Acervo Meloteca

António José Ferreira, editor, divulgador e colecionador de música
Acervo Meloteca em crescimento

Em 2022, o acervo Meloteca (livros e discos) ganha novo fôlego, com ofertas de privados e a aquisição de livros que pertenceram ao espólio de uma grande livraria musical portuguesa. Com finalidades de arquivo, desafiamos compositores a enviarem obras suas, especialmente obras inéditas, de modo a criarmos juntos uma grande coleção representativa da música em Portugal, nos seus estilos e géneros. Quem tiver livros de temática musical que queira oferecer ou trocar, pode também fazê-lo.

A 4 de abril de 2022, Duarte Pereira Martins entregou-me no Porto, onde ia atuar, a revisita “Glosas” (exceto os três primeiros números, esgotados) e outras edições MPMP. Mais um importante enriquecimento para o acervo Meloteca.

Ao acervo físico, junta-se a Melodigital, uma base de recursos sobre a música em Portugal, com cerca de 100000 documentos (fotografias e artigos em PDF). Por razões práticas, os compositores podem enviar obras em PDF e eu imprimirei no Porto em reprografia profissional, com a finalidade exclusiva do acervo.

Quando for oportuno o acervo será doado ao polo de música de uma universidade que revele interesse em preservar, estudar, divulgar e incrementar as plataformas existentes:

  • Meloteca
  • Musorbis
  • Loja Meloteca

Em 2022 deverão ser lançados:

  • Lenga (música para o desenvolvimento na infância)
  • Musis (instrumentário do mundo)

Em seguida, deverão ser lançados

  • Discografia.pt (a grande base de dados das capas de disco editadas em Portugal)
  • Mosorama (bibliografia e capas das edições musicais impressas de/em Portugal)

Os músicos podem colaborar aderindo aos planos de divulgação melhorada Bio+ (anual e bienal), aos quais se pode aceder a partir de qualquer biografia ou através da Loja Meloteca.

Se quiser colaborar, envie para:
António José Ferreira
Rua Serra da Estrela, 86
4415-891 SANDIM VNG

António José Ferreira, editor, divulgador e colecionador de música

António José Ferreira, editor, divulgador e colecionador de música

Partilhe
Share on Facebook
Facebook