Acervo Meloteca
Acervo Meloteca em crescimento
Em 2022, o acervo Meloteca (livros e discos) ganha novo fôlego, com ofertas de privados e a aquisição de livros que pertenceram ao espólio de uma grande livraria musical portuguesa. Com finalidades de arquivo, desafiamos compositores a enviarem obras suas, especialmente obras inéditas, de modo a criarmos juntos uma grande coleção representativa da música em Portugal, nos seus estilos e géneros. Quem tiver livros de temática musical que queira oferecer ou trocar, pode também fazê-lo.
A 4 de abril de 2022, Duarte Pereira Martins entregou-me no Porto, onde ia atuar, a revisita “Glosas” (exceto os três primeiros números, esgotados) e outras edições MPMP. Mais um importante enriquecimento para o acervo Meloteca.
Ao acervo físico, junta-se a Melodigital, uma base de recursos sobre a música em Portugal, com cerca de 100000 documentos (fotografias e artigos em PDF). Por razões práticas, os compositores podem enviar obras em PDF e eu imprimirei no Porto em reprografia profissional, com a finalidade exclusiva do acervo.
Quando for oportuno o acervo será doado ao polo de música de uma universidade que revele interesse em preservar, estudar, divulgar e incrementar as plataformas existentes:
- Meloteca
- Musorbis
- Loja Meloteca
Em 2022 deverão ser lançados:
- Lenga (música para o desenvolvimento na infância)
- Musis (instrumentário do mundo)
Em seguida, deverão ser lançados
- discografia.pt (a grande base de dados das capas de disco editadas em Portugal)
- Mosorama (bibliografia e capas das edições musicais impressas de/em Portugal)
Os músicos podem colaborar aderindo aos planos de divulgação melhorada Bio+ (anual e bienal), aos quais se pode aceder a partir de qualquer biografia ou através da Loja Meloteca.
Se quiser colaborar, envie para:
António José Ferreira
Rua Serra da Estrela, 86
4415-891 SANDIM VNG