Boas práticas musicais
Música para Todos
No dia 15 de janeiro de 2020, decorreu nos Paços do Concelho do Porto a cerimónia de entrega dos instrumentos aos 28 novos estudantes do 5.º ano Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto que passam a integrar o projeto “Música para Todos“. Marta Ren, madrinha da iniciativa, afirmou dirigindo-se aos alunos: “precisam de tocar o vosso instrumento todos os dias; para alguns não vai ser fácil, pois não vão sentir uma evolução imediata, mas é preciso insistirem e não desistirem até terem resultados”.
O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, destacou que este projeto “contribui para o sucesso escolar dos alunos e é um desafio para todos os intervenientes no sistema de ensino”. São vários os fatores que podem influenciar o rendimento escolar dos alunos, mas a educação e o ensino artístico, em particular a música, “assume um papel preponderante para que os alunos possam encontrar o pleno desenvolvimento do seu potencial como alunos e como cidadãos”, acrescentou Rui Moreira.
A iniciativa foi lançada em 2010 pelo Município do Porto, através da Fundação Porto Social, em parceria com o Curso de Música Silva Monteiro e o Agrupamentos de Escolas do Cerco do Porto e do Viso. O principal objetivo do projeto é a promoção do ensino articulado da música a alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) da cidade do Porto, de forma a combater o insucesso e o abandono escolar. (15/01/2020)