Contactos

Clique no botão, se quiser apresentar os seus contactos no site Meloteca.

Jorge Sousa

Saxofone

Jorge Sousa ingressou no Conservatório de Música de Calouste Gulbenkian de Aveiro em 2004 onde viria a terminar o curso Básico na classe de Carlos Firmino e João Figueiredo.

Em 2011, concluiu a Licenciatura em Música, na vertente de instrumento – Saxofone, na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, na classe de Henk van Twillert, Fernando Ramos e Gilberto Bernardes, recebendo o “Prémio Rotary Club Porto – Foz/Veloso & Troca, Lda” (prémio de melhor aluno da ESMAE 2010/2011).

Frequentou diversas classes de aperfeiçoamento com músicos conceituados como Fernando Ramos, João Figueiredo, Henk van Twillert, James Houlik, Gerard Mcchrystal, Mario Marzi, Claude Delangle, José Massarrão, Ties Mellema, Xelo Giner, Gary Smullyan, Roberto Benítez, Francisco Ferreira, Pablo Coelho, Quarteto de Saxofones de Amesterdão, Arno Bornkamp (Holanda) e Antonio Belijar (Espanha).

Em orquestra de sopros tocou sob a batuta de maestros de renome internacional, incluindo Peter Rundel, Heinz Holligger, Jan Cober, Pedro Neves, Lorenzo Della Fonte, Pascual Vilaplana, Erik Janssen, António Saiote, Douglas Bostock, Bastian Blomberg, Francisco Ferreira, entre outros.

Venceu o 2º Prémio do “Concurso Nacional Terras de La Sallete” em Oliveira de Azeméis em 2007 e 2009 (categoria Júnior). Foi laureado com o 2º Prémio do “Concorso di Musica per Giovani Interpreti “Città di Chieri”” na categoria Solo e com o 1º Prémio do mesmo concurso na categoria de Música de Câmara com o ensemble Ventos Novos, em Itália (2009). Venceu o 1º Prémio do Concurso Nacional Terras de La Salette em Oliveira de Azeméis em 2011 (categoria Sénior).

Entre concertos a solo e em música de câmara apresentou-se em Espanha, França, Itália, Holanda, Venezuela, Áustria e China.

Apresentou-se a solo com diversas formações, incluindo ARMAB, Banda Sinfónica do Conservatório de Música de Aveiro, Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, Banda Militar do Porto e Banda Sinfónica da PSP.

É membro da Banda Sinfónica Portuguesa, FLUX Ensemble e da ARMAB, agrupamentos com quem se apresenta regularmente em concerto.

Actualmente, lecciona a disciplina de instrumento (saxofone) e música de câmara na Academia de Música de Costa Cabral e na Academia de Música ARMAB.

Frequenta o Mestrado em Ensino da Música na Universidade de Aveiro sob a orientação do professor Fernando Ramos.

2016