Brincar Meloteca

Brincar Meloteca, por Sílvia Monteiro e António José Ferreira, a 16 e 23 de fevereiro, 14:30-17:00, na Rua Central de Campos, 1086, Avintes, no âmbito das Comemorações do Mês de Avintes. É aberto a todas as idades e sem custos, mas as crianças devem ser acompanhadas de um adulto. Se estiver de chuva, a atividade será agendada para março.

“Diz-me e eu esquecerei.
Ensina-me e eu lembrarei.
Envolve-me e eu aprenderei.”

(Provérbio chinês)

O movimento em geral desempenha um papel significativo no desenvolvimento da criança e os jogos, em particular, trabalham as potencialidades, limitações, relações sociais, afetivas, cognitivas e físicas. Pretende-se com o “Brincar Meloteca” realizar atividades que permitam à criança vivenciar e experimentar novas práticas físico-motoras, no sentido de alargar o seu alfabeto motor, incentivar a prática de atividade física e principalmente potenciar o espírito de equipa, cooperação, colaboração e respeito pelo outro. Além disso, durante as brincadeiras, a criança, desenvolve o exercício da fantasia e da imaginação, adquirindo, assim, experiências que irão contribuir para a sua formação.

Sílvia Monteiro

Além do sítio www.meloteca.com e do Musorbis, sítio do património musical a lançar em 2019, Meloteca é um pequeno espaço de natureza lúdico para crianças e adultos. É constituído por um relvado com mais de 70 pequenos arbustos e árvores de frutos (com poucos e pequenos animais de estimação). Há ainda baloiços, cestos de basquetebol, matraquilhos, balizas para jogos de bola e outras diversões. Para adultos, estará disponível uma exposição/venda de pequenos instrumentos e edições Meloteca, bem como livros usados para troca. Dê um livro de música ou disco (incluindo vinil que já não lhe interesse), e receba um livro de literatura (ou outro).

Conforme as circunstâncias e o número de crianças poderá haver:

Bichinho da Música
Conjunto de atividades musicais em forma de espetáculo improvisatório

Carro de pedais
Corrida contra-relógio em circuito

Animália
Contacto com pequenos animais (tartarugas, peixes, pintos, garnisés, patinhos)

Aldeia na areia
Um grupo de crianças constrói uma aldeia na areia, utilizando areia húmida e sólidos geométricos reutilizados e pás.

Agarra pato
À volta de um tanque, dois grupos de crianças competem entre si com estratégias próprias para agarrar dois patos que terão sido lançados à água.

Descobrindo continentes
Três grupos procurarão 5 árvores ou arbustos originários da Europa, América e Ásia. Ganha o grupo que primeiro encontrar 5 plantas. (As árvores terão uma etiqueta que as identifica com o nome, país e continente).

Bola no cesto
Lançamento espontâneo ou organizado em cestos de basquetebol.

Campeonato de matraquilhos
Jogo em pares, que pode ser livre ou organizado

António José Ferreira
962 942 759

0 comentários

Deixe o seu comentário

Dê a sua opinião
O seu contributo torna-nos melhores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *