MELOTECA SÍTIO DE MÚSICAS E ARTES
Siga-nosFacebookInstagramLinkedInPinterestTwitterTumblr
> Sobre nós
PRINCIPAL
Cantores
Afinadores
Instrumentistas
Bailarinos

 

MELOTECA

Lançada em setembro de 2003, a Meloteca, www.meloteca.com, soma cerca de 3000 visualizações de página por dia e tem forte presença nas redes sociais.

A palavra Meloteca junta em si a riqueza de melos (palavra grega que significa melodia, membro de frase musical, canto ritmado, canto acompanhado de instrumentos) e o sentido de preservação do património próprio de thékê (caixa, depósito).

O nome ocorreu-me em 2000 quando estava na comunidade de Salvaterra de Magos, no serviço missionário do concelho. Com o P.e Agostinho Sousa estive empenhado no restauro do órgão histórico da matriz de Salvaterra (reinaugurado em 2000). Fotografei os órgãos do distrito, tendo-se feito uma exposição na antiga capela do Paço Real.

Nessa data já eu tinha começado uma recolha de dados e suportes musicais: livros, revistas, jornais, fotografias, programas de concerto, informações na rede, vinil, CDs, cassetes e outros suportes de gravação.

As minhas teses de licenciatura (1992, UCP-Porto) e mestrado (1999, UCP-Lisboa), tinham andado em torno da música litúrgica, seguindo-se investigações para a Universidade Católica e o Círculo de Leitores.

Em 2001, a "Meloteca" apareceu já como projeto editorial no cruzamento da Música com a Igreja, com as edições de autor "Música e celebração", "Músicas na Igreja" e "Palavras de Música". Pensei que isso me podia trazer alguma vantagem.

Em escolas de Valbom e Porto encontrei dois colegas que já se dedicavam ao "webdesign". Foram eles que, de algum modo, me orientaram para a formação nessa área. Paralelamente eu estudava Música no Conservatório e dava aulas de Música a crianças do 1º Ciclo em Gaia.

Com os conhecimentos adquiridos (no "CESAE" e "Ciências e Letras") e o interesse anterior pela Música em Portugal, criei e lancei em 2003 a Meloteca. Essa convicção levou-me a projetar a Meloteca para o que que ela devia ser: uma caixa de música aberta a todos graças às novas tecnologias da informação e comunicação. Criada simbolicamente a 02 de Setembro de 2003, no meu aniversário, a Meloteca, sítio de músicas e artes, tornou-se o meu projeto de divulgação das músicas e dos músicos em Portugal e no mundo.

Em 2007, as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) foram uma janela de oportunidade para um portal que já nessa altura era do conhecimento de muitos músicos e professores. Apostei na formação de professores com base na experiência que eu vinha acumulando desde 2001. Entre setembro de 2007 e abril de 2013, foi dada formação Meloteca a professores de Música no 1º Ciclo, tendo-se ultrapassado os 1400 formandos em ações de Norte a Sul.

A necessidade da formação para professores de música nas AEC em 2007 pôs a nu outra necessidade: a de materiais de apoio para a Música num contexto próprio, que não é o de Conservatório, mas é o do 1º Ciclo do Ensino Básico. Nos últimos anos, foram criadas coletâneas de canções e cadernos de apoio ao ensino da Música. Um dos princípios que contribuiram para a expansão destes meios foi a articulação da Música com o Currículo do 1º Ciclo. Nestas circunstâncias, o Ensino da Música é mais enriquecedor se valorizar conteúdos que a escola valoriza: provérbios, adivinhas, poemas, rimas, trava-línguas. "Música a brincar, música a sério" é um título que procura realçar o quanto se aprende com a brincadeira. Como pai e professor, tenho a convicção de que os professores, educadores e encarregados de educação podem fazer muito pelo desenvolvimento das crianças recorrendo à rima e ao ritmo. A venda desses recursos através da Livraria virtual perspetivam a sustentabilidade do projeto sem quaisquer apoios do estado, apesar de o projeto ser reconhecido pelo Ministério da Cultura em 2005.

Em Avintes, sede da Meloteca, espaço adquirido em 2010, vai-se tornando um espaço cada vez mais aprazível para crianças e adultos. Com árvores, sombras, frutos, flores, ervas aromáticas, animais, passeios, tanque de pedra para banhos, revela-se um espaço delicioso e terapêutico.

António José Ferreira

TOPO

FORMAÇÃO REALIZADA

Entre Dezembro de 2007 e dezembro de 2012 participaram em formações Meloteca cerca de 1193 formandos, sobretudo professores de Música nas AEC, oriundos de mais de metade dos concelhos de Portugal, de Norte a Sul do País.

A esses acrescentam-se 60 professores de Música no Concelho de Gaia a quem António José Ferreira ministrou dois módulos, em três cursos certificados pela Divisão de Recursos Humanos da Câmara.

Um número significativo participou em duas, três, quatro e até cinco formações, o que muito estimula a nossa criatividade.

Algumas ações, (Santarém, Castelo de Paiva, Santa Maria da Feira, Marco de Canaveses, Vila Praia de Âncora, Alcanede), foram promovidas respetivamente pela Associação Evoluir21 - Associação para o Desenvolvimento de Competências em Ciência, Tecnologia e Robótica; a Pergaminho - Sala de Estudo, Traduções e Explicações, Lda; Academia de Música de Santa Maria da Feira; Artâmega - Academia das Artes do Marco de Canaveses; Academia de Música Fernandes Fão, Vila Praia de Âncora; Serra do Saber - Centro de estudos e Formação Profissional Lda.

Todas as formações são avaliadas pelos formandos.

 

AVINTES

Formação

27 dezembro 2012. 15 participantes, de Palmela, Setúbal, Gondomar, Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Braga. Formador: António José Ferreira.


AVINTES

Formação

24 novembro. 5 participantes. Formador: António José Ferreira.


AVINTES

Formação

20 outubro. 6 participantes. Formador: António José Ferreira.


AVINTES

Campo da Música

15 setembro. 8 participantes. Formador: António José Ferreira.


SÃO PEDRO DO SUL

SÃO PEDRO DO SUL

Foto: São Pedro do Sul

20 de julho de 2012. EB 1 de Várzea. 13 participantes. Formador: António José Ferreira.


ALBUFEIRA / FERREIRAS

ALBUFEIRA

Foto: Albufeira, sede do Concelho

17 de julho de 2012. EB 2/3 de Ferreiras, Albufeira. 13 participantes. Formador: António José Ferreira.


CINFÃES

CINFÃES, IGREJA DE TAROUQUELA

Foto: Igreja de Tarouquela, um dos ex-libris do concelho

16 de junho de 2012. Casa dos Outeirinhos, Cinfães. 7 participantes. Formador: António José Ferreira.


REBORDOSA / PAREDES

REBORDOSA

Foto: Igreja Matriz de Rebordosa

09 de junho de 2012. EB23 de Rebordosa. 17 participantes. Formador: António José Ferreira.


AMARANTE

AMARANTE

Foto: Amarante

12 de maio de 2012. EB23 de Amarante. 25 participantes. Formador: António José Ferreira.


SÃO BRÁS DE ALPORTEL

São Brás de Alportel

Foto: Centro de Artes e Ofícios

28 de Julho de 2011. CAO. 14 participantes. Formador: António José Ferreira.


SILVES

Silves

Foto: Silves

25 de julho de 2011. EB 2/3 Dr. Garcia Domingues. 18 participantes. Formador: António José Ferreira.


FELGUEIRAS

Felgueiras

Foto: Felgueiras

28 de maio de 2011. Salão Nobre da Junta de Freguesia de Margaride. 22 participantes. Formador: António José Ferreira.

10 de junho 2011. Salão Nobre da Junta de Freguesia de Margaride. 20 participantes. Formador: António José Ferreira.


AMARANTE

AMARANTE

Foto: Amarante

13 de abril de 2011. EB23 de Amarante. 17 participantes. Formador: António José Ferreira.

15 de abril de 2011. EB23 de Amarante. 16 participantes. Formador: António José Ferreira.


ALCANEDE, SANTARÉM

Castelo de Alcanede
Foto: Castelo de Alcanede
29 de janeiro de 2011. Oficina realizada nas instalações da Serra do Saber - Centro de estudos e Formação Profissional Lda., Alcanede. 15 participantes. Formador: António José Ferreira.

LOULÉ / ESCOLA SECUNDÁRIA

CASTELO DE LOULÉ

Foto: Castelo de Loulé

22 de julho de 2010. Escola Secundária de Loulé. 09 participantes. Formador: António José Ferreira.

23 de julho de 2010. Escola Secundária de Loulé. 14 participantes. Formadores: António José Ferreira.


AVINTES

EB1 do Palheirinho

Foto: EB1 Palheirinho

03 de julho de 2010. EB 1 do Palheirinho. 06 participantes. Formador: António José Ferreira.


MARCO DE CANAVESES

MARCO DE CANAVESES

Foto: Igreja Matriz Marco de Canaveses (Siza Vieira)

30-31 de março de 2010. 22 participantes. Curso promovido pela Artâmega - Academia das Artes do Marco de Canaveses, em Vila Boa de Quires. Formadores: Paulo Coelho de Castro, Gustavo Magalhães, Nicolas Tricot, António José Ferreira, Pedro Filipe Cunha.


VILA PRAIA DE ÂNCORA

Vila Praia de Âncora

Foto: Igreja Matriz de Vila Praia de Âncora

27 de fevereiro de 2010. Academia de Música Fernandes Fão. 28 participantes. Formadores: Marina Carvalho, Andrea Mesquita, António José Ferreira.


ARCOS DE VALDEVEZ / EPRALIMA

Arcos de Valdevez

Foto: Arcos de Valdevez

05 de fevereiro de 2010. EPRALIMA. 50 participantes. Formadores: António José Ferreira.


BRAGA

BRAGA

Foto: Braga

29 e 30 de dezembro de 2009. EB 2/3 André Soares. 25 participantes. Formadores: Paulo Coelho de Castro, Rita Magalhães, Madalena Magalhães, António José Ferreira.


MIRANDELA

MIRANDELA

Foto: Mirandela

28 de dezembro de 2009. EB 2/3 Luciano Cordeiro. 21 participantes. Formadores: António José Ferreira.


OVAR

OVAR

Foto: Ovar

22 e 23 de dezembro de 2009. Auditório do Posto de Turismo do Furadouro. 25 participantes. Formadores: Adalgisa Pontes, Marina Carvalho, Armando Moreira, António José Ferreira.

Apoio Câmara Municipal de Ovar


SANTO TIRSO

SANTO TIRSO

Foto: Mosteiro de São Bento

23 e 24 de novembro de 2009. Escola Secundária Tomás Pelayo. 14 participantes. Formadores: Sofia de Melo, António José Ferreira.


LISBOA

COLÉGIO DE SANTA DOROTEIA

Foto: Colégio de Santa Doroteia

05 de outubro de 2009. Colégio de Santa Doroteia. 16 participantes. Formadores: António José Ferreira.


LEIRIA

LEIRIA

Foto: Castelo de Leiria

09 de setembro de 2009. EB 2/3 D. Dinis. 16 participantes. Formadores: António José Ferreira.


LOULÉ

CASTELO DE LOULÉ

Foto: Castelo de Loulé

21-24 de julho de 2009. Escola Secundária de Loulé. 15 participantes.

27-30 de julho, Loulé, manhã. 24 participantes. Formadores: Luiz Duarte, Manuel Amorim, António José Ferreira.

27-30 de julho, Loulé, tarde. Escola Secundária de Loulé. 22 participantes. Formadores: Luiz Duarte, Manuel Amorim, António José Ferreira.


AMARANTE

AMARANTE

Foto: Amarante

22-25 de junho de 2009. EB 2/3 de Amarante. 16 participantes. Nuno Jacinto, Marta Santos Costa, Armando Moreira, António José Ferreira.


AMARANTE

AMARANTE

Foto: Amarante

30 Março - 02 de abril de 2009. Escola Secundária. 23 participantes. Formadores: Adalgisa Pontes, Armando Moreira, Paulo Coelho de Castro, António José Ferreira.


MARCO DE CANAVESES

MARCO DE CANAVESES

Foto: Igreja Matriz Marco de Canaveses (Siza Vieira)

03, 10, 17, 24, 31 de março de 2009. 20 participantes. Curso promovido pela Artâmega - Academia das Artes do Marco de Canaveses, em Vila Boa de Quires. Formadores: Andrea Mesquita, Susana Afonso, António José Ferreira.


SANTARÉM

SANTARÉM

Foto: Rosácea

23 de Fevereiro de 2009. Escola Secundária Ginestal Machado. 21 participantes. Formadores: António José Ferreira.


GUARDA

Guarda

Foto: Sé da Guarda

01 dezembro de 2008. Centro Cultural e Social de São Miguel. 11 participantes. Formadores: António José Ferreira. Apoio Junta de Freguesia.


CASTELO DE PAIVA

Pejão

Foto: Rio Douro

27 e 28 novembro de 2008. EB 2/3 do Couto Mineiro. 11 participantes. Acção promovida pela Pergaminho - Sala de Estudo, Traduções e Explicações, Lda. Formadores: António José Ferreira.


SETÚBAL

SETÚBAL

Foto: Setúbal

07 de setembro de 2009.EB 2/3 Bocage. 20 participantes. Formadores: António José Ferreira.


GAIA, AVINTES

PARQUE BIOLÓGICO DE GAIA

Foto: Parque Biológico de Gaia

27 de junho de 2009. 18 participantes. Formadores: António José Ferreira.


LISBOA

LISBOA

Foto: Casa do Artista

01 de maio de 2009. Casa do Artista. 21 participantes. Formadores: António José Ferreira.


VOUZELA

VOUZELA

Foto: Vouzela

02 de abril de 2009. Escola EB 2/3 de Vouzela, ação organizada e promovida pelo Gabinete de Educação da Câmara Municipal de Vouzela com âmbito do I Fórum Educação - Actividades de Enriquecimento Curricular. 19 + 19 participantes. Formadores: Adalgisa Pontes, António José Ferreira.


SANTA MARIA DA FEIRA

Santa Maria da Feira

Foto: Castelo de Santa Maria da Feira

22, 23, 29, 30 de dezembro de 2008. 16 + 16 participantes. Curso promovido pela Academia de Música de Santa Maria da Feira com apoio da Câmara Municipal na divulgação. Sofia de Melo, Armando Moreira, Pedro Filipe Cunha, Paulo Coelho de Castro, António José Ferreira.


BRAGA

Braga

Foto: Braga

19, 20, 22, 23 de dezembro de 2008. EB 2/3 Alberto Sampaio. 24 participantes. Formadores: Susana Afonso, Adalgisa Pontes, Armando Moreira, António José Ferreira.


SANTARÉM

SANTARÉM

Foto: Rosácea

24 e 25 de novembro de 2008. EB 2/3 Alexandre Herculano. 25 participantes. Ação promovida pela Associação Evoluir21 - Associação para o Desenvolvimento de Competências em Ciência, Tecnologia e Robótica. Formadores: António José Ferreira.


GAIA, AVINTES

PARQUE BIOLÓGICO DE GAIA

Foto: Parque Biológico de Gaia

15, 22 de novembro de 2008. 10 participantes. Formadores: António José Ferreira.


MIRANDELA

MIRANDELA

Foto: Mirandela

25 e 26 de setembro de 2008. Centro Juvenil Salesiano. 16 participantes. Formadores: António José Ferreira.


LEIRIA

LEIRIA

Foto: Castelo de Leiria

15 e 16 de setembro de 2008. Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira. 13 participantes. Ação apoiada pela Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira. Formadores: António José Ferreira.


VISEU

VISEU

Foto: Viseu

10 e 11 de setembro de 2008. Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva. 21 participantes. Ação apoiada pela Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva. Formadores: António José Ferreira.


ALBUFEIRA

HOTEL VILA GALÉ CERRO ALAGOA

Foto: Hotel Vila Galé

24 e 25 de julho de 2008. Hotel Vila Galé Cerro Alagoa. 24 participantes. António José Ferreira


FARO

PARQUE BIOLÓGICO DE GAIA

Foto: Faro

22 e 23 de julho de 2008. Hotel Faro. 22 participantes. Formador: António José Ferreira.


