou-se em 13 de setembro de 2007, no CCB. Internacionalizou-se no City of London Festival (junho 2010).
Orquestra de Câmara Portuguesa

Orquestra de Câmara Portuguesa

Orquestra de Cordas Dedilhadas do Minho
A criação da “Orquestra de Cordas Dedilhadas do Minho”, da SuonArt, com direção artística de Rui Gama, surge com base na ideia de associar instrumentos da mesma família dos cordofones, alguns dos quais têm raízes ancestrais e culturais sumamente acentuados e reconhecidos em Braga: a guitarra, a viola braguesa, o cavaquinho, a guitarra portuguesa.
guitarrista Rui Gama

Rui Gama, diretor artístico da OCDM

Orquestra de Cordofones Tradicionais de Braga
A Orquestra de Cordofones Tradicionais de Braga é um projeto da Associação Projet'arte na Tradição que existe na Academia Tradicional do Minho-Sond'art.
Orquestra do Algarve
A Orquestra do Algarve foi fundada em 2002. Tornou-se Orquestra Clássica do Sul (OCS) em setembro de 2013, com o objetivo de levar a sua missão às regiões do Algarve, do Alentejo e da Península de Setúbal em Portugal e da Andaluzia em Espanha, oferecendo uma programação diversificada e de elevada qualidade artística.
Orquestra do Algarve

Orquestra do Algarve

Orquestra do Norte
A Orquestra do Norte (ON) concretiza, desde 1992, um projecto de descentralização da cultura musical que tem vindo a ser desenvolvido pela Associação Norte Cultural. Com a direcção artística de José Ferreira Lobo, a ON foi iniciadora de um trabalho pioneiro e inédito que se afirmou no panorama da música erudita.
Orquestra do Norte nos 25 anos

Orquestra do Norte nos 25 anos

 
Orquestra Filarmonia das Beiras
A Orquestra Filarmonia das Beiras (OFB) deu o seu primeiro concerto no dia 15 de Dezembro de 1997, sob a direção de Fernando Eldoro, seu primeiro diretor artístico. Criada no âmbito de um programa governamental para a constituição de uma rede de orquestras regionais, tem como fundadores diversas instituições e municípios da região das beiras, associados da Associação Musical das Beiras, que tutela a orquestra.
Orquestra Filarmonia das Beiras

Orquestra Filarmonia das Beiras

Orquestra Filarmonia de Gaia
A Orquestra Filarmonia de Gaia é uma iniciativa da Fundação Conservatório Regional de Gaia inserida no quadro dos seus objetivos estatuários de “promoção e desenvolvimento da atividade cultural artística, nomeadamente através do ensino da música e de outras artes e da realização direta ou indireta de manifestações culturais e artísticas”.
Orquestra Filarmónica Portuguesa
Fundada em 2016 por Osvaldo Ferreira e Augusto Trindade, a Orquestra Filarmónica Portuguesa é formada por um conjunto de músicos de elevado padrão artístico, artistas premiados em concursos nacionais e internacionais, ex-integrantes da Orquestra Jovem da União Europeia e ainda músicos estrangeiros residentes em Portugal.
Orquestra Filarmónica Portuguesa

Orquestra Filarmónica Portuguesa

 
Orquestra Gulbenkian
A Orquestra Gulbenkian começou por se designar Orquestra de Câmara Gulbenkian, com doze elementos, após a decisão da Fundação Calouste Gulbenkian de estabelecer um agrupamento orquestral permanente, em 1962. Ao longo de mais de cinquenta anos de atividade, a Orquestra Gulbenkian (denominação adotada desde 1971) foi sendo progressivamente alargada, contando hoje com um efetivo de sessenta instrumentistas que pode ser pontualmente expandido de acordo com as exigências de cada programa de concerto.
Orquestra Gulbenkian

Orquestra Gulbenkian

Orquestra Metropolitana de Lisboa
A Orquestra Metropolitana de Lisboa estreou-se em 10 de junho de 1992. Desde então, os seus músicos asseguram uma intensa actividade na qual a qualidade e a versatilidade têm presença constante. Tem gravados onze CD – um dos quais disco de platina – para diferentes editoras, incluindo a EMI Classics, a Naxos e a RCA Classics.
Orquestra Metropolitana de Lisboa

Orquestra Metropolitana de Lisboa

Orquestra Nacional de Jovens
A Orquestra Nacional de Jovens é a orquestra residente do Festival ONj na Figueira da Foz em parceria com a Câmara Municipal e com o CAE.
Orquestra Sinfónica APROARTE
A Orquestra Sinfónica APROARTE surgiu em 1999, como consequência natural da criação desta Associação Nacional, que pretende promover e dignificar e ensino da música, artístico e profissional, valorizando a comunicação e troca de experiências, nomeadamente no sentido da formação e consolidação do corpo técnico, docente e discente.
Orquestra Sinfónica APROARTE

Orquestra Sinfónica APROARTE

Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música do Porto
A Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música do Porto é o agrupamento que está na origem da atual Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. Foi criada em 1947. Após a extinção das Orquestras da Radiodifusão Portuguesa, foi fundada a Régie Cooperativa Sinfonia (1989-1992), vindo posteriormente a ser criada a Orquestra Clássica do Porto e, mais tarde, a Orquestra Nacional do Porto (1997), alcançando a formação sinfónica com um quadro de 94 instrumentistas em 2000. A Orquestra foi integrada na Fundação Casa da Música em 2006. Adotou a designação de Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música em 2010.
Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música
A origem da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música remonta a 1947, ano em que foi constituída a Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música do Porto, que desde então passou por diversas designações. Após a extinção das Orquestras da Radiodifusão Portuguesa, foi fundada a Régie Cooperativa Sinfonia (1989-1992), vindo posteriormente a ser criada a Orquestra Clássica do Porto e, mais tarde, a Orquestra Nacional do Porto (1997), alcançando a formação sinfónica com um quadro de 94 instrumentistas em 2000. A Orquestra foi integrada na Fundação Casa da Música em 2006, vindo a adoptar a actual designação em 2010.
Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música

Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música

Orquestra Sinfónica Portuguesa
Criada em 1993, a Orquestra Sinfónica Portuguesa (OSP) é um dos corpos artísticos do Teatro Nacional de São Carlos e tem vindo a desenvolver uma actividade sinfónica própria, incluindo uma programação regular de concertos, participações em festivais de música nacionais e internacionais.

Orquestra Sinfónica Portuguesa

Orquestra XXI
Estabelecida em 2013, a Orquestra XXI é um projecto que reúne jovens músicos portugueses residentes no estrangeiro com o duplo objectivo de manter uma forte ligação entre estes jovens e o seu país de origem e de levar momentos musicais de excelência a um público o mais diversificado possível. A orquestra venceu o prémio FAZ-IOP 2013 e recebeu o Alto Patrocínio da Presidência da República, tendo já actuado de norte a sul do país conquistando o público português e a crítica especializada.
Orquestra XXI

Orquestra XXI

Os Melhores Coros Amadores da Região
Os Melhores Coros Amadores da Região é uma coleção de discos editada pela Publicart com registos de coros das diversas regiões de Portugal.
Otonifonias
Otonifonias - Música para instrumentos de sopro e percussão, é uma obra do grande compositor português Joly Braga Santos. Resulta da encomenda da Secretaria de Estado da Cultura, após a revolução de 1974, na pessoa do seu encarregado da divisão de música, o arquitecto Romeu Pinto da Silva. Composta em 1977, teve a sua estreia um ano depois no Teatro da Trindade em Lisboa, pela Banda da Guarda Nacional Republicana com a direção do Tenente-Coronel Alves Amorim. Esta obra é constituída por quatro andamentos: Prelúdio, Ronda Infantil, Canção, Dança Popular. Inicialmente, a obra concluía-se com um quinto andamento: um Nocturno. Contudo, este veio a integrar uma outra Suite, deixada inacabada pelo compositor. Esta obra enquadra-se ainda num conjunto várias encomendas feitas a compositores portugueses reconhecidos, para a formação instrumental de banda filarmónica, com o objetivo de aumentar a qualidade do repertório destas formações e alargar os horizontes culturais e artísticos dos seus públicos dedicados. Romeu Pinto da Silva foi aconselhado por Silva Dionísio, na altura chefe da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, ao tempo a banda militar com mais projeção. Terá sido ele o responsável pelas indicações técnicas para os compositores nomeadamente a constituição instrumental, com base no que seria comum a uma banda amadora da época.
Ourearte - Escola de Música e Artes de Ourém
A Ourearte - Escola de Música e Artes de Ourém é uma escola escola de música sediada em Vila Nova de Ourém que conta com o apoio do Ministério de Educação.
Ourearte - Escola de Música e Artes de Ourém

Ourearte - Escola de Música e Artes de Ourém

Palácio da Bolsa
O Palácio da Bolsa, no Porto, começou a ser construído em outubro de 1842. O Salão Árabe detém o maior destaque de todas as salas do palácio devido, como o nome indica, a estuques do século XIX legendados a ouro com caracteres arábicos que preenchem as paredes e tecto da sala. Neste salão têm lugar concertos e homenagens a chefes-de-estado que visitam a cidade.
Palácio da Bolsa, Porto

Palácio da Bolsa, Porto

Palácio Foz
O Palácio Foz, conhecido como Palácio Castelo Melhor, situado na Praça dos Restauradores em Lisboa, foi projetado no século XVIII. Com o Terramoto de 1755, o antigo Palácio do Conde de Castelo Melhor D. José Vasconcelos Sousa Câmara Faro e Veiga, ficou arrasado e tornou-se necessário proceder a nova construção.
Pianoscópio
Mais do que uma obra acabada, o Pianoscópio é um universo e uma “linguagem” que pode tomar várias formas. O Pianoscópio integra a “Constelação Anatomia do Piano” e assume-se como a vertente prática e participativa de alguns dos resultados a que chegámos com a nossa pesquisa. Ao desenvolver uma ideia que “desconstrói” o piano a Companhia de Música Teatral contribui para a construção de uma visão mais profunda sobre a música, proporcionando uma oportunidade de descoberta e de expressão. Trata-se de uma experiência que transforma o piano num instrumento coletivo, uma instalação/escultura sonora capaz de produzir sons de imensas cores, um espaço para ser habitado por pessoas e soar em função das interações entre elas.
Porta-Jazz
A “Associação Porta-Jazz” é uma associação sem fins lucrativos, gerida por músicos, que tem por objetivo promover o Jazz no Porto.
Prémio de Composição Acordeão
O Prémio de Composição Acordeão (5ª edição em 2021) é promovido pela Fundação INATEL e Associação FOLEFEST com os objetivos de promover e incentivar a criação musical contemporânea para acordeão na vertente erudita; contribuir para o desenvolvimento, em quantidade e qualidade, de repertório específico para acordeão; sensibilizar os compositores portugueses para a criação de novas obras para acordeão.
Prémio de Composição Francisco Martins
O Prémio de Composição Francisco Martins, 2ª edição em 2018, é um concurso promovido pela Associação Orquestra Clássica do Centro, com o apoio da Livraria Almedina, da AVA – Musical Editions, da DGArtes, e da RTP – Antena 2, destinado aos compositores de nacionalidade portuguesa e aos estrangeiros residentes em Portugal, sem limite de idade.
Prémio de Composição Peças Frescas Açores
O Prémio de Composição Peças Frescas Açores, 1ª edição em 2018, é promovido pelo Festival Peças Frescas Açores, com o apoio da editora Scherzo Editions, com o objetivo de valorizar o repertório coral português. Destina-se aos compositores de nacionalidade portuguesa residentes em Portugal ou no estrangeiro, sem limite de idade.
Prémio de Composição Séc. XXI
O Prémio de Composição Séc. XXI, 10ª edição em 2019, é um concurso organizado pela Academia de Música de Viana do Castelo (AMVC) e pela Fundação Átrio da Música, destinado aos alunos dos Cursos Secundários de Música e dos Cursos Profissionais de Música (nível IV) ministrados em Portugal.
Prémio de Composição SPA/Antena 2
O Prémio de Composição SPA/Antena 2, 10ª edição em 2021, tem por objetivo promover e incentivar a criação musical erudita contemporânea e divulgar o trabalho dos jovens compositores. Destina-se a compositores de nacionalidade portuguesa ou estrangeiros residentes em Portugal há mais de quatro anos, nascidos a partir de 1 de janeiro de 1986.
Prémio Helena Sá e Costa
O Prémio Helena Sá e Costa é um prémio aberto a todos os alunos e ex-alunos da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, qualquer que seja a sua nacionalidade.
Prémio Ilda Moura
O Prémio Ilda Moura, criado pela Escola de Música Guilhermina Suggia decorre no Porto, em homenagem à engenheira Ilda Moura, a quem a Escola de Música Guilhermina Suggia deve a sua existência: admirando e reconhecendo a importância do trabalho da Fundação Musical dos Amigos das Crianças (hoje, AMAC) que muito se empenhou para que fosse criada uma escola semelhante na cidade do Porto.
Prémio Ilda Moura

Prémio Ilda Moura de 2018

Prémio José Afonso
O Prémio José Afonso é promovido pela Câmara Municipal da Amadora desde 1988 e tem como objetivo homenagear o cantor e compositor português José Afonso e incentivar a criação musical de raiz portuguesa, ao premiar um álbum inédito, editado no ano anterior ao da edição do Prémio, cujo tema tenha como referência a Cultura e a História portuguesas.
Prémio José Augusto Alegria
O Prémio José Augusto Alegria é um concurso anual para jovens intérpretes promovido pela Associação Musical de Évora “Eboræ Mvsica” que tem como referência e patrono o Cónego Dr. José Augusto Alegria que legou ao País uma importante obra musical centrada no estudo e investigação das várias vertentes da “Escola de Música da Sé de Évora” nos séculos XVI e XVII.
Cónego José Augusto Alegria

Cónego José Augusto Alegria

Prémio Jovens Músicos
O Prémio Jovens Músicos é um concurso promovido anualmente pela RTP através da Antena 2 com o objetivo de descobrir novos talentos e promover os jovens intérpretes nacionais (ou residentes em Portugal) na área da música erudita. Este prémio é atribuído no âmbito do Festival Jovens Músicos, uma iniciativa organizada pela Antena 2 e pelo Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian.
Prémio Jovens Músicos

Prémio Jovens Músicos, 25 anos em 2011

Prémio Maestro Silva Pereira
O Prémio Maestro Silva Pereira / Jovem Músico do Ano é um prémio promovido pela Antena 2 no âmbito do Prémio Jovens Músicos.
Maestro Silva Pereira

Maestro Silva Pereira

Prémio Musa
Aberto a compositores de quaisquer idades e nacionalidades, o Prémio Musa foi criado com o intuito de distinguir a excelência musical da composição contemporânea de tradição erudita ocidental e de, nesse contexto, promover a língua portuguesa como veículo expressivo.
MPMP

MPMP

 
Prémio Novos Talentos Ageas
O Prémio Novos Talentos Ageas é uma parceria da seguradora Ageas com a Fundação Casa da Música e tem como objetivo distinguir e incentivar o trabalho de jovens músicos com idade até 35 anos, em todos os géneros musicais, nas áreas da criação, interpretação e/ou desempenho em palco, e promover projetos artísticos. Ao vencedor do Prémio Novos Talentos Ageas são atribuídos 5000 euros e um troféu em prata.
Prémio Pequenos Músicos
O Prémio Pequenos Músicos é uma competição instrumental dedicada aos músicos mais jovens, com idades compreendidas entre os 4 e os 12 anos, promovido pelo Conservatório de Música de Vila do Conde.
Prémios da Música Portuguesa
Os Play - Prémios da Música Portuguesa, promovidos pela PassMúsica, visam premiar as músicas e os artistas que mais se destacaram na Música Portuguesa contribuindo também para elevar e promover a música nacional enquanto parte do Património Cultural do País.
Play - Prémios da Música Portuguesa

Play - Prémios da Música Portuguesa

procissões
A procissão da festa é um dos momentos em que as bandas filarmónicas se apresentam desempenhando um papel fundamental, uma um dois alternadamente. "Liderada pelo porta estandarte e pelo maestro, a banda, em formatura, executa, "Marchas de Procissão" (ou marchas graves), cujos títulos invocam Nossa Senhora, a Santíssima Trindade ou os Santos". (José Cidade)
Quadrivium
Nome latino, dado por Boécio ao conjunto das ciências dos números (Aritmética, Música, Geometria e Astronomia), na obra "De Arithmetica".
Quartel das Artes Dr. Alípio Sol
O Quartel das Artes Dr. Alípio Sol é um equipamento cultural preparado para a apresentação de espetáculos de índole cultural (concertos, teatro, bailado, ópera), em Oliveira do Bairro.
Quarteto de Cordas Atlântida
O Quarteto de Cordas Atlântida é um agrupamento instrumental clássico formado por 4 instrumentistas da Orquestra Clássica da Madeira (Natacha Guimarães e Joana Costa no violino, Marta Morera na viola de arco e Jaime Dias no violoncelo).
Que Jazz é Este??
Que Jazz é Este?? é o Festival de Jazz de Viseu, que desde 2013 procura afirmar-se como um projeto de relevo e prestígio na região centro, destacando-se pelos concertos que organiza, mas também pelas diversas atividades que promove desde formação de jazz, música pela rua ou cinema musicado. É organizado pela Associação Cultural Gira Sol Azul.
rapsódias
rapsódias são compilações de melodias estrangeiras ou portuguesas que podem incluir diversos géneros musicais e danças (fado, fandango, vira, chula), dispostos em diferentes andamentos, apresentadas por bandas filarmónicas em concerto, em coreto ou auditório fechado.
Reencontros de Música Contemporânea
O Reencontros de Música Contemporânea é um espaço de vivência e de divulgação da música no nosso tempo, valorizando simultaneamente o património cultural de que somos herdeiros. É um festival promovido pela Associação Arte no Tempo com direção artística de Diana Ferreira e Pedro Junqueira Maia.
Reencontros de Música Contemporânea

Reencontros de Música Contemporânea

regime supletivo
O regime supletivo consiste em o aluno frequentar o Ensino Especializado da Música mediante pagamento de propina, sem articulação com a escola de ensino regular, sendo o plano de estudos o mesmo do ensino articulado.
Remix Ensemble
O Remix Ensemble é o agrupamento de música contemporânea da Casa da Música. Desde a sua formação em 2000, já apresentou em estreia absoluta mais de noventa obras. Tem dezassete discos editados com obras de Pauset, Azguime, Côrte-Real, Peixinho, Dillon, Jorgensen, Staud, Nunes, Bernhard Lang, Pinho Vargas, Mitterer, Karin Rehnqvist, Dusapin, Francesconi, Unsuk Chin, Schöllhorn e Aperghis.
Remix Ensemble

Remix Ensemble

repertório
repertório é o conjunto de obras musicais e géneros tocados por um músico, banda filarmónica ou outro agrupamento musical. No caso das filarmónicas, o repertório é constituído especialmente por marchas, rapsódias, hinos, fantasias e aberturas.
repertório ligeiro
O repertório ligeiro é, nas bandas filarmónicas, constituído por arranjos, compilações e transcrições de peças de música rock ou pop, nacional ou estrangeira, apresentado em concerto, geralmente à tarde ou à noite, ao sábado ou domingo.
Research Hands on PIANO
Research ‘Hands on’ PIANO é um encontro dedicado à área instrumental do Piano organizado pelo DeCA da Universidade de Aveiro, cuja particularidade está no facto de fazer a simbiose entre dois tipos de encontros: a Convenção de cunho artístico à volta de um determinado instrumento e a Conferência de investigação Académica tradicional, mas circunscrita a esta área instrumental. Pretende-se provocar um confronto e uma partilha de um modo mais estreito entre produção artística e Investigação, criando oportunidades para que os saberes de artistas e de investigadores se possam cruzar com benefícios óbvios para ambas as partes.
Rivoli
O Teatro Municipal Rivoli, pertença da Câmara Municipal do Porto, é um dos dois pólos do chamado Teatro Municipal do Porto, sendo o outro polo o também Municipal Teatro do Campo Alegre. Fica situado na Praça D. João I e apresenta programação própria e regular sob a alçada do Pelouro da Cultura da autarquia.
Teatro Municipal Rivoli

Teatro Municipal Rivoli

Salão Nobre
Salão Nobre é um espaço amplo existente em muitas instituições (universidades, fundações, palácios) para acontecimentos especiais, exposições, espetáculos e receção de personalidades. Em grandes mansões europeias, foi historicamente um grande aposento, projetado e decorado para impressionar hóspedes distintos.
Santa Casa Alfama
Nascido em 2013, o Santa Casa Alfama é um festival de fado no bairro mais antigo de Lisboa, repleto de arquitetura magnífica e numa grande variedade de espaços.
São Luiz Teatro Municipal
O São Luiz Teatro Municipal é um teatro localizado na Rua António Maria Cardoso, em Lisboa, Portugal, sendo considerado uma das mais importantes salas de espectáculos da cidade.
São Luiz Teatro Municipal

São Luiz Teatro Municipal

Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC) é um órgão da Conferência Episcopal Portuguesa (Igreja Católica). Está integrado na Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais. Publica o "Observatório da Cultura" e atribui anualmente o prémio "Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes".
Semanas de Música do Estoril
As Semanas de Música do Estoril acontecem todos os anos durante o Verão e englobam o Festival de Música do Estoril, os Cursos Internacionais de Música do Estoril e ainda o Concurso de Interpretação do Estoril / Prémio El Corte Inglés.
Seminário diocesano
Seminário é uma instituição educacional para a formação de padres ou presbíteros. No século XXI, é comum haver em cada diocese ou ordem religiosa, na Europa, um número reduzido de candidatos ao sacerdócio. Mesmo assim, há diversos seminários diocesanos cuja capela (onde se celebra a eucaristia e a liturgia das horas) dispõe de órgão de tubos, histórico ou moderno. São exemplos os seminários maiores do Porto. Braga, Beja, Coimbra... A opção pelo órgão de tubos (positivo) enquadra-se no contexto das orientações do Magistério da Igreja Universal e Particular (do Papa e dos Bispos) e da longa tradição eclesiástica que privilegia o órgão como instrumento litúrgico por excelência no acompanhamento do canto. António José Ferreira
Serviço Educativo Casa da Música
O Serviço Educativo Casa da Música inclui projetos artísticos e comunitários de média e longa duração, oficinas de descoberta e realização musical, ações de formação e espetáculos assumidamente inovadores, muitos deles interdisciplinares que marcam o calendário de atividades regulares. Orientadas para públicos específicos, no seu conjunto expõem todos os cidadãos a experiências gratificantes.
Serviço Nacional de Música Sacra
O Serviço Nacional de Música Sacra é um organismo dependente do Secretariado Nacional de Liturgia da Igreja Católica que tem como presidente o Pe. António Cartageno, da diocese de Beja, sendo secretário o Pe. Paulo Cruz (da diocese de Aveiro) e vice-presidente P.e Pedro Miranda (da diocese de Coimbra). O plenário inclui ainda o responsável da Música Sacra em cada diocese e um possível delegado diocesano proposto pelo bispo, quatro delegados da CNIR, quatro delegadas da FNIRF, quatro delegadas da FNIS.
Simplex
Simplex é o nome de u espetáculo que cruza a ópera com a multimédia e a manipulação em tempo real de elementos audiovisuais, produção do Quarteto Contratempus. Com libreto da autoria de Carlos Tê e José Topa.
Sociedade Portuguesa de Investigação Musical
A Sociedade Portuguesa de Investigação Musical (SPIM) é uma organização que sucede à antiga Associação Portuguesa de Ciências Musicais e congrega a nível nacional os musicólogos e investigadores em todos os domínios dos estudos musicais, como a história, a teoria, a análise, a iconografia, a psicologia, a pedagogia, a informática, a sociologia, a filosofia da música, a performance e a etnomusicologia.
SOMA (arquivo)
O SOMA é um projeto do INET-MD e da Universidade de Aveiro que se define como um laboratório vivo para a construção de um arquivo colaborativo de sons e memórias da região de Aveiro (CIRA).
SOMA

SOMA

Sonoscopia
A Sonoscopia é uma associação para a criação, produção e promoção de projectos artísticos e educativos, centrada nas áreas da música experimental, na pesquisa sonora e nos seus cruzamentos transdisciplinares. Desde a sua criação, em 2011, produziu mais de 700 eventos, criações artísticas, actividades pedagógicas e publicações. Esteve presente em cerca de 20 países europeus, bem como em geografias tão distantes quanto os Estados Unidos, a Colômbia, o Chile, o Líbano, o Japão, a Tunísia ou os Emirados Árabes Unidos. Das suas criações destacam-se os projectos Phonambient, INsono, Phobos - Orquestra Robótica Disfuncional e Phonopticon. Em Portugal, a Sonoscopia é parceira de entidades como a Fábrica das Artes/CCB, o Teatro Nacional São João, a Fundação de Serralves, o Cine‑Teatro Louletano, o GNRation e o Teatro de Ferro. Dispõe ainda de um espaço localizado no Porto, com pequenos estúdios equipados e preparados para a concepção e produção de trabalhos criativos e científicos, residências e apresentações informais, tendo acolhido centenas de artistas de todo o mundo. A Sonoscopia é uma estrutura apoiada pela República Portuguesa - Cultura/Direção-Geral das Artes.
Sons do Mira
Sons do Mira é um projecto de música tradicional alentejana que, em formato de arruada ou concerto, recria momentos de convívio típicos das planícies alentejanas. Num passado não muito distante, no dia a dia das famílias alentejanas, a música acompanha as actividades diárias no campo e os serões em família. Estes os momento de partilha de histórias e tradições, nos quais os mais novos recebiam os sábios ensinamentos dos seus pais e avós. A música tradicional alentejana, sob a forma de modas, contem em si estas histórias e estas lições. De pais para filhos, chegam até aos dias de hoje as tradições de um povo, de uma terra e de vidas inteiras. Esta é uma viagem musical pelas planícies alentejanas, onde o visitante pode ser espectador ou interprete. Poderá cantar, tocar, dançar, apreciando a simplicidade da música tradicional alentejana. (10/03/2020)
Sons pela Cidade
Sons pela Cidade é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa e da Orquestra Metropolitana que anima as tardes de fevereiro e março. O programa de concertos de entrada livre com músicos da Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML), que se estende ao longo de boa parte do ano – com excepção de uma pausa nos meses da canícula – é reforçado em fevereiro e março com a iniciativa Sons pela Cidade.
Sonus Faber Project
Sonus Faber Project é um projeto de Luís Marques (Oboé e Corne Inglês) e de Elizabeth Davis (Marimba e Gamelão) que foi apresentado, em estreia, a 20 de fevereiro de 2020, no Foyer do Teatro Nacional de São Carlos. Nessa ocasião foram interpretadas obras de Tiago Derriça, de Johann Sebastian Bach, de François Du Bois, de Elizabeth Davis, de Andrew Beall e de Astor Piazzolla.
SuonArt
A SuonArt é uma associação cultural criada em Braga, constituída por músicos profissionais e por todos aqueles que desejam contribuir para uma prática musical de qualidade na cidade, que tem por fins a promoção, a divulgação, a formação, o exercício e a criação da Música.
tangedor
tangedor é aquele que tange ou toca, em especial, um instrumento de corda.
Teatro Académico Gil Vicente
O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) é uma estrutura da Universidade de Coimbra. Remodelado em 2003, o TAGV é um polo de conhecimento e formação artística.
Teatro Académico Gil Vicente

Teatro Académico Gil Vicente

Teatro Aveirense
O Teatro Aveirense reabriu a 23 de outubro de 2003 após três anos de obras de remodelação. A Câmara Municipal de Aveiro iniciou, assim, uma nova fase em matéria de política cultural, na medida em que a cidade passou a ter um espaço municipal com condições técnicas de excelência e um quadro de pessoal profissional com competências nas áreas das artes do espectáculo.
Teatro Aveirense

Teatro Aveirense

Teatro Camões
O Teatro Camões é um espaço cultural de Lisboa, Portugal, localizado no Parque das Nações, junto ao Oceanário, construído nos anos de 1997-1998, englobado no projecto Expo 98. Integrou a EXPO'98, hoje "Parque das Nações", e confronta-se com dois edifícios de forte volumetria: o Pavilhão do Conhecimento e o Oceanário de Lisboa.
Teatro Camões

Teatro Camões

Teatro das Figuras
Teatro das Figuras é o teatro de Faro que completa, em 2020, 15 anos de existência. O seu surgimento veio alterar o panorama artístico local e regional. Com a abertura do Teatro das Figuras, o Algarve ganhou um palco de excelência para as artes performativas. Um palco capaz de dar resposta as maiores exigências técnicas que os espetáculos requerem.
Teatro das Figuras
O Teatro das Figuras é uma sala de espectáculos e sede da superestrutura Teatro Municipal de Faro, inaugurado em 1 de julho de 2005. Localiza-se na Horta das Figuras, na Estrada Nacional 125. Foi construído, pelo arquitecto Gonçalo Byrne, no âmbito da iniciativa Faro Capital Nacional de Cultura 2005.
Teatro das Figuras

Teatro das Figuras

Teatro de Vila Real
O Teatro de Vila Real é um teatro municipal localizado na Alameda de Grasse, em Vila Real, Trás-os-Montes, Portugal. O edifício foi inaugurado em 2004 pelo então Primeiro-ministro português Durão Barroso. Foi projectado pelo arquitecto português Filipe Oliveira Dias no ano de 2000.
Teatro de Vila Real

Teatro de Vila Real

Teatro Garcia de Resende
O Teatro Garcia de Resende em Évora é um dos mais representativos "teatros à italiana" existentes em Portugal.
Teatro Garcia de Resende

Teatro Garcia de Resende

Teatro Ibérico
O Teatro Ibérico - Centro Cultural Pesquisa Arte é um teatro situado em Lisboa, na Rua de Xabregas, onde se situava o antigo convento de São Francisco de Xabregas. Neste teatro, além da representação de peças também é promovida a aprendizagem da arte teatral.
Teatro José Lúcio da Silva
O Teatro José Lúcio da Silva é a principal sala de espetáculos do concelho de Leiria.
Teatro José Lúcio da Silva

Teatro José Lúcio da Silva

Teatro Lethes
O Teatro Lethes ou Colégio de Santiago Maior, é um edifício notável, situado em Faro. Originalmente construído, em 1605, como Colégio de São Tiago Maior da Companhia de Jesus, foi fundado pelo então Bispo do Algarve D. Fernando Martins Mascarenhas.
Teatro Lethes, Faro

Teatro Lethes, Faro

Teatro Micaelense
Descendente da tradição dos cineteatros que animaram a vida cultural do País desde meados do século XX, o Teatro Micaelense assume-se como depositário de uma história com mais de 60 anos. Inaugurado em 31 de março de 1951, foi projetado pelo arquiteto Raul Rodrigues de Lima, especialista em salas de cinema e de teatro.
Teatro Micaelense

Teatro Micaelense

Teatro Municipal Baltazar Dias
O Teatro Municipal Baltazar Dias é o principal teatro da cidade do Funchal, na Madeira, Portugal. Construído no final do século XIX, está localizado na baixa do Funchal, na Avenida Arriaga. O teatro, projeto do arquiteto portuense Tomás Augusto Soler, segue o modelo tipicamente italiano, seguindo o protótipo do Teatro de São Carlos em Lisboa e do Teatro Alla Scala em Milão.
Teatro Municipal Baltazar Dias

Teatro Municipal Baltazar Dias

Teatro Municipal da Guarda
O Teatro Municipal da Guarda (TMG) é um conjunto de edifícios da autoria do arquiteto Carlos Veloso que inclui grande auditório, pequeno auditório, sala de ensaios, café concerto e galeria de arte. Inaugurado em abril de 2005, é um dos teatros nascidos o programa do Estado Português que recuperou e reconstruiu diversos teatros designadamente em capitais de distrito.
Teatro Municipal da Guarda

Teatro Municipal da Guarda

Teatro Municipal de Bragança
O Teatro Municipal de Bragança é o principal teatro da cidade portuguesa de Bragança, no nordeste do país. O edifício foi inaugurado em 2004 pelo então primeiro-ministro português Durão Barroso. A estrutura foi projetada pelo arquitecto português Filipe Oliveira Dias no ano de 2001.
Teatro Municipal de Bragança

Teatro Municipal de Bragança

Teatro Municipal de Faro
O Teatro Municipal de Faro é uma super-estrutura que engloba vários espaços destinados à apresentação pública de espectáculos, gerida pela Câmara Municipal de Faro. Integram esta organização o Teatro das Figuras, o Teatro Lethes e o Solar do Capitão Mor.
Teatro das Figuras

Teatro das Figuras

Teatro Municipal de Portimão
O TEMPO - Teatro Municipal de Portimão inscreve-se numa estratégia de revitalização da zona histórica da cidade, em que a cultura participa como vector complementar de desenvolvimento social e económico, contribuindo ao mesmo tempo como um fórum de apresentação e promoção de uma imagem viva da cidade.
Teatro Municipal de Portimão

Teatro Municipal de Portimão

Teatro Municipal Joaquim Benite
O Teatro Municipal Joaquim Benite, também conhecido por Teatro Municipal de Almada, foi projetado pelo arquiteto Manuel Graça Dias em 2005, arquiteto que também fez os projetos da Escola de Música, Artes e Ofícios de Chaves (2004-2008) e a requalificação do Teatro Lu.Ca (2018), em Lisboa, entre muitas outras obras.  
Teatro Municipal Pax Julia
O Teatro Municipal Pax Julia é um teatro localizado em Beja, Portugal. Foi inaugurado em 28 de dezembro de 1928. Em 1952, depois de uma grande remodelação, passou a chamar-se Cine-Teatro. Em 1990 fechou portas. Foi inaugurado como Teatro Municipal em 17 de junho de 2005 num espectáculo com Sérgio Godinho, Rão Kyao, Vitorino, Janita Salomé e Filipa Pais. Teatro Municipal Pax Julia
Teatro Nacional de São Carlos
O Teatro Nacional de São Carlos (TNSC) é a principal casa de ópera em Portugal. Foi inaugurado em 1793 pelo Príncipe Regente D. João para substituir o Teatro Ópera do Tejo, destruído no terramoto de 1755, segundo projeto do arquiteto José da Costa e Silva. O teatro está localizado no centro histórico de Lisboa, na zona do Chiado.

Teatro Nacional de São Carlos

Teatro Ribeiro Conceição
Em 1924, o edifício foi comprado por José Ribeiro Conceição, que ergueu então o Teatro que hoje tem o seu nome, mantendo a fachada setecentista original. A partir da inauguração, a 02 de fevereiro de 1929, o TRC acolhe espetáculos de teatro, ópera, circo, cinema, dança e música, tornando Lamego uma referência na vida cultural do interior do País.
Teatro Ribeiro Conceição

Teatro Ribeiro Conceição

 
Teatro Sá de Miranda
O Teatro Sá de Miranda foi inaugurado a 29 de abril de 1885. A sua construção deveu-se ao esforço de um grupo de personalidades vianenses que constituiu, em 1879, a Companhia Fomentadora Vianense. É um teatro à italiana projectado por José Geraldo da Silva Sardinha com a plateia em forma de ferradura e três ordens de camarotes, com capacidade de 400 lugares.
Teatro Sá de Miranda

Teatro Sá de Miranda

Teatro Thalia
Teatro Thalia, situado nas Laranjeiras, em Lisboa, foi construído em 1820. É uma das casas da Metropolitana desde 2013, ano em que se tornou “sede” da Temporada Clássica da Orquestra Metropolitana de Lisboa. O nascimento do Thalia, nome da musa da comédia da mitologia grega, aconteceu graças do Conde de Farrobo, um entusiasta das artes cénicas, que decidiu construir um teatro junto ao Palácio das Laranjeiras. Vinte e dois anos depois foi reedificado e renovado com um projeto de Fortunto Lodi, o autor do Teatro Nacional D. Maria II. Na sua inauguração, a 26 de fevereiro de 1843, foi oferecida uma grande festa à Rainha D. Maria II. Antes mesmo de Lisboa ter iluminação pública, o Thalia já tinha a sua própria iluminação a gás, mas em 1862, o teatro e a sala de baile eram destruídos por um incêndio. O Thalia ficou abandonado à sorte, até porque o Conde de Farrobo, que viria a morrer na completa miséria, já não pôde fazer nada. Só quando o Estado tomou posse do imóvel é que o Teatro voltou a ser reconstruído e reabilitado, sendo hoje um dos mais dinâmicos polos de animação cultural e científica da cidade de Lisboa.
Teatro Tivoli
O Teatro Tivoli é um teatro situado na Avenida da Liberdade, no coração de Lisboa, fundado em 1924, com 1088 lugares. O imóvel foi classificado em 2015 pelo IPPAR como Monumento de Interesse Público.
Teatro Tivoli

Teatro Tivoli

Teatro Viriato
Inaugurado nos finais do século XIX com o nome de Theatro Boa União, encerrou as portas, como Teatro Viriato, no ano de 1960. Reabriu a 8 de maio de 1998, após 38 anos de inatividade, inaugurado com um concerto pela Orquestra Filarmonia das Beiras.
Teatro Viriato

Teatro Viriato

Temporada Música em São Roque
Considerada uma das melhores e mais antigas temporadas de música erudita de Lisboa, a Temporada Música em São Roque inclui no seu programa anual algumas das orquestras e coros mais importantes do panorama de música clássica portuguesa. Esta iniciativa surgiu em 1988 e reforça a política da instituição de apoiar a cultura musical de matriz portuguesa, divulgando, em simultâneo, o seu património histórico e artístico.
The Ocean Inside a Stone
The Ocean Inside a Stone é um álbum da trompetista portuguesa Susana Santos Silva. Confirma a trompetista como uma das figuras europeias do jazz e da música contemporânea.
Theatro Circo
O Theatro Circo localiza-se na Avenida da Liberdade n.º 697, na freguesia de São Lázaro, cidade e concelho de Braga, distrito de mesmo nome, em Portugal. É considerado o mais prestigiado teatro bracarense. Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1983.
Theatro Circo, Braga

Theatro Circo, Braga

Tocá Rufar
O Tocá Rufar é um projeto modelo de formação artística e cultural para a afirmação e promoção da percussão tradicional portuguesa e do instrumento bombo que se distingue ao colocar a cultura portuguesa, o conhecimento e a arte, em posição privilegiada como fonte de valor, de desenvolvimento e de contemporaneidade; e por torná-los acessíveis a todos os indivíduos.
tocadores
O termo tocadores designa um grupo de executantes não profissionais de instrumentos tradicionais, designadamente em grupos etnográficos.
Trio Maria Monda
Trio Maria Monda é um trio feminino de canto à capella composto por Susana Quaresma e Sofia Adriana Portugal - vindas do universo da música clássica - e Tânia Cardoso, de artes do palco. Editou em 2020 o seu álbum de estreia, com título homónimo, tendo gravado, entre outros, temas de Amália, José Afonso e Milton Nascimento.
Trio Maria Monda

Trio Maria Monda

tuna
tuna é um agrupamento musical constituído por instrumentos de corda, incluindo eventualmente canto.
Universidade de Aveiro

No DeCA estão sediadas as competências em Estudos de Arte e Música, que se organizam transversalmente. Oferece 3 cursos de licenciatura (Design, Música e NTC), 5 cursos de Mestrado (Música, Ensino de Música, Design, Criação Artística Contemporânea e Comunicação Multimédia) e 4 cursos de doutoramento (Música, Design, ICPD e Multimédia em Educação).

Reitoria da Universidade de Aveiro

Reitoria da Universidade de Aveiro

violista
violista é o indivíduo que toca viola, enquanto violetista é o que toca violeta ou viola d'arco.
Vivarium Festival
Vivarium Festival é um festival que se realiza no Porto e que reflete sobre o impacto da tecnologia nas artes e na sociedade. O tema da segunda edição, em 2019, foi “Natural Intelligence, What AI still can’t do?” em referência ao livro de 1972 de Hubert L. Dreyfus, “What Computers Still Can’t Do, A Critique Of Artificial Reason”. “Inteligência Natural, o que as Inteligências Artificiais (IA) ainda não podem fazer?”, a segunda edição do Vivarium Festival pretende questionar as convergências e divergências entre Inteligência Natural e Inteligência Artificial. Em 2019 o Vivarium ambicionou estimular o debate sobre as convergências e divergências entre Inteligência Natural e Inteligência Artificial, apresentando exposições, performances, concertos, workshops e palestras em vários espaços da cidade do Porto: Maus Hábitos, Ateneu Comercial, Cinema Passos Manuel e Reitoria da Universidade do Porto, com a conferência de filosofia “Criar Conceitos-Seguir Regras”. Em 2020 volta ao Porto.
WPTA International Piano Competition
O WPTA International Piano Competition (WPTA Portugal IPC), primeira edição em 2021, é um concurso online de piano realizado através de seleção por vídeos, organizado pela equipa da divisão portuguesa da WPTA (World Piano Teachers Association) Portugal.
Partilhe
Share on facebook
Facebook