Cordofones da Madeira

Western inhabitants of Madeira

MÚSICA E PINTURA

Western inhabitants of Madeira, in: “Picturesques review of costumes of portugueses“. P-Ln, D.A. f.19, álbum contendo 21 guaches de 21×32 cm.

Figura feminina

Western inhabitants of Madeira

Western inhabitants of Madeira

A marca-de-água, disseminada por várias folhas, é datável de 1829. No guache, são representadas duas figuras madeirense do séc. XIX; a feminina é típica, apresentando-se descalça mas com as chinelas na mão; o homem empunha um cordofone de mão.

Homem com cordofone de mão

Western inhabitants of Madeira

Western inhabitants of Madeira

As características morfológicas do instrumento que podemos, sem errar designar dor uma uma viola de mão/viola franceza, são: a sua caixa em forma de oito, braço longo que termina num cravelhal rectangular em forma de pá, onde se vêem os orifícios de seis cravelhas dorsais (três de cada lado do cravelhal), mas sendo só visíveis as três do lado direito. Foram-lhe riscadas só cinco cordas, não coincidindo portanto com o número de cravelhas. A boca do instrumento, que é de grande dimensão, foi desenhada um pouco abaixo do seu lugar habitual (talvez devido à perspectiva do desenho). O cavalete, de forma rectangular, é rematado por aplique, cujo desenho é bastante parecido com o usados em algumas Viola, ditas francesas, desta época fabricadas em Paris e Londres entre 1813-1847 (Lacote e Parnormo, Francois Roudhloff, Mirecourt , ca. 1815, entre outros).

Partilhe
Share on Facebook
Facebook