Gaita de amolador, Portugal

Gaita de amolador (apito de amolador, flauta de amolador) é um instrumento de sopro da família das flautas de Pã utilizado tradicionalmente pelos capadores, amola-tesouras e afiadores de facas de Portugal que, tocando, se faziam anunciar aos clientes.

Pã, deus dos bosques, campos, rebanhos e pastores, era caracterizado como homem com pernas, orelhas e chifres de Bode. Era temido por quem precisava de atravessar as florestas à noite. De acordo com a lenda, um dia andava Pã a perseguir a ninfa Siringe – uma das hamadríades – que repelia os seus avanços e rejeitava amar um homem tão parecido com uma cabra. Ela correu para o rio. Incapaz de atravessar e presa no leito pediu às ninfas do rio para alterar a sua forma. Respondendo às suas orações as ninfas transformaram-na em canas. De coração partido, Pã reuniu as canas e inventou o instrumento musical a que chamou siringe.

Em lojas de brincados existem ainda hoje gaitas de amolador, de plástico, que reproduzem o instrumento usado pelos amoladores ambulantes.

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *