Festivais em Portugal

10º Festival Porta-Jazz

Festival Terras sem Sombra

18 de janeiro a 11 de julho, no Baixo Alentejo, Portugal

Terras Sem Sombra
Festival Terras Sem Sombra

Depois de uma escala em Praga – a República Checa é o país convidado desta edição -, seguem-se os concertos e as atividades em terras alentejanas. Ao todo, o Festival Terras Sem Sombra vai passar por 13 concelhos da região. Já no dia 18 de janeiro, a Igreja Matriz de São Cucufate, em Vila de Frades (Vidigueira), recebe o Tiburtina Ensemble, conjunto feminino checo especializado em canto gregoriano e polifonia medieval. O festival segue depois para Barrancos (1 de fevereiro), Mértola (15 de fevereiro), Arraiolos (29 de fevereiro), Viana do Alentejo (21 de março), Beja (4 de abril), Ferreira do Alentejo (18 de abril, com concerto de Andión Fernández e Alberto Urroz no lagar da Herdade de Marmelo, em Figueira dos Cavaleiros), Castelo de Vide (2 de maio), Sines (16 de maio), Alter do Chão (30 de maio), Santiago do Cacém (27 de junho) e, a fechar, Vila Nova de Milfontes (Odemira), a 11 de julho, onde atua o ensemble checo Musica Florea. Pelo meio há ainda um concerto-surpresa: a única certeza é que será a 13 de junho, mês “dos populares e que culmina no solstício de verão”.

Festival Porta-Jazz

7 a 9 de fevereiro, no Rivoli, Porto

10º Festival Porta-Jazz
10º Festival Porta-Jazz

Ao longo de três dias, de 7 a 9 de Fevereiro, o Rivoli recebe a 10.ª edição do Festival Porta-Jazz. Concertos, parcerias entre músicos nacionais e internacionais, apresentações de discos, concertos comentados, residências, encontros de escolas de Jazz, masterclasses e jam sessions, num total de 22 propostas que vão ocupar o Grande Auditório, Pequeno Auditório, Sub Palco, Palco GA, Foyer e o Café Rivoli, naquela que é uma edição especial. Em 10 anos, o festival cumpriu tudo a que se propôs concretizando o projecto que iniciou em 2010.

Villa Sessions

21 a 23 de fevereiro de 2020, em Vila do Conde

Festivais
Villa Sessions 2020 Vila do Conde Blues Festival

O Villa Sessions – Vila do Conde Blues Festival chega em 2020 à sua quarta edição. Entre 21 e 23 de fevereiro de 2020, leva ao Auditório Municipal de Vila do Conde um cartaz com nomes internacionais de relevo, continuando a dar voz ao melhor do Blues, apresentando as mais interessantes formas de expressão deste estilo musical na atualidade. Um festival vibrante e eclético, com o Blues mais tradicional, o Blues Rock e o Soul. Para a quarta edição, foram convidados Stephen Dale Petit, @Chris Wragg e Greg Copeland, Mandolin Blues, Jay Doe & The Blues Preachers, L-Blues e The Fridays, formações que atuarão no palco do Auditório Municipal, mas também no exterior e gratuitamente, na Praça da República e junto à Nau Quinhentista de Vila do Conde.

Festival Norte Dança

24 a 26 de abril, no Europarque, Santa Maria da Feira

Festival Norte Dança
Festival Norte Dança

O FND é constituído por um concurso de dança, por uma mostra de dança e por uma seleção de workshops de dança. Todos os anos reúne mais de  mil e quinhentas inscrições. A próxima edição vai realizar-se nos dias 24, 25 e 26 de Abril de 2020 no Europarque, recebe candidatos vindos de todos os pontos do país e estrangeiro para apresentarem coreografias em Dança Contemporânea, Dança Clássica, Dança Jazz, Street Dance (Hip-Hop, Locking, Popping etc…), Danças Populares e Sapateado.  No Concurso Internacional de Dança participam as melhores escolas, coreógrafos e bailarinos que são selecionados através de vídeo ou por concursos parceiros do Festival Norte Dança. 

