Contactos

Clique no botão, se quiser apresentar os seus contactos no site Meloteca.

Cristina Almeida

Violino

Cristina Almeida iniciou os estudos musicais na Escola Profissional de Música de Évora, onde concluiu o equivalente ao 12º ano em 1997. Posteriormente, foi admitida na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de Gareguin Aroutiounian, tendo concluído, em 2001, a Licenciatura em Violino.

Frequentou cursos de aperfeiçoamento com Tibor Varga, Gerardo Ribeiro, Ifrah Niemann e Michael Bochmann.

Foi membro da Orquestra Sinfónica Juvenil, com a qual se apresentou a solo e da qual foi também Concertino.

É membro fundador do Quarteto de Cordas “São Roque”, com o qual tem actuado por todo o país e no estrangeiro, destacando-se digressões ao Luxemburgo, Andorra, Inglaterra, Irlanda (única representação Portuguesa no certame Cork, capital Europeia da Cultura, 2005), México (Festival Internacional de Morélia, com digressão dedicada à música Portuguesa). Com este agrupamento, apresentou-se por diversas ocasiões em concertos transmitidos para a Antena 2, nomeadamente o recital comemorativo do Centenário de Nascimento de Dimitri Schostakovich, Armando José Fernandes e a obra integral para qurteto de cordas de Fernado Lopes-Graça. Gravou para a etiqueta Numérica um CD com a obra integral para quarteto de cordas de José Vianna da Motta.

Realizou um estágio de aperfeiçoamento em Pedagogia Suzuki, em Chicago, sob orientação da conceituada Professora Betty Haag.

Enquanto docente, leccionou na Escola de Música Canto Firme, em Tomar, onde também assumiu a coordenação da classe de Violino, e no Conservatório Choral Phidellius, em Torres Novas.

É Professora de Violino na Academia de Música de Lisboa desde a sua fundação.