GUIMARÃES / JUNTAS DE FREGUESIA

GUIMARÃES

Foto: Castelo de Guimarães

07 e 08 julho de 2008. Sede das Juntas de Freguesia da Cidade. 20 participantes. Formador: António José Ferreira.


GAIA, AVINTES

PARQUE BIOLÓGICO DE GAIA

Foto: Parque Biológico de Gaia

30 de Junho-03 de julho de 2008. Parque Biológico de Gaia. 20 participantes. Formadores: Rita Magalhães, Madalena Magalhães, Maria José Coutinho, Andrea Mesquita, Emílio Remelhe.


VILA REAL

VILA REAL

Foto: Vila Real

25-28 de junho de 2008. Teatro de Vila Real. 14 participantes. Formadores: José Pedro Correia, Marta Santos Costa, António José Ferreira.


AMARANTE / CENTRO PASTORAL

AMARANTE

Foto:

25-28 de junho de 2008. Centro Pastoral de Amarante. 15 participantes. Formadores: Pedro Filipe Cunha, Rita Magalhães, Madalena Magalhães, Emílio Remelhe, Paulo Coelho de Castro.


PONTE DE LIMA

PONTE DE LIMA

Foto: Ponte de Lima

Sábados 07, 14, 21, 28 junho de 2008. Academia de Música Fernandes Fão, Pólo de Ponte de Lima. 20 participantes. Formadores: Pedro Filipe Cunha, Armando Moreira, Regina Silveira, Sofia de Melo, Paulo Coelho de Castro.


BARCELOS

BARCELOS

Foto: Barcelos

07, 14, 21, 28 de junho de 2008. Biblioteca Municipal de Barcelos. 14 participantes. Formadores: Marta Santos Costa, Regina Raposo, Emílio Remelhe, António José Ferreira.


PENAFIEL

JUNTA DE FREGUESIA DE PENAFIEL

Foto: Junta de Freguesia de Penafiel

Sábados 10, 17, 24, 31 de maio de 2008. Junta de Freguesia de Penafiel. 23 participantes. Formadores: Rui Melo, Pedro Filipe Cunha, Madalena Magalhães, Rita Magalhães, Maria José Coutinho, Andrea Mesquita.


GAIA, AVINTES

PARQUE BIOLÓGICO DE GAIA

Foto: Parque Biológico de Gaia

25-28 de março de 2008. Parque Biológico de Gaia. 23 participantes.


AMARANTE / BIBLIOTECA MUN. + CPA

AMARANTE

Foto: Amarante

25-28 de março de 2008. Biblioteca Municipal Albano Sardoeira. 22 participantes. Formadores: Andrea Mesquita, Armando Moreira, Rui Melo, Maria José Coutinho, António José Ferreira.

25-28 de Março de 2008. Centro Pastoral de Amarante. 23 participantes. Formadores: Andrea Mesquita, Armando Moreira, Rui Melo, Maria José Coutinho, António José Ferreira.


FELGUEIRAS / QUINTA DO MOSTEIRO

FELGUEIRAS

Foto: Câmara Municipal de Felgueiras

17-20 de março de 2008. Dois cursos. 45 participantes. Marta Santos Costa, Maria José Coutinho, Pedro Filipe Cunha, António José Ferreira.


GAIA, AVINTES

PARQUE BIOLÓGICO DE GAIA

Foto: Parque Biológico de Gaia

17-20 de março de 2008. 16 + 16 participantes. Formadores: Rita Magalhães, Madalena Magalhães, Regina Silveira, Sofia de Melo, Regina Raposo, Marta Santos Costa, Armando Moreira, Paulo Coelho de Castro, António José Ferreira.


GAIA, AVINTES

PARQUE BIOLÓGICO DE GAIA

Foto: Parque Biológico de Gaia

08 de Março, 12 de abril, 10 de Maio, 07 de Junho de 2008. Parque Biológico de Gaia. 10 participantes. Formadores: António José Ferreira.

GAIA, AVINTES

PARQUE BIOLÓGICO DE GAIA

Foto: Parque Biológico de Gaia

17-20 de dezembro de 2007. Parque Biológico de Gaia. 17 participantes. Formadores: Paulo Coelho de Castro, António José Ferreira.

Meloteca

TOPO