Festival de Música de Setúbal

21 a 24 de maio, em Setúbal

Festival de Música de Setúbal 2020
Festival de Música de Setúbal

Entre os dias 21 a 24 de maio, decorrerá em Setúbal o Festival de Música de Música de Setúbal. Os objetivos fundamentais do Festival mantiveram-se inalterados desde a sua criação, em 2010 /11 e estão intimamente ligados aos planos da cidade para a sua reabilitação social, económica e arquitetónica, planos esses que vêem a cultura, e especialmente a música, como um componente chave para o sucesso. Nessa perspetiva, uma abordagem de desenvolvimento e de longo prazo foi desde sempre essencial: esta iniciativa é mais do que um “festival”. Ao começar no seio da comunidade local, respondendo às suas necessidades e, especialmente, às das crianças e jovens, temos sido capazes de lançar as bases adequadas sobre as quais podemos construir. (16/01/2020)

Festival Música Viva

26 de maio a 7 de junho, em Lisboa, Portugal

Miso Music Portugal
Miso Music Portugal

O Festival Música Viva 2020 decorre entre 26 de maio e 7 Junho de 2020 no Teatro São Luiz e O’culto da Ajuda, Lisboa. 26 de maio, no São Luiz Municipal, abertura do festival com obras de compositores portugueses pelo Sond’Ar-te electric Ensemble, Grupo de Música Contemporânea de Lisboa e Ensemble MPMP. 27 de maio a 6 de junho n’ O’culto da Ajuda. 3, 4, 5 de junho, festival EASTN-DC n’ O’culto da Ajuda. 7 de junho, no Centro Cultural de Belém, encerramento do festival com Neuen Vocalsolisten & Sond’Ar-te Electric Ensemble.

Festival Internacional de Música de Marvão

24 de julho a 9 de agosto de 2020, em Marvão, Portugal

Festival Internacional de Música de Marvão
Festival Internacional de Música de Marvão

Ao longo da história, Marvão foi sempre uma terra em que diferentes culturas, religiões e populações se cruzaram; com uma presença importante no período Neolítico, Marvão viu também passar por suas terras os Celtas, os Romanos, os Mouros e os Judeus durante o seu êxodo de Espanha. Essa dinâmica conjunta é um dos pilares deste FIMM. Pretende dar-se continuidade à tradição desses princípios, trazendo-os ao evento e transformando-os na base da sua missão – “a amizade e a colaboração entre os diferentes povos”. O Festival Internacional de Música de Marvão foi reconhecido com o selo EFFE (Europe for Festivals, Festivals for Europe ) 2019-2020.

III Festival Internacional de Piano de Oeiras

5 de julho a 2 de agosto de 2020, em Oeiras, Portugal

Festival Internacional de Piano de Oeiras
Festival Internacional de Piano de Oeiras

No desenvolvimento de uma parceria que permitiu, no passado, a realização do “Festival de Música no Palácio” bem como a primeira e a segunda edições do Festival Internacional de Piano de Oeiras em 2018 e 2019, a Câmara Municipal de Oeiras e a Academia de Música Flor da Murta irão promover o III Festival Internacional de Piano de Oeiras. O Festival decorrerá de 5 de julho a 2 de agosto de 2020 no Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide. O Festival trará ao Concelho de Oeiras reputados pianistas, como Jan Michiels, Angelo Arciglione, Grigory Gruzman, Valentina Lisitsa e a diretora artística Teresa da Palma Pereira. Os recitais decorrerão em todos os domingos desde 5 de julho até 2 de agosto.

Porto Pianofest

1 a 9 de Agosto de 2020, no Porto, Portugal

Porto Pianofest
Porto Pianofest

O Porto Pianofest tem por missão fortalecer o hub cultural do Porto trazendo artistas de várias partes do globo para performances em vários locais históricos por toda a cidade e cultivar o diálogo artístico internacional através da componente educativa com um corpo artístico docente, conferências, masterclasses e alunos do mais alto nível. O Porto Pianofest tem direção artista de Nuno Marques e foi fundado em 2016 por Marques e pela pianista e compositora americana Mariel Mayz.

Semana Internacional de Piano de Óbidos

1 a 11 de agosto de 2020, em Óbidos, Portugal

Semana Internacional de Piano de Óbidos
Semana Internacional de Piano de Óbidos

Desde 1996, a Semana Internacional de Piano de Óbidos – SIPO, dirigida pela pianista Manuela Gouveia, é um marco no panorama da música internacional, com classes de aperfeiçoamento e concertos. Recebe artistas de reputação excepcional no mundo da música, proporcionando momentos de rara qualidade num programa altamente diversificado. O encanto e a hospitalidade de vila medieval de Óbidos têm contribuído consideravelmente para o sucesso deste extraordinário evento cultural.

Gravissimo

24 a 28 de agosto, em Alcobaça, Portugal

Gravíssimo
Gravíssimo

10º Festival e Academia Internacional de Metais Graves de Alcobaça acontecerá em Portugal entre 24 e 28 de Agosto.

0 comentários

Deixe o seu comentário

Dê a sua opinião
O seu contributo torna-nos melhores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *