Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Lino Guerreiro

Composição

Lino João Vidal Guerreiro nasceu em 1977 na cidade de Tavira.

Iniciou os estudos musicais com dezanove anos no Conservatório Regional de Setúbal. Estudou ainda no Conservatório Regional de Torres Vedras, e terminou o 8º grau de Saxofone no conservatório Nacional de Lisboa, assim como o restante currículo. Estudou composição no nível secundário com o compositor Daniel Schevtz.

Em 2008, terminou o Curso de Composição na Escola Superior de Música de Lisboa (Instituto Politécnico de Lisboa), onde estudou com os compositores, Carlos Caires, Christopher Bochmann, José Luís Ferreira e Sérgio Azevedo, na área específica da composição, e com outros compositores como, Carlos Marecos, João Madureira, Roberto Perez, Benoît Gibson, nas restantes áreas curriculares.

Em 2012, terminou o Mestrado em Música na área de especialização de Composição, pela Escola Superior de Música de Lisboa (Instituto Politécnico de Lisboa), sob orientação do compositor António Pinho Vargas. Em 2012, terminou o Mestrado em Ensino de Música – área de especialização de Composição, pela Escola Superior de Música de Lisboa (Instituto Politécnico de Lisboa), sob orientação de António Pinho Vargas, Carlos Marecos e Francisco Cardoso.

A sua atividade enquanto compositor desenvolve-se maioritariamente na área dos instrumentos de sopro e percussão. Actualmente colabora com as editoras “AVA Musical Editions“, “ROSSIO Music Publishing” e “SCOMEGNA, Edizioni Musicali s.r.l.“.

É diretor do projeto mixEnsemble, um projeto musical que tem como filosofia servir a música e os artistas, dentro de diferentes contextos musicais para os mais variados fins. Atualmente é professor de Análise e Técnicas de Composição e de Música de Câmara, no Conservatório de Música D. Dinis, em Odivelas, e professor de Teoria e Análise Musical e de Música de Câmara, na Escola Profissional da Metropolitana.

26 de outubro de 2018